O ovo é um dos ingredientes mais versáteis da cozinha. Ele pode ser consumido sozinho ou compor receitas doces e salgadas, estando sempre presente em nossos pratos. Além disso, é muito saudável e ótimo para trazer diversos nutrientes para o seu dia a dia.
Mas será que isso é tudo? Sabemos que não. Pensando nisso, trouxemos algumas curiosidades sobre o ovo, para que você possa entender o valor desse ingrediente e valorizá-lo cada vez mais em sua rotina. Vamos lá!
1. Ovos são usados para fazer vacinas
Começamos com uma das curiosidades mais legais. Engana-se quem acha que os ovos são destinados apenas à cozinha. Eles também promovem grandes contribuições para a ciência. Um belo exemplo disso é o seu uso para a produção de vacinas, como o imunizante contra da Influenza (gripe), produzido pelo Instituto Butantan.
De acordo com ele, cada ovo pode originar até cinco doses de vacina. Mas, importante: aqui, não são utilizados os mesmos ovos que usamos em nossa cozinha, ok? Eles são produzidos especificamente para isso!
2. Eles são considerados superalimentos
A denominação de um superalimento não é algo que segue diretrizes oficiais, mas esse é um termo relacionado a ingredientes de altíssima qualidade nutricional. Ou seja, aqueles que têm muitos nutrientes (como proteínas, vitaminas e minerais) em oferta para quem os consumir.
Quando olhamos a tabela nutricional do ovo, é fácil perceber porque ele faz parte desse grupo. É rico em proteínas, nutrientes variados e faz um grande bem para a saúde, melhorando a imunidade e prevenindo doenças.
3. O Brasil é um grande consumidor de ovos
Devido à grande quantidade de tipos de ovos e à versatilidade desse ingrediente, eles são consumidos em praticamente todos os cantos do mundo. Mas o Brasil é um grande destaque! Em 2021, cada brasileiro consumiu, em média, cerca de 255 ovos durante o ano, 4 a mais do que o número de 2020 e uma taxa que supera a média mundial em 25 unidades. E você, também é fã desse ingrediente?
4. O tamanho do ovo é classificado pelo seu peso
Quando se fala sobre o uso de ovos em receitas, normalmente vemos algo como 3 ovos grandes. Mas, afinal, o que seria essa denominação?
Ao contrário do que se imagina, o tamanho dos ovos não é medido pelas suas dimensões, mas sim pelo seu peso! Assim, um ovo que, mesmo parecendo ser de um tamanho pequeno, pode ser considerado grande, caso esteja dentro do peso da sua categoria, determinado pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.
5. O ovo surgiu antes da galinha
Por muito tempo, ficou a dúvida sobre quem nasceu primeiro, o ovo ou a galinha. Se você apostava na galinha, errou. A verdade é que os ovos chegaram antes por aqui.
A razão para isso é bem simples: evolução! Em um dado momento da história do mundo, um animal colocou um ovo que, devido a mutações, cruzamentos e aleatoriedades da vida, deu origem às simpáticas aves que conhecemos hoje em dia.
Gostou de conhecer essas curiosidades sobre o ovo? Esperamos que sim! Agora, aproveite para colocá-lo mais em sua rotina de alimentação. Afinal, um ingrediente desse merece ser valorizado, não e?
Antes de você ir, fique com mais uma curiosidade. Você sabia que existe uma data chamada de Dia Mundial do Ovo? Confira o nosso post sobre o tema e saiba mais!