Doce com ovos: aprenda 4 receitas deliciosas

Os doces de ovos são muito apreciados no Brasil devido a nossa herança cultural e pela grande variedade de receitas que o sabor único e a versatilidade dos ovos possibilitam. Sem falar do grande valor sentimental a que muitos desses doces estão associados, como memórias de infância, festas familiares e tradições.

Isso tudo cria um vínculo emocional com essas sobremesas, fazendo com que sejam ainda mais apreciadas e queridas. Então, para celebrar esse ingrediente tão incrível, trouxemos 4 receitas deliciosas e práticas para adoçar o seu dia. Acompanhe!

Como o doce de ovos pode ser usado?

O doce de ovos é uma deliciosa iguaria usada em diversas receitas na confeitaria e pastelaria. É uma mistura feita à base de gemas de ovos e açúcar. Pode ser utilizado, por exemplo, para adicionar sabor, textura e cor aos pratos.

Veja alguns exemplos de como essa maravilha costuma ser usada nas receitas:

  • recheios: bolos simples e de camadas, tortas, rocamboles e doces de massa folhada;
  • coberturas e glacês: especialmente quando é desejado um sabor suave e doce, ou para pincelar sobre pães doces e biscoitos;
  • pastéis e doces portugueses: o doce de ovos é frequentemente usado como recheio para pastéis de nata e outros doces típicos portugueses, como queijadas e trouxas de ovos;
  • gelados e sorvetes: pode ser adicionado ao preparo de gelados e sorvetes, proporcionando uma textura mais suave e um sabor mais rico;
  • sobremesas tradicionais: em algumas culturas, o doce de ovos é usado em sobremesas tradicionais, como o "brigadeiro" brasileiro ou o "flan" português;
  • confecção de bombons e trufas: pode ser utilizado como recheio de bombons e trufas, proporcionando um centro cremoso e saboroso.

Existem outras receitas de doce com ovos?

Sim! Existem muitas receitas de doces que utilizam ovos como ingrediente principal ou parte importante da preparação. Os ovos podem ser usados em diversas receitas para adicionar sabor, textura e consistência às sobremesas.

Hoje em dia, é comum algumas receitas trazerem substituições para os ovos. Porém, dependendo daquilo que está sendo preparado, esse ingrediente é indispensável. Inclusive porque, como explicamos, ele pode ser a parte principal da sobremesa, justamente aquilo que dá a característica dela.

Mas agora chegou a hora de conhecer as delícias que você pode preparar em casa. Veja as receitas de doce com ovos que escolhemos a dedo para você saborear!

1. Ambrosia

A ambrosia é uma sobremesa típica de alguns países da América Latina, como Brasil, Argentina e Uruguai. É uma deliciosa combinação de leite, açúcar, canela e gemas de ovos. Aqui está um passo a passo simples para preparar esse doce com ovos.

Ingredientes:

  • 4 gemas de Ovos Jumbo Brancos Mantiqueira;
  • 1 litro de leite integral;
  • 1 xícara de açúcar;
  • 1 pau de canela ou 1 colher de chá de canela em pó;
  • 1 colher de chá de essência de baunilha;
  • casca de limão ou laranja (opcional);
  • canela em pó para polvilhar.

Instruções de preparo

Em uma panela grande, coloque o leite, o açúcar, o pau de canela e a casca de limão ou laranja (se estiver usando). Leve a panela ao fogo médio-alto e mexa até que o açúcar esteja completamente dissolvido.

Assim que o leite começar a ferver, reduza o fogo para médio-baixo e deixe cozinhar em fogo brando por cerca de 1 hora. É importante mexer ocasionalmente para evitar que o leite grude no fundo da panela.

Quando o leite estiver reduzido pela metade e ganhar uma textura cremosa, retire o pau de canela e a casca de limão ou laranja (se estiver usando). Neste ponto, você pode adicionar a essência de baunilha.

Em uma tigela separada, bata as gemas até ficarem bem misturadas. Retire uma pequena quantidade do leite quente (cerca de 1/2 xícara) e despeje lentamente sobre as gemas batidas, sem parar de mexer para temperá-las. Isso evita que elas cozinhem de forma brusca quando adicionadas à mistura quente.

Em seguida, despeje a mistura de gemas temperadas na panela com o leite, mexendo bem para incorporar. Cozinhe por mais alguns minutos, mexendo constantemente, até que a ambrosia fique bem cremosa e com uma textura consistente.

Remova do fogo e deixe esfriar em temperatura ambiente por alguns minutos. Transfira a ambrosia para um recipiente de servir ou para tigelas individuais. Polvilhe canela em pó por cima para decorar, leve à geladeira por algumas horas antes de servir. A ambrosia é melhor apreciada fria.

Agora você tem uma deliciosa receita de doce de ovo pronta para ser saboreada! Essa sobremesa é uma ótima opção para compartilhar com a família e os amigos em ocasiões especiais ou para vender aos seus clientes. Aproveite!

2. Baba de moça

A baba de moça é uma sobremesa brasileira tradicionalmente feita com gemas de ovos, leite de coco e açúcar. É uma deliciosa combinação de sabores cremosos e tropicais. Aqui está o passo a passo para preparar essa delícia.

Ingredientes:

  • 6 gemas de Ovos Brancos Happy Eggs®;
  • 400 ml de leite de coco;
  • 1 xícara de açúcar;
  • 1 colher de sopa de manteiga sem sal;
  • coco ralado para decorar.

Instruções de preparo

Em uma tigela, misture as gemas de ovos com o açúcar. Bata bem com um fouet (batedor manual) até obter uma mistura homogênea e fofa.

Em uma panela, aqueça o leite de coco em fogo médio até que esteja quente, mas não deixe ferver.

Adicione aos poucos a mistura de gemas e açúcar no leite de coco quente, mexendo constantemente para incorporar bem.

Continue cozinhando em fogo médio-baixo, mexendo sempre, até que a mistura comece a engrossar e atinja uma consistência cremosa, cerca de 10 a 15 minutos. Adicione a manteiga à mistura e continue mexendo até que esteja completamente derretida e incorporada.

Remova do fogo e deixe a baba de moça esfriar um pouco antes de transferir para uma tigela de servir. Polvilhe coco ralado por cima para decorar. Leve à geladeira por algumas horas antes de servir. A baba de moça é melhor apreciada fria.

3. Omelete doce

A omelete doce é uma variação interessante da tradicional omelete salgada. É uma opção deliciosa para o café da manhã ou para uma sobremesa rápida e simples. Veja o passo a passo para preparar a receita.

Ingredientes:

  • 2 Ovos Ômega 3 Happy Eggs®;
  • 2 colheres de sopa de açúcar;
  • 1 colher de chá de essência de baunilha (opcional);
  • frutas frescas picadas (por exemplo, bananas, morangos, maçãs ou mirtilos);
  • manteiga ou óleo para untar a frigideira;
  • açúcar de confeiteiro ou xarope de bordô para servir (opcional).

Instruções de preparo

Em uma tigela, bata os ovos com um garfo ou fouet (batedor manual) até ficarem bem misturados. Adicione o açúcar e a essência de baunilha aos ovos e bata novamente até obter uma mistura homogênea.

Adicione as frutas frescas picadas à mistura de ovos adoçados. Isso garantirá um sabor frutado à omelete doce.

Aqueça uma frigideira antiaderente em fogo médio. Adicione um pouco de manteiga ou óleo para untar, despeje a mistura de ovos na frigideira e espalhe-a uniformemente para formar uma omelete fina.

Cozinhe a omelete por alguns minutos, até que as bordas fiquem firmes e cozidas. Cuidadosamente, vire-a com a ajuda de uma espátula para cozinhar o outro lado. Quando ela estiver 100% cozida e dourada dos dois lados, retire da frigideira e coloque em um prato.

Se desejar, polvilhe açúcar de confeiteiro por cima da omelete ou sirva com um pouco de xarope de bordô para adoçar ainda mais. Você pode dobrar ao meio ou enrolar como uma panqueca.

Essa omelete doce fica leve e saborosa, perfeita para quem gosta de sabores doces no café da manhã ou como uma opção de sobremesa rápida. Experimente combinar diferentes frutas para criar variações deliciosas.

4. Quindim

O quindim é uma sobremesa tradicional brasileira, feita com gemas de ovos, açúcar e coco ralado. É uma delícia de doce, amarelinho e com uma textura macia e úmida. Aqui está o passo a passo para preparar o quindim.

Ingredientes:

  • 10 gemas de Ovos Orgânicos Caipiras Happy Eggs®;
  • 1 xícara de açúcar;
  • 1 xícara de coco ralado (fresco ou seco);
  • 1 colher de sopa de manteiga derretida;
  • manteiga para untar as forminhas;
  • açúcar para polvilhar as forminhas.

Instruções de preparo

Pré-aqueça o forno a 180°C. Unte as forminhas individuais de quindim (você pode usar formas de empada) com manteiga e polvilhe com açúcar. Cubra bem o fundo e as laterais das formas para não grudar o doce.

Em uma tigela grande, coloque as gemas de ovos e o açúcar. Bata com um fouet (batedor manual) ou um garfo até obter uma mistura homogênea e amarela. Adicione o coco ralado à mistura de gemas e açúcar. Misture bem até que o coco esteja totalmente incorporado. Acrescente a manteiga derretida à massa e mexa até ficar bem misturado.

Coloque a massa do quindim nas forminhas, enchendo até quase a borda delas. Coloque-as dentro de uma assadeira maior e adicione água quente à assadeira, formando um banho-maria. O nível da água deve ficar aproximadamente pela metade da altura das forminhas.

Asse por cerca de 30 a 40 minutos, ou até que os quindins estejam firmes e dourados por cima. Retire do forno e deixe esfriar por alguns minutos antes de desenformar. Para fazer isso, passe uma faca levemente pelas bordas e vire delicadamente sobre um prato ou travessa.

Os quindins estão prontos para servir! Você pode decorá-los com coco ralado ou açúcar de confeiteiro, se desejar.

Como você viu, os doces com ovos, além de serem deliciosos, carregam a cultura, a alma e o coração dos brasileiros. Eles estão presentes em momentos únicos e especiais, como os bem-casados, que não podem faltar nos casamentos. Agora é só escolher uma receita e já preparar a sua próxima sobremesa!

Gostou dessas receitas? Então aproveite para assinar a nossa newsletter! Assim podemos enviar conteúdos interessantes como este para o seu e-mail.

Siga nossas redes


    Quer receber as promoções, novidades e conteúdos exclusivos da Mantiqueira Brasil? Assine nossa newsletter!


    Quiz

    Ebooks

    Compartilhe

    Siga nossas redes


      Quer receber as promoções, novidades e conteúdos exclusivos da Mantiqueira Brasil? Assine nossa newsletter!


      Quiz

      Ebooks

      Leia também

      Galinhas poedeiras: como nutrição e bem-estar impactam qualidade dos ovos?

      Comida fitness com ovo: 3 receitas para ganhar massa

      O que é reeducação alimentar? Entenda e confira 7 dicas

      Superalimentos: entenda o que são e quais as características

      Doce com ovos: aprenda 4 receitas deliciosas

      Aprenda a fazer maionese caseira picante

      Lemon Curd: aprenda a fazer o creme de limão mais versátil da culinária

      Como fazer pirão de ovo? Aprenda essa receita prática e nutritiva

      Molho holandês: aprenda a preparar

      Comer ovo todo dia é saudável!

      6 receitas de festa junina para todos os gostos

      Conheça a classificação de ovo e suas características

      4 ideias de café da manhã romântico para Dia dos Namorados

      Bolo com gosto de ovo? Saiba o que fazer!

      Receita de ovo mexido cremoso: simples e delicioso

      5 receitas com ovo de codorna para variar o cardápio

      Conheça a receita de eggnog de Natal e sua origem

      Mantiqueira Brasil lança experiência exclusiva de fazenda em supermercado do Rio de Janeiro

      Bolinhos de Chuva

      Ovos Moles à Portuguesa

      Cocotte de Ovo

      Picadinho à brasileira

      Omelete Verde Orgânica

      Tapioca de Linhaça com Ovo Mexido

      Mantiqueira Brasil e Instituto Mangueira do Futuro

      Mantiqueira Brasil inova em stand na Expofood

      Desafio “Dia da Verdade”

      Veja também

      Galinhas poedeiras: como nutrição e bem-estar impactam qualidade dos ovos?

      Comida fitness com ovo: 3 receitas para ganhar massa

      O que é reeducação alimentar? Entenda e confira 7 dicas

      Superalimentos: entenda o que são e quais as características

      Doce com ovos: aprenda 4 receitas deliciosas

      Aprenda a fazer maionese caseira picante

      Lemon Curd: aprenda a fazer o creme de limão mais versátil da culinária

      Como fazer pirão de ovo? Aprenda essa receita prática e nutritiva

      Molho holandês: aprenda a preparar

      Comer ovo todo dia é saudável!

      6 receitas de festa junina para todos os gostos

      Conheça a classificação de ovo e suas características

      4 ideias de café da manhã romântico para Dia dos Namorados

      Bolo com gosto de ovo? Saiba o que fazer!

      Receita de ovo mexido cremoso: simples e delicioso

      5 receitas com ovo de codorna para variar o cardápio

      Conheça a receita de eggnog de Natal e sua origem

      Mantiqueira Brasil lança experiência exclusiva de fazenda em supermercado do Rio de Janeiro

      Bolinhos de Chuva

      Ovos Moles à Portuguesa

      Cocotte de Ovo

      Picadinho à brasileira

      Omelete Verde Orgânica

      Tapioca de Linhaça com Ovo Mexido

      Mantiqueira Brasil e Instituto Mangueira do Futuro

      Mantiqueira Brasil inova em stand na Expofood

      Desafio “Dia da Verdade”