Queridinho da gastronomia clássica, o molho holandês é um bom acompanhamento para quem busca diversificar e quer uma receita com ingredientes fáceis. Ele é um ótimo acompanhamento para diversos pratos e muito utilizado na culinária francesa.
Porém, como fazê-lo? É isso que você vai descobrir neste texto. Confira!
O que é o molho holandês?
Molho hollandaise, sauce hollandaise, há uma série de formas de chamar essa receita, que é basicamente um molho francês clássico (a primeira receita foi publicada em 1651) que utiliza manteiga, gema de ovo e suco de limão. Alguns gostam de colocar sal ou pimenta-do-reino.
Ele pode ser tanto o molho principal quanto a base para outros, como molho béarnaise com chalotas e estragão, molho maltaise com suco de laranja sanguínea, entre outros.
Como fazer molho holandês?
Para fazer a receita de molho holandês e incrementar ainda mais os seus preparos, é bem simples. Você vai precisar de:
- 1 gema de Ovo Jumbo Branco Mantiqueira;
- 1 colher de chá de suco/sumo de limão ou vinagre de maçã;
- 112 gramas de manteiga de garrafa ou clarificada;
- sal a gosto.
*essa é uma porção que rende para até quatro pessoas.
Preparo
Primeiro, prepare a manteiga. O processo é bem simples: coloque em uma panela em fogo baixo. Espere derreter e retire a espuma que fica na superfície. Pegue apenas o líquido da manteiga e coloque em um recipiente.
Depois, pegue outra panela, coloque água até a metade e deixe ferver; ela será usada para o banho-maria. Em outro recipiente, de preferência um que aguente temperaturas quentes, ponha a gema do ovo e uma colher de suco de limão e misture. Mexa um pouco e passe para o banho-maria; nesse momento, aproveite para colocar aos poucos a manteiga de garrafa.
É preciso muito cuidado nessa etapa, pois deve-se controlar a temperatura do molho, ele não pode esquentar muito. A textura dependerá do seu gosto: se quiser mais espessa, então coloque mais manteiga; para mais aguada, ponha menos.
Com o que servir o molho holandês?
Essa é uma receita bastante versátil, isto é, serve para os mais diferentes pratos. Inclusive, pode servir até para receitas que já têm ovos como ingrediente principal.
Entre as formas de servir esse tipo de molho estão as seguintes:
- com ovos beneditinos, uma receita americana feita de metades de um muffin inglês coberto com ovo escalfado e bacon;
- como complemento para salmão grelhado;
- colocado por cima do peixe-branco ou também de carnes.
O molho holandês é uma ótima alternativa para incrementar os seus pratos. Essa receita, como você pode ver, é bastante simples; apenas é preciso de um ovo, manteiga e limão. Embora sejam poucos ingredientes, tenha atenção na hora do preparo, especialmente, em relação à espessura.
Quando for servir o molho holandês, não se detenha ao prato, já que é um molho que funciona tanto para receitas de brunch, quanto para almoço e jantar.
Gostou de saber como fazer essa receita clássica? Quer continuar acompanhando mais pratos que utilizam ovos? Então, assine agora a nossa newsletter!