Como fazer bolo fofo: receitas simples e deliciosas!

Nada como um bolo fofinho e saboroso para aproveitar o café da manhã ou para um lanche no fim da tarde, não é mesmo? Atingir esse resultado perfeito na hora do preparo, no entanto, nem sempre é uma tarefa fácil para muitos que se aventuram na confeitaria.

Mesmo seguindo à risca aquela receita que parece infalível, vez ou outra, a massa acaba se tornando pesada ou não cresce o suficiente, ficando bem diferente da expectativa que criamos no início. Se isso acontece com você, não desanime, pois é possível descobrir como fazer bolo fofo sem erro.

Vamos mostrar, ao longo deste post, os principais segredos para chegar a esse resultado, destacando o importante papel que o ovo tem nesse processo. Acompanhe!

Use a temperatura como aliada

Muitos não se dão conta, mas a temperatura dos ingredientes influencia diretamente o preparo de um bolo. Se ela estiver muito diferente de um para outro, é bem provável que você tenha problemas para conseguir a consistência desejada no final da receita.

O ideal é que os ovos, o leite, a manteiga e o que mais for utilizado estejam em temperatura ambiente antes de ser misturados. Então, basta se planejar para retirar esses itens da geladeira cerca de 30 minutos antes de iniciar o preparo para aumentar bastante as chances de conseguir um bolo fofo ao sair do forno.

Organize-se na cozinha

Como já deu pra perceber pela dica anterior, a organização e o planejamento na cozinha fazem toda a diferença para atingirmos o resultado que esperamos em nossos preparos. Por isso, o primeiro passo é verificar se você tem à mão tudo o que é necessário para a receita não desandar.

Confira se tem a quantidade necessária dos ingredientes utilizados e se estão dentro do prazo de validade. Separe as fôrmas, utensílios e materiais que serão utilizados, deixando-os em locais acessíveis para que você não perca tempo durante o preparo. Se for assar o bolo em forno a gás, vale conferir se não há risco de ele acabar durante o processo, o que poderia arruinar os planos de quem está aprendendo como fazer um bolo fofo.

Uma boa dica é elaborar uma checklist com o passo a passo antes de colocar a mão na massa, de fato. Isso vai ajudar a não se perder no meio do caminho e garantir um bom resultado ao final do processo.

Conte com o poder da clara em neve

O preparo de bolo utilizando claras em neve é uma técnica que ajuda muito a conseguir um resultado incrível no final. Elas dão mais leveza e consistência à massa, o que ajuda muito caso você esteja tentando descobrir como fazer um bolo fofo e saboroso.

A melhor maneira de fazer isso é utilizar um fouet e realizar movimentos delicados com a mão, indo de baixo para cima e das extremidades até o centro. Quando for possível virar o recipiente de cabeça para baixo sem que as claras em neve se soltem, estará no ponto ideal para incorporar à mistura do bolo.

Faça isso sempre nos momentos finais da receita, utilizando a delicadeza também na hora de fazer essa mistura. Tenha bastante paciência nesse momento para aumentar as chances de obter um bolo perfeito.

Entenda o papel fundamental do ovo

Em uma receita de bolo, cada ingrediente tem sua importância na composição tanto da massa quanto dos recheios e coberturas que ele terá. Agora, quando falamos em atingir uma textura fofinha, um dos elementos que tem o papel mais importante é o ovo.

É preciso entender, ainda, que a clara e a gema desempenham funções diferentes nessa química. É por isso que, às vezes, utilizamos ovos inteiros e, em outras receitas, precisamos separar esses componentes.

A gema garante mais firmeza à massa, ajudando, inclusive, a aumentar a liga entre os demais ingredientes. Isso acontece graças a uma substância que ela contém, chamada lecitina, que age como emulsificante natural. Já as claras servem para dar mais leveza à massa, especialmente quando batidas em neve, como vimos anteriormente.

Para não errar na hora de escolher os ovos para sua receita de bolo, nossa dica é utilizar os Ovos Brancos Mantiqueira. Eles são ovos de alta qualidade e ideais para uso gastronômico, perfeitos para quem está procurando como fazer bolo fofo e com aquela consistência perfeita.

Peneire os ingredientes

Você tem o costume de peneirar os ingredientes sólidos ao fazer suas receitas de bolo? A princípio, pode até parecer que não faz nenhuma diferença, mas a verdade é que a prática é bastante recomendada pra quem quer descobrir como fazer bolo fofo.

O processo de peneirar a farinha de trigo, o açúcar e o fermento ajuda a acrescentar ar à mistura do bolo. Outra vantagem é que dá para separar e remover os grãos maiores e mais duros presentes nessas substâncias. Com a massa mais aerada e homogênea, são grandes as chances de você conseguir um bolo bem fofinho depois de assado.

Observe o tempo correto de forno

A ansiedade costuma ser uma grande inimiga dos bolos perfeitos. Abrir o forno enquanto ele está assando faz com que o ar frio entre e cause um choque térmico na massa, caso ela ainda não esteja no ponto correto. Isso prejudica o seu crescimento e pode resultar no temido bolo com massa solada, sabia?

Então, é fundamental ter paciência e respeitar o tempo de forno recomendado pela receita. Após esse período, dá para abrir e ver como ficou, utilizando palitinhos para fazer alguns furos na massa. Se ele sair limpo, seu bolo estará pronto.

Para se organizar melhor, você pode deixar o forno pré-aquecendo, enquanto trabalha no preparo da massa. Lembre-se de que colocar o bolo no forno já quente é importante para que seja assado da forma correta.

Faça as melhores receitas de bolo fofo com ovo

Seja para preparar um bolo de fubá para o café da tarde, seja para um bolo fitness, ou ainda para o famoso bolo de ovos para o café da manhã, esses segredos acima podem ajudar bastante a conseguir um resultado incrível. Para não errar na hora de escolher os ovos para sua receita de bolo, nossa dica é utilizar os ovos da Mantiqueira Brasil.

Bolo simples

Você vai precisar dos seguintes ingredientes:

  • 3 Ovos Brancos Mantiqueira;
  • 1 e 1/2 xícara de chá de leite;
  • 2 xícaras de chá de açúcar;
  • 3 xícaras de chá de farinha de trigo;
  • 4 colheres de sopa de manteiga ou margarina;
  • 1 colher de sopa de fermento em pó.

O primeiro passo é separar as claras das gemas dos ovos para preparar as claras em neve. Feito isso, misture as gemas, a margarina e o açúcar até que a massa tenha uma consistência homogênea. Lembre-se de peneirar o açúcar, assim como a farinha e o fermento.

Aos poucos, acrescente à mistura o leite e a farinha de trigo, sem deixar de bater enquanto isso. Quando a massa estiver bem incorporada, adicione as claras em neve e também o fermento.

Utilize uma fôrma grande com furo central untada e polvilhada com farinha para despejar a massa. Aí, é só assar em forno preaquecido a 180ºC por cerca de 40 minutos. Vale também usar o truque do palitinho para verificar se está no ponto certo para ser servido.

Esse bolo é ideal para acompanhar um bom café ou até para um preparo mais completo, com os recheios e coberturas que você mais gostar. Pode usar aquela calda de chocolate, brigadeiro, creme de frutas, creme de leite etc. Com certeza, ele será um grande sucesso na sua cozinha.

Bolo de chocolate

Se você é fã de chocolate e não abre mão de elegê-lo como o sabor principal dos seus bolos, saiba que também é possível fazer um bolo fofo de chocolate. Então, separe esses ingredientes para preparar essa delícia:

  • 4 Ovos Branco Happy Eggs®;
  • 4 colheres de sopa de chocolate em pó;
  • 3 xícaras de farinha de trigo;
  • 1 e 1/2 xícara e de açúcar;
  • 2 colheres de chá de fermento;
  • 2 colheres de sopa de manteiga;
  • 1 xícara de leite.

Para a cobertura do bolo, reserve:

  • 3 colheres de sopa de chocolate em pó;
  • 1 colher de sopa de manteiga;
  • 1 xícara de chá de açúcar;
  • 5 colheres de leite (mas, só se quiser a cobertura mais molinha).

O primeiro passo é bater as claras em neve e reservar a mistura. Em seguida, bata as gemas, a margarina e o açúcar até que se forme um creme. Acrescente ao creme o leite, a farinha e o chocolate em pó, misturando bem. A seguir, junte o fermento e as claras em neve, lembrando-se de mexer delicadamente para incorporá-las à massa.

Despeje a mistura em uma forma untada e leve ao forno já preaquecido, deixando assar por cerca de 35 minutos. Para fazer a cobertura, basta levar todos os ingredientes ao fogo até que fiquem em ponto de calda. Em seguida, cubra o bolo já assado com a mistura.

Bolo de cenoura

Ficou na dúvida sobre como fazer um bolo fofo de cenoura? Sim, até esse tradicional sabor de bolo pode ficar mais fofinho, sem muitos segredos. Então, siga essa receita e surpreenda-se com o resultado:

  • 3 Ovos Caipira Happy Eggs®;
  • 2 cenouras (de tamanho médio);
  • 1/2 xícara de chá de óleo;
  • 1 colher de chá de fermento em pó;
  • 2 xícaras de chá de farinha de trigo;
  • 1 xícara de chá de açúcar.

Para a cobertura, separe esses ingredientes:

  • 1 colher de sopa de margarina;
  • 1/2 lata de leite condensado;
  • 3 colheres de sopa de chocolate em pó;
  • 1 xícara de chá de leite.

Descasque e pique as cenouras e coloque-as no liquidificador junto com os ovos inteiros e o óleo, batendo até formar um creme. Em uma vasilha, peneire a farinha de trigo e acrescente o açúcar. Adicione o creme batido no liquidificador à mistura na vasilha e bata com a ajuda de um fouet por alguns minutos. Quando a massa estiver bem homogênea, acrescente o fermento em pó, mexendo bem, para que ele se dissolva por completo.

Despeje a mistura em forma untada e enfarinhada e leve a assadeira ao forno preaquecido por, aproximadamente, 40 minutos. Em seguida, prepare a cobertura, levando todos os ingredientes ao fogo até que formem uma calda. Para finalizar, basta despejar a cobertura sobre o bolo assado e pronto!

Bolo de fubá

Nada como um bolinho de fubá para acompanhar aquele cafezinho preto passado na hora. Tradicional nos lares brasileiros, ele costuma ser o coringa nos lanches da tarde. Mas, como deixar a consistência dele diferente? Veja a seguir como você pode fazer um bolo fofo de fubá:

  • 2 Ovos Vermelho Happy Eggs®;
  • 2 xícaras de chá de leite;
  • 2 xícaras de chá de açúcar;
  • 2 xícaras de chá de fubá;
  • 2 xícaras de chá de farinha de trigo;
  • 1 xícara de chá de óleo;
  • 2 colheres de chá de fermento em pó.

Para preparar esse bolo, bata no liquidificador os ovos, o óleo, o leite e o açúcar, colocando-o em velocidade alta. Quando a massa estiver bem misturada, junte a farinha e o fubá já peneirados. Assim que a mistura começar a engrossar, use uma colher para ajudar a incorporar os ingredientes. Ficou homogêneo? Hora de acrescentar o fermento em pó e mexer bem.

Use uma assadeira com furo no meio, untada e açucarada, para levar a massa ao forno preaquecido, deixando cozinhar por cerca de 40 minutos, ou até dourar. Quando já tiver passado o tempo mínimo de forno que mencionamos acima, espete o bolo com um palito para se certificar que ele já está assado por completo. Para desenformar, lembre-se de esperar o bolo esfriar para que ele não esfarele ou se desmonte.

Então, agora que você já sabe como fazer bolo fofo e qual é a importância do ovo nesse processo, que tal ir para a cozinha e colocar a mão na massa? Use as dicas que viu aqui, experimente as receitas sugeridas e surpreenda seus familiares e amigos com um resultado saboroso.

Mas, antes disso, aproveite para assinar a nossa newsletter e receba nossos próximos conteúdos diretamente em sua caixa de e-mail!

Siga nossas redes


    Quer receber as promoções, novidades e conteúdos exclusivos da Mantiqueira Brasil? Assine nossa newsletter!


    Quiz

    Ebooks

    Compartilhe

    Siga nossas redes


      Quer receber as promoções, novidades e conteúdos exclusivos da Mantiqueira Brasil? Assine nossa newsletter!


      Quiz

      Ebooks

      Leia também

      Galinhas poedeiras: como nutrição e bem-estar impactam qualidade dos ovos?

      Comida fitness com ovo: 3 receitas para ganhar massa

      O que é reeducação alimentar? Entenda e confira 7 dicas

      Superalimentos: entenda o que são e quais as características

      Doce com ovos: aprenda 4 receitas deliciosas

      Aprenda a fazer maionese caseira picante

      Lemon Curd: aprenda a fazer o creme de limão mais versátil da culinária

      Como fazer pirão de ovo? Aprenda essa receita prática e nutritiva

      Molho holandês: aprenda a preparar

      Comer ovo todo dia é saudável!

      6 receitas de festa junina para todos os gostos

      Conheça a classificação de ovo e suas características

      4 ideias de café da manhã romântico para Dia dos Namorados

      Bolo com gosto de ovo? Saiba o que fazer!

      Receita de ovo mexido cremoso: simples e delicioso

      5 receitas com ovo de codorna para variar o cardápio

      Conheça a receita de eggnog de Natal e sua origem

      Mantiqueira Brasil lança experiência exclusiva de fazenda em supermercado do Rio de Janeiro

      Bolinhos de Chuva

      Ovos Moles à Portuguesa

      Cocotte de Ovo

      Picadinho à brasileira

      Omelete Verde Orgânica

      Tapioca de Linhaça com Ovo Mexido

      Mantiqueira Brasil e Instituto Mangueira do Futuro

      Mantiqueira Brasil inova em stand na Expofood

      Desafio “Dia da Verdade”

      Veja também

      Galinhas poedeiras: como nutrição e bem-estar impactam qualidade dos ovos?

      Comida fitness com ovo: 3 receitas para ganhar massa

      O que é reeducação alimentar? Entenda e confira 7 dicas

      Superalimentos: entenda o que são e quais as características

      Doce com ovos: aprenda 4 receitas deliciosas

      Aprenda a fazer maionese caseira picante

      Lemon Curd: aprenda a fazer o creme de limão mais versátil da culinária

      Como fazer pirão de ovo? Aprenda essa receita prática e nutritiva

      Molho holandês: aprenda a preparar

      Comer ovo todo dia é saudável!

      6 receitas de festa junina para todos os gostos

      Conheça a classificação de ovo e suas características

      4 ideias de café da manhã romântico para Dia dos Namorados

      Bolo com gosto de ovo? Saiba o que fazer!

      Receita de ovo mexido cremoso: simples e delicioso

      5 receitas com ovo de codorna para variar o cardápio

      Conheça a receita de eggnog de Natal e sua origem

      Mantiqueira Brasil lança experiência exclusiva de fazenda em supermercado do Rio de Janeiro

      Bolinhos de Chuva

      Ovos Moles à Portuguesa

      Cocotte de Ovo

      Picadinho à brasileira

      Omelete Verde Orgânica

      Tapioca de Linhaça com Ovo Mexido

      Mantiqueira Brasil e Instituto Mangueira do Futuro

      Mantiqueira Brasil inova em stand na Expofood

      Desafio “Dia da Verdade”