Você já se deu conta de quantos derivados do ovo consome no seu dia a dia? Possivelmente não! Esse alimento superversátil está tão presente na nossa rotina, mas, muitas vezes, nem percebemos a importância dele. Achamos que o ovo se come apenas nas refeições principais.
Isso está longe de ser verdade! O ovo faz parte de receitas deliciosas que frequentemente consumimos sem lembrar da composição. Quer saber mais? Confira algumas informações sobre esse alimento completo e veja 6 derivados do ovo!
Qual a importância do ovo na alimentação?
Por ser um alimento completo e cheio de benefícios, o ovo está tão presente na nossa alimentação. Ele é fácil de preparar, além de muito saboroso. Sua dupla, clara e gema, forma um par perfeito: enquanto a primeira tem proteínas importantes para o crescimento muscular, a segunda oferece vitaminas vitais ao organismo, incluindo as do complexo B.
O ovo tem boa digestão e é rico em proteínas, além das vitaminas A e D. Em pequenas quantidades, ele ainda tem vitamina C e alguns sais minerais, como Cálcio, Ferro, Potássio e Zinco.
Na clara, traz albumina, uma proteína rica em aminoácidos essenciais para a reconstrução muscular, que também auxilia na perda de peso e aumenta os índices de colesterol HDL (bom) e diminui o LDL (ruim).
E a gema tem ômega 3 e lecitina, muito importante no controle dos níveis de gordura, luteína e zeaxantina, antioxidantes que protegem a saúde dos olhos e ajudam a prevenir males como a catarata.
Quais os derivados do ovo que consumimos sem notar?
Existe um conceito importante que precisamos incorporar em nosso dia a dia que é o mindful eating: devemos estar atentos àquilo que estamos consumindo! Isso faz com que nossa alimentação seja consciente e nos ajuda a ter um estilo de vida mais saudável. É uma questão de autocuidado!
Pensando nisso e aliando essa prática à importância do consumo do ovo, elencamos 6 principais alimentos que possivelmente você come (ou já comeu!) e que têm ovos na receita, mas você não lembrou ou não se deu conta. Quer saber quais são? Confira alguns derivados do ovo!
1. Bolos fofinhos
Um bom bolo fofo leva, com certeza, uma quantidade generosa de claras em neve na composição. Além do fermento para dar estrutura à massa, as claras de ovo conferem leveza e deixam muito fofinho. Ah, e as gemas não ficam de fora: geralmente são batidas com o açúcar, fornecendo cremosidade à mistura desde o início do preparo.
Por isso, certamente aquele delicioso e macio bolo de laranja, de cenoura ou formigueiro, bem aerado que você comeu, levou alguns ovos na receita.
2. Pães
Sim, os pães também levam ovo no preparo! Ele é usado na mistura com o trigo, junto dos demais ingredientes líquidos (como leite ou água morna e óleo) e serve para dar liga à massa.
A proteína presente na clara do ovo cumpre com excelência o papel de manter a massa úmida e manter a ligação entre as partículas do glúten do trigo (ou do substituto, quando for o caso). A gema não é desperdiçada, pois dá cor, sabor e enriquece nutricionalmente a massa.
Existem pães que não levam ovo? Com certeza, há substitutos para isso, mas a receita tradicional do pãozinho caseiro leva ovo até na cor: a pincelada de gema sobre a massa confere o aspecto douradinho à casca do pão que sai do forno.
3. Maioneses cremosas
O ovo está até na maionese? Claro! E mais: ele é o grande responsável pela estrutura cremosa que ela tem. O ovo (muitas vezes gelado) é usado para emulsionar a maionese. As gemas são a grande estrela desse preparo.
Aliás, existem inúmeras receitas de maionese de ovo, sabia? Algumas delas levam apenas ovos e óleo. E há variações em que o ovo é usado cozido.
Bom, seja em receitas de maionese verde, fit, dijon, com wasabi e afins, lá está o ovo, como estrela principal!
4. Macarrão caseiro
Assim como é o caso dos pães, no macarrão caseiro, o ovo também é usado para dar liga ao trigo.
No preparo das massas em geral, aliás, o ovo é colocado no centro de um montinho de farinha de trigo ou substituto, sobre uma bancada, para facilitar a incorporação. Em seguida começa o processo de sovar a massa, até que esteja uniforme.
A partir daí, as receitas variam, conforme o tipo de macarrão caseiro. Mas o fato principal é que, sem o ovo, a massa fica quebradiça, e o preparo se torna muito mais difícil. Além disso, esse ingrediente ajuda a dar o sabor característico delicioso do macarrão caseiro.
5. Merengue aerado
Entre as inúmeras receitas de doce de ovos está o merengue aerado, mas nem sempre nos damos conta da presença desse versátil alimento.
O merengue é uma delicada receita de origem francesa (no original, seu nome é “le meringue française”) feita apenas com claras de ovos e uma mistura de açúcar granulado e de confeiteiro. Em alguns lugares, ele é conhecido como suspiro.
As claras são batidas até ficarem em neve, formando picos bem estruturados e, em seguida, o açúcar é acrescentado aos poucos.
6. Albumina
Essa com certeza você já lembrou quando citamos a importância do ovo! A albumina, aquele suplemento proteico que frequentemente os atletas usam nas academias, vem exatamente da clara do ovo.
Ela também está presente no leite, mas sua maior fonte é o ovo (tanto que tem um sabor bem característico), do qual é obtida por desidratação e pasteurização.
Quais os benefícios do ovo para a saúde?
O ovo tem diversos benefícios para a saúde, alguns dos quais já citamos aqui. Mas você pode conhecer outros mais, incluindo:
- o aumento de massa muscular — por ser rico em proteínas que fornecem energia ao organismo, além de ferro e vitamina B, que aumentam a oxigenação e melhoram o transporte de nutrientes para as células;
- o auxílio na perda de peso — também por causa das proteínas, o ovo dá aquela sensação de saciedade por mais tempo, diminuindo a vontade de comer durante o dia e ajudando a perder peso, já que não tem carboidratos;
- o aumento da imunidade — graças às vitaminas e aos carotenoides que contém, que agem como antioxidantes, o ovo melhora as funções das células e fortalece o sistema imunológico, ajudando a prevenir doenças como o câncer e problemas cardiovasculares;
- a redução do colesterol ruim — como já citamos, os antioxidantes presentes no ovo, luteína e zeaxantina, combatem os radicais livres e evitam a oxidação das células de gordura. Isso ajuda a reduzir os níveis do colesterol LDL, que é ruim para o organismo, e faz do ovo um forte aliado na prevenção de doenças como a aterosclerose, o infarto e o derrame;
- a saúde da pele — a presença de selênio e zinco no ovo faz com que ele melhore a absorção de colágeno e ajude a manter a pele firme e hidratada. E tem mais: por ser rico em vitamina A, E e carotenoides que combatem radicais livres, o ovo previne rugas e flacidez;
- o combate à anemia — graças à presença de ferro, vitamina B12 e ácido fólico, que participam da formação de hemoglobina, um dos componentes do sangue responsável pelo transporte de oxigênio, o ovo ajuda a combater anemias;
- o fortalecimento dos ossos — o ovo melhora a absorção de cálcio e ajuda a prevenir doenças como a osteoporose e a osteopenia, pois tem boas quantidades de vitamina D e fósforo;
- a saúde mental — ele também melhora a aprendizagem e previne doenças degenerativas como o Alzheimer e o Mal de Parkinson, pois apresenta colina, vitamina que participa da formação da acetilcolina, um neurotransmissor importante para o cérebro;
- o combate à depressão — os ovos são ricos em ômega 3, nutriente que protege o sistema nervoso central e melhora a produção de serotonina e dopamina, responsáveis pela sensação de bem-estar e regulação do humor.
Viu só? Comer ovos só faz bem para sua saúde! Esse alimento incrível é tão versátil que está presente até em receitas diferentes, de forma discreta, fazendo você consumir derivados do ovo sem perceber.
Gostou de saber dessas dicas e informações? Então, compartilhe este post em suas redes sociais e leve essas informações adiante!