Entenda como funciona a dieta hipocalórica e como ela pode ser feita

Perder peso, muitas vezes, não é algo ligado meramente a uma questão estética. Em diversos quadros, uma pessoa sente essa necessidade a partir de um problema de saúde e de qualidade de vida. Assim, muitos buscam métodos que sejam eficientes ao longo do processo, sendo um deles a dieta hipocalórica.

Ideal para emagrecer de forma rápida e eficiente, a opção consiste em uma restrição calórica rigorosa, utilizando receitas hipocalóricas. Entretanto, saiba que a dieta deve ser feita com acompanhamento de um nutricionista para que não prejudique a saúde.

Caso você tenha se identificado com essa situação, esse é um ótimo momento para se aprofundar no assunto e conhecer os detalhes desse método, e como ele é realizado com segurança. Para facilitar, trouxemos este post recheado de informações. Acompanhe a leitura para entender tudo sobre a dieta hipocalórica, bem como as suas vantagens e pontos de atenção!

O que é uma dieta hipocalórica?

A dieta hipocalórica significa um cardápio de baixas calorias. Assim, é utilizada por quem deseja perder peso de maneira mais rápida. Isso porque ela restringe a alimentação a um limite de calorias a serem consumidas durante determinado período, o que facilita a perda de peso.

Em geral, homens devem manter uma dieta baseada em cerca de 2.500 calorias diárias, enquanto para as mulheres, esse valor é de 2.000. No entanto, durante uma dieta de baixa ingestão calórica, a indicação de consumo é de 800 a 1.200 calorias diárias, no máximo.

Mas calma! É preciso ter atenção antes de começar esse tipo de dieta. Além da contabilização de calorias não ser algo difícil de fazer, é importante consultar um nutricionista. Primeiramente, porque é uma prática que não é indicada para todas as pessoas.

Além disso, apesar de se tratar de uma alimentação mais restrita, é importante que ela atenda às necessidades nutricionais do seu organismo. Desse modo, junto do profissional de nutrição, você deve identificar quais são os alimentos que podem ser incluídos e os que precisam ser eliminados das refeições. Assim, é necessário priorizar a qualidade dos nutrientes para não prejudicar a sua saúde.

Quais são os benefícios desse tipo de dieta?

Como a lógica gira em torno de ingerir menos calorias do que o seu corpo queima em um dia, o resultado da dieta hipocalórica é a perda de peso. Portanto, quando realizada da maneira correta, essa nova prática pode se tornar um meio de alcançar a sua reeducação alimentar, levando os novos hábitos de uma alimentação mais saudável para o resto da vida.

A dieta hipocalórica pode ser um bom passo inicial para alcançar a motivação necessária para cuidar da própria saúde. Como é bastante restritiva, os primeiros resultados surgem logo. Isso pode servir como um estímulo para continuar consumindo alimentos saudáveis, fazer atividades físicas e se cuidar, de modo geral. Assim, é possível que a dieta cause um impacto positivo na autoestima.

Mas não é só isso: a energia e a disposição para realizar as atividades diárias também melhoram muito, já que o seu organismo estará repleto de nutrientes importantes para o funcionamento adequado. Além disso, as mudanças provocadas pela dieta hipocalórica também são importantes para aqueles casos de saúde mais críticos. Ela realmente pode fazer a diferença na vida de uma pessoa que sofre com a obesidade, por exemplo.

Vale ressaltar que para todos esses benefícios serem alcançados, é imprescindível contar com a ajuda de um nutricionista em todo o processo. Isso porque somente esse profissional é capacitado para adequar o cardápio às suas necessidades nutricionais.

Como funciona a dieta hipocalórica?

Apesar de ser recomendado que algumas dietas hipocalóricas sejam baseadas na ingestão de uma faixa de 800 calorias diárias, elas não devem ser restritivas em qualidade de nutrientes, para não prejudicar a sua saúde. O importante é que o seu saldo calórico seja negativo no fim do dia, ou seja, que o seu corpo tenha gastado mais calorias do que, de fato, consumiu.

Para isso, durante o período em que estiver de dieta, será necessário priorizar:

  • os ovos, as leguminosas e os peixes como principais fontes de proteína;
  • os vegetais como a base da sua alimentação;
  • um café da manhã nutritivo e completo;
  • o consumo de gorduras saudáveis, como azeite de oliva e oleaginosas;
  • lanches leves, saudáveis e com ingredientes frescos, como as frutas.

O ovo pode ser um grande aliado das dietas hipocalóricas. Existem, inclusive, planos alimentares temporários baseados especificamente nesse alimento. Entre as diversas opções de dietas com ovo, estão as seguintes:

  • consumir ovos cozidos antes de todas as refeições e priorizar o consumo de vegetais de todos os tipos;
  • incluir ovos cozidos em um cardápio variado e balanceado;
  • reduzir ao máximo o consumo de sal, pois ele retém líquidos;
  • beber bastante água;
  • praticar exercícios físicos.

Essa é apenas uma das maneiras de acelerar a perda de peso. É importante reforçar que dietas hipocalóricas, incluindo a do ovo, não devem ser estendidas além do recomendado pelo nutricionista. Desse modo, você assegura que o seu organismo não esteja sendo privado de nutrientes, como outras fontes de proteínas.

Para quem essa dieta é indicada?

A dieta hipocalórica é muito utilizada por pessoas com obesidade ou que têm um IMC (Índice de Massa Corporal) superior a 30. Porém, não é só para elas que esse plano alimentar funciona, e sim, para todos aqueles que desejam perder peso rapidamente, como para uma ocasião específica.

Se você quiser adotar esse estilo alimentar, é necessário buscar ajuda profissional para adaptar a ingestão das calorias. Se continuar priorizando os alimentos saudáveis, mesmo que não reduza significativamente o consumo de calorias por dia, certamente, alcançará mais força, disposição e melhor forma física.

Mas tenha cuidado: o ideal é que pessoas que passaram recentemente por algum quadro clínico evitem esse tipo de restrição alimentar. É o caso de:

  • infarto recente;
  • distúrbios psiquiátricos;
  • diabetes;
  • problemas cardíacos;
  • AVC;
  • problemas renais ou hepáticos;
  • câncer.

O recomendado é que sempre se consulte um médico antes de ingressar em qualquer mudança alimentar que possa causar um forte impacto na sua rotina. Além disso, dietas altamente restritivas costumam apresentar sintomas que vão desde irritação até fraqueza. Por isso, é indispensável contar com o acompanhamento de um nutricionista para fazer a adequação do cardápio às suas necessidades nutricionais e objetivos.

Como fazer a dieta hipocalórica?

Existem alguns passos que devem ser seguidos por quem deseja investir nessa ideia. Primeiramente, será preciso manter o menu de receitas hipocalóricas muito bem equilibrado, com absorção diária de vitaminas e minerais, além de proteínas e carboidratos. Aqui, o consumo de água também não deve ser ignorado.

Ainda é importante ter em mente que, por menor que seja a sua ingestão de calorias, é de extrema importância que o cardápio não tenha menos do que 800 kcal por dia. Isso porque todos os seus órgãos e tecidos necessitam de muita energia para desempenhar as suas funções de modo pleno e saudável.

A importância do exercício físico

Se quiser obter resultados ainda melhores, a recomendação é que você considere a prática de exercícios físicos com frequência. No entanto, por se tratar de um plano alimentar com pouca ingestão de calorias, o ideal é não investir em atividades intensas, mantendo apenas aquelas mais leves e de média duração.

Entre as opções indicadas, destacamos as caminhadas e os alongamentos, em um intervalo de dois dias. Outros exercícios, como a musculação, devem ser evitados — ao menos durante o período em que você estiver investindo na dieta hipocalórica. Isso porque essas atividades tendem a gastar muita energia, o que pode provocar fraqueza e falta de disposição.

Quais alimentos compõem uma dieta hipocalórica?

Para uma dieta hipocalórica bem sucedida, é preciso apostar no consumo de alimentos de baixa caloria. Felizmente, vivemos em um país com vasta opção de frutas, legumes, verduras e grãos, facilitando a criação de um cardápio rico e adaptável ao seu paladar.

Não faz ideia de quais são esses ingredientes? Tudo bem! Para facilitar, listamos as algumas alternativas que mais aparecem nesses planos alimentares. Anote:

  • ovo: fonte de proteína, cada unidade tem 154 calorias. O ingrediente ainda conta com vitaminas do complexo A, B e D, além de zinco, selênio e cálcio. Ao ingeri-lo periodicamente, é possível fortalecer o sistema imunológico e até controlar o colesterol;
  • repolho: conta com, aproximadamente, 25 calorias para cada 100 gramas. É uma opção versátil, preparada em saladas, sopas ou como acompanhamento de pratos mais elaborados;
  • tomate: saboroso, o tomate tem somente 18 calorias para cada 100 gramas. O alimento também é considerado uma fonte natural de licopeno, substância conhecida por prevenir o câncer e complicações cardíacas;
  • melão: com somente 35 calorias para cada 100 gramas, essa fruta apresenta alta concentração de folato, vitamina C e potássio. Pode ser adicionada em sucos ou saladas.

É importante dizer que essas são apenas algumas sugestões de alimentos, mas como falamos, existe uma gama de vegetais que podem ser incluídos em uma alimentação saudável e de baixa caloria.

Por fim, pessoas de diferentes idades devem passar pela dieta hipocalórica com especificações distintas. Cada organismo apresenta necessidades nutricionais únicas, demandando alimentos pontuais para supri-las.

Quais são as melhores receitas hipocalóricas com ovo?

Uma dieta hipocalórica não é sinônimo de cardápio sem sabor. A verdade é que existem diversos ingredientes saborosos e de baixa caloria, como os ovos, que se transformam em receitas deliciosas! A seguir, confira três opções gostosas e que cabem na dieta!

Ovos mexidos com abobrinha

Como dissemos, os ovos são ótimas opções para compor um prato saudável. Nessa receita, você precisará de poucos ingredientes e tempo para ter uma refeição muito gostosa e prática. Veja!

Ingredientes

  • 4 ovos Happy Eggs Mantiqueira;
  • 1 colher de sopa de azeite de oliva extravirgem;
  • 1 cebola pequena picada;
  • 1 dente de alho picado;
  • 2 xícaras de chá de abobrinha cortada em cubos;
  • sal, pimenta-do-reino e cheiro-verde a gosto.

Modo de preparo

Em uma panela, doure o alho e a cebola no azeite, acrescente a abobrinha e refogue por alguns segundos. Em seguida, coloque um pouco de água, tempere com sal e pimenta, abaixe o fogo e tampe.

Após dez minutos, quando as abobrinhas estiverem cozidas e sem água, coloque os ovos batidos e temperados e deixe cozinhar. Mexa tudo, acrescente o cheiro-verde picado e sirva!

Omelete de espinafre

O omelete é um preparo muito simples e que agrada a muitas pessoas. Acompanhado de uma salada variada em vegetais, pode ser uma refeição completa! Nessa receita, trazemos a versão com espinafre. Confira!

Ingredientes

  • 4 ovos Happy Eggs;
  • 1 colher de sopa de azeite de oliva extravirgem;
  • 2 colheres de sopa de ricota fresca;
  • 1/2 cebola pequena picada;
  • 1 dente de alho picado;
  • 1/2 xícara de chá de espinafre picado;
  • sal, pimenta-do-reino e cheiro-verde a gosto.

Modo de preparo

Em uma frigideira, doure a cebola e o alho no azeite, junte o espinafre e deixe até murchar e secar a água. Enquanto isso, bata os ovos para misturá-los, tempere-os com sal, pimenta e cheiro-verde picado e junte a ricota.

Coloque a mistura de ovos na frigideira e deixe cozinhar e dourar. Vire o omelete e deixe dourar do outro lado. Sirva!

Bolinho fit de ovos com legumes

O bolinho fit de ovos com legumes também pode ser uma refeição completa ou um delicioso lanche. Para prepará-lo, você precisará de forminhas de muffins ou cupcakes. Acompanhe o passo a passo!

Ingredientes

  • 2 ovos Happy Eggs Mantiqueira;
  • 2 xícaras de chá de legumes picados e cozidos de sua preferência (brócolis, cenoura, chuchu, abobrinha, couve-flor etc.);
  • 1/2 cebola picada;
  • 4 colheres de sopa de farinha de aveia;
  • 1 colher de chá de fermento em pó;
  • sal, pimenta-do-reino e cheiro-verde a gosto.

Modo de preparo

Em uma tigela, bata os ovos e a farinha de aveia. Em seguida, junte os legumes e tempere a gosto. Por último, acrescente o fermento em pó e misture. Coloque essa massa em forminhas já untadas e leve para assar por 15 minutos, em forno a 200°C.

Ao longo deste post, você pôde entender mais como funciona a dieta com baixas calorias e quais são as suas indicações. Além disso, conferiu algumas receitas hipocalóricas com ovos e vegetais, que são muito saborosas, práticas e nutritivas!

Caso este conteúdo tenha sido interessante para você, aproveite para dividir essas informações com os seus amigos. Compartilhe o post nas redes sociais para que todos fiquem por dentro do tema!

Siga nossas redes


    Quer receber as promoções, novidades e conteúdos exclusivos da Mantiqueira Brasil? Assine nossa newsletter!


    Quiz

    Ebooks

    Compartilhe

    Siga nossas redes


      Quer receber as promoções, novidades e conteúdos exclusivos da Mantiqueira Brasil? Assine nossa newsletter!


      Quiz

      Ebooks

      Leia também

      Galinhas poedeiras: como nutrição e bem-estar impactam qualidade dos ovos?

      Comida fitness com ovo: 3 receitas para ganhar massa

      O que é reeducação alimentar? Entenda e confira 7 dicas

      Superalimentos: entenda o que são e quais as características

      Doce com ovos: aprenda 4 receitas deliciosas

      Aprenda a fazer maionese caseira picante

      Lemon Curd: aprenda a fazer o creme de limão mais versátil da culinária

      Como fazer pirão de ovo? Aprenda essa receita prática e nutritiva

      Molho holandês: aprenda a preparar

      Comer ovo todo dia é saudável!

      6 receitas de festa junina para todos os gostos

      Conheça a classificação de ovo e suas características

      4 ideias de café da manhã romântico para Dia dos Namorados

      Bolo com gosto de ovo? Saiba o que fazer!

      Receita de ovo mexido cremoso: simples e delicioso

      5 receitas com ovo de codorna para variar o cardápio

      Conheça a receita de eggnog de Natal e sua origem

      Mantiqueira Brasil lança experiência exclusiva de fazenda em supermercado do Rio de Janeiro

      Bolinhos de Chuva

      Ovos Moles à Portuguesa

      Cocotte de Ovo

      Picadinho à brasileira

      Omelete Verde Orgânica

      Tapioca de Linhaça com Ovo Mexido

      Mantiqueira Brasil e Instituto Mangueira do Futuro

      Mantiqueira Brasil inova em stand na Expofood

      Desafio “Dia da Verdade”

      Veja também

      Galinhas poedeiras: como nutrição e bem-estar impactam qualidade dos ovos?

      Comida fitness com ovo: 3 receitas para ganhar massa

      O que é reeducação alimentar? Entenda e confira 7 dicas

      Superalimentos: entenda o que são e quais as características

      Doce com ovos: aprenda 4 receitas deliciosas

      Aprenda a fazer maionese caseira picante

      Lemon Curd: aprenda a fazer o creme de limão mais versátil da culinária

      Como fazer pirão de ovo? Aprenda essa receita prática e nutritiva

      Molho holandês: aprenda a preparar

      Comer ovo todo dia é saudável!

      6 receitas de festa junina para todos os gostos

      Conheça a classificação de ovo e suas características

      4 ideias de café da manhã romântico para Dia dos Namorados

      Bolo com gosto de ovo? Saiba o que fazer!

      Receita de ovo mexido cremoso: simples e delicioso

      5 receitas com ovo de codorna para variar o cardápio

      Conheça a receita de eggnog de Natal e sua origem

      Mantiqueira Brasil lança experiência exclusiva de fazenda em supermercado do Rio de Janeiro

      Bolinhos de Chuva

      Ovos Moles à Portuguesa

      Cocotte de Ovo

      Picadinho à brasileira

      Omelete Verde Orgânica

      Tapioca de Linhaça com Ovo Mexido

      Mantiqueira Brasil e Instituto Mangueira do Futuro

      Mantiqueira Brasil inova em stand na Expofood

      Desafio “Dia da Verdade”