Com mais de 35 anos de trajetória no setor avícola, a Mantiqueira Brasil, líder em inovação e tecnologia na América do Sul, continua a transformar o segmento da avicultura de postura. Em 2024, superamos o compromisso firmado em 2020 de alcançar 2,5 milhões de galinhas livres: atingimos a marca de mais de 3 milhões de aves criadas em sistema cage-free, consolidando nossa posição de liderança na transição para esse modelo de produção no Brasil.
Atualmente, a empresa está ampliando as operações de três importantes unidades dedicadas a esse sistema: Lorena (SP), São João do Itaperiú (SC) e Formosa (GO). Esses projetos são sustentados por pilares ESG, com foco no bem-estar animal, tecnologia avançada e digitalização de processos. As granjas permitem que as aves expressem comportamentos naturais, como ciscar, subir em poleiros e se movimentar livremente, atendendo às rigorosas normas internacionais de bem-estar animal.
Lorena: modelo de tecnologia e sustentabilidade
Entre as unidades em destaque, Lorena, no interior de São Paulo, se posiciona como referência em tecnologia e sustentabilidade. Foi a primeira granja no Brasil a implementar ninhos automatizados de última geração, um sistema em que os ovos são depositados pelas aves, rolando diretamente para esteiras centrais que os levam à classificação, sem necessidade de contato humano.
“Queremos posicionar o Brasil no mapa mundial do bem-estar animal. Trouxemos o futuro para a avicultura brasileira e lideramos a iniciativa em larga escala no país, alinhados com as tendências globais. Nosso propósito é estar sempre um passo à frente, para atender às futuras gerações”, afirma Leandro Pinto, fundador e presidente da Mantiqueira Brasil.
Foco no consumo consciente e popularização do cage-free
A Mantiqueira Brasil também intensificou esforços para popularizar o consumo de ovos de galinhas livres no mercado nacional. A linha Happy Eggs®, dedicada a ovos produzidos em sistema cage-free, é uma aposta estratégica da companhia. Segundo Márcio Utsch, presidente da Mantiqueira Brasil, a empresa está investindo fortemente em campanhas de marketing para educar os consumidores sobre os benefícios dos ovos de galinhas livres.
“O ovo é o alimento mais saudável, nutritivo e acessível. Queremos garantir que Happy Eggs® chegue a todas as mesas brasileiras. Nossos esforços são para que não falte esse produto no mercado, atendendo a uma demanda crescente dos clientes e consumidores”, destaca Utsch.
Para ampliar sua presença no mercado interno, a empresa aposta também em parcerias com redes supermercadistas, utilizando estratégias como materiais promocionais, gôndolas exclusivas e ações nos pontos de venda que aumentam a visibilidade e a rentabilidade dos produtos.
A adesão à Coalizão Brasileira de Bem-estar Animal (COBEA) em 2024 reforça o compromisso da Mantiqueira Brasil com o avanço do bem-estar animal e consolida sua posição como referência no setor. Com um olhar atento às tendências globais, a empresa mantém o foco na inovação e na expansão, visando atender à crescente demanda no mercado nacional e internacional, enquanto fortalece seu propósito de liderar o setor de maneira responsável e sustentável.