Ovo azul: qual linhagem de galinha põe e por que tem essa cor?

Você já viu um ovo azul de galinha? Apesar de não ser muito comum no Brasil, essa é uma variação interessante do alimento, que está cada vez mais presente no mercado. Sua coloração diferenciada chama a atenção dos consumidores e gera muitas dúvidas sobre o assunto.

Afinal, ao se deparar com uma unidade assim, é inevitável questionar: qual é a galinha que bota esse tipo de ovo? Por que ele tem essa cor azulada? Será que também é nutritivo e próprio para consumo?

Por esses e outros questionamentos, preparamos este artigo com todas as informações necessárias para que você comece a consumir, sem nenhuma preocupação, os ovos de coloração azul. Vamos lá!

Existe ovo azul?

De cara, já adiantamos a resposta, sem pegadinhas: sim, existe ovo azul! Além de encontrar os ovos com a casca nas cores branca, vermelha e marrom, é possível levar também para casa os azulados.

Isso porque, apesar de os ovos azuis serem praticamente desconhecidos pela maioria dos consumidores, eles já são produzidos em escala por algumas empresas de avicultura, como a Mantiqueira Brasil.

Então, além de aproveitar todos os benefícios do ovo na sua alimentação, você ainda pode contar com a casca de tonalidade azulada na intenção de ornamentar a sua casa ou nutrir as suas plantas de forma mais colorida.

Portanto, considerar adquirir ovos com tal coloração é uma excelente alternativa. Além disso, vale aprender mais curiosidades sobre esse produto. Abaixo, destacamos algumas informações para você!

Qual é a linhagem de galinha que bota ovo azul?

Com a intenção de responder a essa pergunta, precisamos esclarecer alguns pontos. Primeiro: é totalmente possível que uma ave de determinada raça bote ovos de diferentes cores — como as galinhas GLC, que botam ovos multicoloridos.

Segundo: existem muitas linhagens de galinha, e algumas delas, inclusive, são provenientes de aperfeiçoamentos genéticos. Em geral, as aves de plumagem branca são as que botam ovos brancos, e as de plumagem marrom são as que põem ovos marrons ou avermelhados.

No caso das galinhas que botam ovos azuis, existe a raça pura, que é a Hendrix Azur. Essa raça é de uma linhagem de aves de origem francesa, sendo criadas por uma empresa de reprodução animal, que botam ovos exclusivamente azuis. Ela é definida como híbrida, pois passou por aprimoramento genético até ter suas características atuais. 

O que é o “gene do ovo azul”?

Agora, você já sabe que existe ovo azul de galinha. Mas como acontece o processo pelo qual a coloração da casca fica nesse tom? Será algo natural, mudanças feitas em laboratório ou o quê? É isso que vamos explicar a seguir!

O gene do ovo azul, como é conhecido, não se refere a um fator genético natural, mas surgiu a partir de uma mutação, que ocorreu há muito tempo. As informações disponíveis destacam que a coloração azul do ovo é reflexo da fixação de um pigmento biliar no ovário das galinhas.

Assim, com a mutação e dado o local no qual tal pigmento se encontra, ele consegue se fixar na casca do ovo, construindo uma cor diferente, a azul. Explicamos, em mais detalhes, por que isso acontece. Confira abaixo!

Por que o ovo fica azul?

Você já parou e se perguntou por quais razões os ovos ficam azuis? Apesar de ser uma coloração bem distinta, há uma explicação bem simples por trás dela.

O motivo de existirem ovos com colorações diferentes é explicado por um fator biológico. A casca do ovo recebe um pigmento quando está em processo de formação, no oviduto da galinha — o canal por onde os ovos saem.

Esse pigmento é liberado em conjunto com outros componentes, como os sais e minerais, e todos juntos constroem a proteção da gema e da clara. A cor dessa substância é definida por uma série de corantes orgânicos, de diferentes tonalidades, que cada galinha tem em seu organismo.

A cor azulada do ovo é resultado da presença da cianina, por exemplo. Agora, para saber quais são as aves que têm maior concentração de cada pigmento em seu organismo, além de considerar sua linhagem, é preciso levar em conta seu lugar originário.

Um estudo da revista científica Nature, Ecology and Evolution, divulgado pela Superinteressante, identificou que o clima do habitat das aves influencia a cor dos seus ovos. Isso porque, nos lugares mais frios, a tonalidade escura consegue absorver mais luz e, consequentemente, calor, o que protege por mais tempo o ovo.

Já nos locais quentes, a coloração mais clara é explicada, justamente, pelo contrário. Apesar de não ser uma regra, esse fator deve ser considerado.

A alimentação das aves interfere na cor dos ovos?

Como vimos, a tonalidade dos ovos está ligada a fatores genéticos, biológicos e, até mesmo, ao habitat natural, e não à alimentação das aves. Uma galinha que põe ovos brancos pode receber a mesma alimentação que outras que põem ovos vermelhos ou azuis e, ainda assim, continuará botando ovos brancos.

O que pode sofrer alteração devido ao tipo de comida fornecida às aves é a gema do ovo. Isso acontece porque os nutrientes, os minerais e as vitaminas encontradas em alguns alimentos e rações fazem com eles sejam mais pigmentados, transferindo essa característica à gema.

Como os ovos são extremamente nutritivos, vale incorporá-los na sua alimentação. Há diversas receitas que podem ser feitas com eles, como omeletes, ovos nevados, ovos mexidos e muitas outras.

Ovos azuis são mais nutritivos?

Esse é um dos mitos mais comuns quando falamos sobre ovos: relacionar a sua coloração com o seu valor nutricional. Iniciamos a frase colocando essa relação como um mito, pois de fato, não existe ligação entre o teor de nutrição dos ovos e a coloração de sua casca.

Outra dúvida que pode surgir sobre os valores nutricionais do ovo azul tem relação com a linhagem das galinhas. Nesse sentido, o que define, em primeira ordem, a coloração da casca dos ovos é a linhagem das aves. 

Porém, não é esse o único aspecto que pode afetar. Há também outros fatores, como o habitat original das poedeiras, que pode influenciar, em alguns casos, e alterar os valores nutricionais. Como dito, é importante procurar por ovos de qualidade, de empresas certificadas e com destaque no mercado. Aliás, os ovos de todas as cores são altamente nutritivos.

Criação da galinha que bota ovo azul

Uma pergunta que pode surgir na sua cabeça é como é feita a criação da galinha que bota ovo azul. Elas têm acesso ao campo e se alimentam de comida natural e balanceada, produzem ovos caipiras, que podem ser de todas as variações de cor.

Da mesma forma, quando as aves criadas soltas no campo recebem alimentação orgânica, por meio de rações ou alimentos naturais, botam ovos orgânicos, que também podem ser de tonalidades variadas, a depender da raça de cada uma. Logo, é possível encontrar ovo caipira azul, vermelho e branco e ovo orgânico caipira das mesmas cores.

Além disso, todos têm os valores nutricionais originais do alimento proteico, que podem ser acrescidos, ainda, de outros nutrientes, vindos da alimentação das aves. Nesse aspecto é relevante buscar por ovos de qualidade, como os Ovos Caipiras Azuis HappyEggs®.

Quais os benefícios dos ovos Happy Eggs®?

O lançamento da marca Happy Eggs® traz alternativas mais nutritivas, saudáveis e saborosas para a mesa dos brasileiros.

Com um portfólio plenamente dedicado à criação de galinhas livres, que consomem alimentos naturais e cumprem diversos quesitos de qualidade, a Mantiqueira Brasil contribui para que você tenha acesso a diversas opções de ovos em sua mesa. Veja, a seguir, quais as vantagens dessa escolha!

Ao consumir esse tipo de ovo, você diminui os riscos de doenças cardiovasculares, melhora a sua dieta e consegue alcançar os objetivos determinados. Portanto, vale incluí-los na sua alimentação diária. Há ainda diversas vantagens.

Por exemplo, esse alimento é super versátil. Dessa forma, você consegue elaborar receitas fáceis e deliciosas na intenção de aproveitar em um momento em família, ou então para os dias corridos. Desse modo, você mantém uma alimentação de qualidade e consegue aumentar sua qualidade de vida e bem-estar.

Então, ficou mais fácil de entender por que algumas galinhas botam ovo azul? Agora, quando você for comprar ovos, pode considerar incluir na sua geladeira uma variação maior de cores, contando com os belos Ovos Caipiras Azuis HappyEggs®. Para isso, entre em contato pelas redes sociais ou através do nosso e-mail sac@mantiqueirabrasil.com.br, com o intuito de verificar a disponibilidade na sua região. Não se esqueça: branco, vermelho ou azul, eles são sempre um superalimento para o dia a dia.

Quer descobrir qual é o tipo de ovo ideal para você? Então, faça o nosso quiz e se divirta encontrando essa resposta.

Siga nossas redes


    Quer receber as promoções, novidades e conteúdos exclusivos da Mantiqueira Brasil? Assine nossa newsletter!


    Quiz

    Ebooks

    Compartilhe

    Siga nossas redes


      Quer receber as promoções, novidades e conteúdos exclusivos da Mantiqueira Brasil? Assine nossa newsletter!


      Quiz

      Ebooks

      Leia também

      Galinhas poedeiras: como nutrição e bem-estar impactam qualidade dos ovos?

      Comida fitness com ovo: 3 receitas para ganhar massa

      O que é reeducação alimentar? Entenda e confira 7 dicas

      Superalimentos: entenda o que são e quais as características

      Doce com ovos: aprenda 4 receitas deliciosas

      Aprenda a fazer maionese caseira picante

      Lemon Curd: aprenda a fazer o creme de limão mais versátil da culinária

      Como fazer pirão de ovo? Aprenda essa receita prática e nutritiva

      Molho holandês: aprenda a preparar

      Comer ovo todo dia é saudável!

      6 receitas de festa junina para todos os gostos

      Conheça a classificação de ovo e suas características

      4 ideias de café da manhã romântico para Dia dos Namorados

      Bolo com gosto de ovo? Saiba o que fazer!

      Receita de ovo mexido cremoso: simples e delicioso

      5 receitas com ovo de codorna para variar o cardápio

      Conheça a receita de eggnog de Natal e sua origem

      Mantiqueira Brasil lança experiência exclusiva de fazenda em supermercado do Rio de Janeiro

      Bolinhos de Chuva

      Ovos Moles à Portuguesa

      Cocotte de Ovo

      Picadinho à brasileira

      Omelete Verde Orgânica

      Tapioca de Linhaça com Ovo Mexido

      Mantiqueira Brasil e Instituto Mangueira do Futuro

      Mantiqueira Brasil inova em stand na Expofood

      Desafio “Dia da Verdade”

      Veja também

      Galinhas poedeiras: como nutrição e bem-estar impactam qualidade dos ovos?

      Comida fitness com ovo: 3 receitas para ganhar massa

      O que é reeducação alimentar? Entenda e confira 7 dicas

      Superalimentos: entenda o que são e quais as características

      Doce com ovos: aprenda 4 receitas deliciosas

      Aprenda a fazer maionese caseira picante

      Lemon Curd: aprenda a fazer o creme de limão mais versátil da culinária

      Como fazer pirão de ovo? Aprenda essa receita prática e nutritiva

      Molho holandês: aprenda a preparar

      Comer ovo todo dia é saudável!

      6 receitas de festa junina para todos os gostos

      Conheça a classificação de ovo e suas características

      4 ideias de café da manhã romântico para Dia dos Namorados

      Bolo com gosto de ovo? Saiba o que fazer!

      Receita de ovo mexido cremoso: simples e delicioso

      5 receitas com ovo de codorna para variar o cardápio

      Conheça a receita de eggnog de Natal e sua origem

      Mantiqueira Brasil lança experiência exclusiva de fazenda em supermercado do Rio de Janeiro

      Bolinhos de Chuva

      Ovos Moles à Portuguesa

      Cocotte de Ovo

      Picadinho à brasileira

      Omelete Verde Orgânica

      Tapioca de Linhaça com Ovo Mexido

      Mantiqueira Brasil e Instituto Mangueira do Futuro

      Mantiqueira Brasil inova em stand na Expofood

      Desafio “Dia da Verdade”