Quando se fala em cozinha, é praticamente impossível não falar, também, dos ovos. Versáteis e saborosos, eles são perfeitos para a preparação de um delicioso omelete até a elaboração de bolos e muitas outras receitas. E o melhor é que há muitos tipos de ovos, cada um deles para um gosto e uma necessidade. E há até mesmo o ovo em pó, coisa que pouca gente sabe. Mas... espera aí. Como assim?
É isso mesmo! O ovo em pó é um ingrediente muito útil para a cozinha, com um armazenamento mais simples, menos chances de contaminação e muita praticidade para o seu dia a dia. Continue a leitura para saber mais!
Existe ovo em pó?
Sim, existe! O ovo em pó é como um ovo comum. A principal diferença é que ele passa por diversos processos para ser transformado em pó, entre eles, a pasteurização e o resfriamento.
É interessante destacar que, por conta desses processos, o ovo em pó tem maior durabilidade e oferece menos riscos de contaminação. Ah, outro aspecto muito interessante é que o ovo em pó mantém a qualidade nutricional e o sabor dos ovos comuns, além de alcançar as mesmas texturas em receitas.
Por exemplo, se você optar por usar ovos em pó na produção de um bolo, não vai correr o risco de a receita dar errado ou ficar com textura diferente.
Ao contrário do que se imagina, o ovo em pó já existe há um tempão. Ele foi invenção de um químico norte-americano e foi muito utilizado como fonte de alimentação entre os soldados da Segunda Guerra Mundial. Ele foi bem útil por seu fácil armazenamento e longa duração.
Porém, eles só começaram a se tornar mais populares no mercado recentemente.
Como o ovo em pó é feito?
De modo geral, o passo a passo para a produção dos ovos em pó envolve os seguintes processos:
- Resfriamento;
- Higienização;
- Quebra;
- Separação da clara e da gema;
- Homogeneização dos compostos;
- Pasteurização;
- Segundo resfriamento com o objetivo de causar um choque térmico no produto;
- Desidratação;
- Aquecimento;
- Peneiramento.
Depois de tudo isso, o produto é armazenado em sacos e pode ser comercializado. Viu como é um processo longo e complexo? Ele só pode ser feito em lugares extremamente modernos que sigam normas sanitárias bem rígidas e atendam a critérios de qualidade estabelecidos pelos órgãos de vigilância.
Mas o que é a pasteurização do ovo?
Bem, você deve ter notado que falamos duas vezes neste texto sobre a pasteurização do ovo. Para que não fiquem dúvidas, vamos explicar um pouquinho deste processo.
Foi francês Louis Pasteur, que descobriu o processo de pasteurização. Esse processo se dá por meio da alteração de temperatura em produtos com o objetivo de matar microrganismos que estejam por ali. Ele se inicia a partir do aumento da temperatura e, depois, do choque térmico com a queda brusca dela.
Sendo assim, os ovos pasteurizados são aqueles que passam por esse processo a fim de eliminar boa parte das bactérias que possam estar em sua estrutura. A principal delas é a Salmonella, que pode ser inativada pelo processo de pasteurização.
Quais são as vantagens do ovo em pó?
Algumas das vantagens do ovo em pó incluem:
- Facilidade de armazenamento;
- Versatilidade;
- Redução do risco de contaminação por microrganismos, como fungos e bactérias;
- Bom rendimento;
- Longa durabilidade.
Para que o ovo em pó é indicado?
O ovo em pó pode ser utilizado da mesma forma que os ovos convencionais, em qualquer tipo de receita, trazendo mais praticidade, sabor e segurança para o seu dia a dia.
A diferença é que esse tipo de ovo é muito versátil e pode ser levado para as situações mais adversas. Por exemplo: já pensou em acampar, participar de uma peregrinação ou mesmo ir para algum lugar mais isolado e ter ovos disponíveis para você sem o risco de estragar ou sofrer qualquer contaminação? O ovo em pó é ideal para isso!
Então, se você é do tipo aventureiro ou costuma fazer passeios que exigem que alimentos não perecíveis sejam levados, essa é uma ótima opção.
Além disso, esse tipo de ingrediente é válido para quem tem uma rotina corrida, pouco espaço na cozinha ou simplesmente quer testar novos horizontes culinários.
O ovo em pó é de origem animal?
O ovo em pó é processado a partir de ovos comuns e, portanto, é de origem animal.
Porém, se você possui alergia à proteína do ovo ou está buscando uma alternativa vegana e com boa durabilidade para substituir os ovos comuns, saiba que já existem no mercado ovos plant-based. Estamos falando da linha N.OVO, idealizada pela Mantiqueira Brasil.
Eles podem ser utilizados para substituir os ovos em receitas variadas e trazem sabor e saúde para a sua cozinha. Produzido a partir de compostos retirados de ervilhas e da linhaça, é uma opção saborosa, muito saudável e que não altera em nada a textura das receitas. Além disso, tem ótimo rendimento e pode ser levado para todo lugar. São muitas vantagens!
Aproveite para conhecer toda a linha de produtos N.OVO, que traz uma alternativa plant-based ao ovo com qualidade Mantiqueira Brasil, além de itens sem ingredientes de origem animal!