Ovo tem validade? Tire suas dúvidas e saiba como ter sempre o melhor desse alimento

Consumo consciente e alimentação têm tudo a ver. Atualmente, o desperdício de comida não tem mais espaço nas casas dos brasileiros e, para driblar a situação, existem vários cuidados que devem ser tomados. Um deles é evitar a compra de ingredientes desnecessários e sempre analisar a data de cada item, como a validade do ovo.

Já sabemos muito bem que esse é um dos alimentos mais consumidos e presentes à mesa dos brasileiros. Isso porque apresenta alto teor nutritivo, é fácil de preparar e agrada a diferentes paladares. Eles podem ser cozidos, fritos, mexidos, e também aparecem em diversas receitas de doces e salgados.

Então, se você deseja aproveitar ao máximo o sabor e os benefícios nutricionais desse alimento, será necessário saber identificar se está próprio para o consumo. Mas afinal, você sabe como se confere a validade do ovo? Para descobrir a resposta para essa e muitas outras questões, continue a leitura e anote nossas recomendações!

Ovo tem validade?

Muito consumido em todo o mundo, o ovo é um alimento extremamente saudável. Porém, o que pouca gente sabe é que os ovos têm, sim, um prazo de validade, e não podem ser guardados por muito tempo fora da geladeira.

A recomendação é sempre observar a data de vencimento — devidamente sinalizada na embalagem do produto. Normalmente, o ingrediente apresenta validade de até 30 dia em temperatura ambiente. Agora, sem os devidos cuidados de temperatura ambiente, a estimativa pode variar, especialmente, durante o verão, que é quando os cuidados devem ser reforçados.

Entretanto, vale destacar que sob refrigeração, os ovos apresentam uma validade um pouco maior, mas ainda vale seguir todas as orientações determinadas pelo fabricante na embalagem.

Além do prazo de validade do ovo, devem ser observados também a aparência e a consistência dele. Com essa observação, será mais fácil utilizar um insumo de qualidade e pronto para o consumo seguro.

Como saber se o ovo está bom para o consumo?

Como falamos, muito além do prazo de validade, é necessário prestar atenção a outros detalhes para saber se o alimento ainda pode ser consumido. Desse modo, você terá maior segurança na hora de preparar as suas refeições, evitando o desperdício ou até incômodos de saúde.

O lado bom? Existem vários truques culinários, praticados por donas de casa e até chefs de cozinha, que também podem ser levados para a sua casa e rotina. Veja quais são eles!

Cheiro estranho

Um elemento importante que deve ser observado antes de consumir o alimento é o cheiro. Odores ruins são uma sinalização importante de que o ovo não está apropriado para o consumo.

Isso pode acontecer por causa de uma casca quebrada, por exemplo. Além disso, o mau cheiro é bem perceptível, o que vai facilitar o seu teste para saber se ele está bom para consumo. Vale destacar que um ovo estragado vai soltar odores ruins, mesmo cru.

Análise da consistência

Aqui, será preciso fazer um teste rápido, comprando um ovo fresco e comparando com aquele que está guardado na geladeira há um tempo. É bem simples: quebre cada ovo em um prato diferente e, em seguida, analise a gema e a clara.

É necessário verificar se a gema está devidamente centralizada — o que indica que o ovo está bom. Você também pode observar a consistência da clara. As mais frescas são bem firmes e muito parecidas com uma gelatina. Já as velhas, porém, se espalham facilmente no prato, apresentando uma consistência mais líquida. Entretanto, outros critérios devem ser considerados para definir se o ovo está próprio para o consumo, especialmente a sua data de validade.

Quanto tempo pode guardar o ovo cozido na geladeira? 

O ovo cozido é excelente ingrediente de diversas receitas. Ao prepará-lo dessa forma, podemos incluir como acompanhamento de saladas, frango grelhado, carne assada, além de outras possibilidades interessantes. Algumas pessoas, por exemplo, gostam de comê-lo cozido e temperado, seja nas refeições principais, seja em lanches intercalados ao longo do dia.

Ainda assim, não são raras às vezes em que cozinhamos um ovo e, logo em seguida, resolvemos que não vamos consumi-lo naquele exato momento. Dessa forma, a melhor saída é armazenar o ingrediente na geladeira.

O que acontece se comer ovo fora da validade?

É importante verificar a validade do ovo para ter um indicativo sobre a qualidade do alimento. Além disso, fazer os testes que você viu ao longo deste texto também é uma boa opção. Por meio deles, você tem mais segurança ao ingerir essa ótima opção de refeição.

A data de validade que vem na caixa é um indicativo que deve ser observado para não ter problemas ao consumi-lo. Comer ovos estragados pode ser problemático e gerar mal-estar após o consumo.

Essa bactéria causa intoxicação alimentar e tem como efeito diarreia, febre e outras adversidades que costumam demorar até 72 horas para passar. Desse modo, é muito importante estar atento e sempre comprar ovos de boa procedência para que você evite passar por apuros.

Além disso, é válido entender como armazenar e manipular os ovos de maneira adequada, assegurando que estarão apropriados para consumo.

Como armazenar e manipular ovos?

Além de dicas de como avaliar a qualidade dos alimentos, é muito importante é saber como guardar ovos corretamente. Para isso, trouxemos algumas dicas que podem ajudar com essa tarefa. Confira!

Mantenha-os refrigerados

De acordo com a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), o ideal é sempre mantê-los devidamente refrigerados. Dessa forma, eles ficarão em um local com temperatura controlada e, assim, correm menos riscos de estragar.

Outra sugestão interessante é colocar os recipientes com os ovos nas prateleiras internas da geladeira. Muitas geladeiras têm um espaço reservado para ovos nas portas, mas essa não é a melhor opção. Quando os ovos são armazenados ali, eles sofrem uma maior variação de temperatura, além de estarem sujeitos a uma maior movimentação que pode danificar as cascas e, consequentemente, os ovos.

Guardando os ovos na parte interna, você garante as condições ideais de conservação e, por consequência, maior prazo para consumir o alimento.

Guarde em recipientes apropriados

Procure guardar os ovos em recipientes próprios. Isso evita atritos e, consequentemente, a possibilidade de trincas na casca. Essa prática também impede que o alimento entre em contato com ingredientes crus e acabe sofrendo contaminação.

O ideal é que os compartimentos sejam fechados e mantenham a temperatura do alimento entre 8 e 10 °C. Assim, tem-se mais chances de mantê-los apropriados para consumo por um tempo mais longo.

Saiba como higienizá-los

Lembre-se de não lavar os ovos antes de armazená-los. Essa higienização deve ser feita apenas na hora de consumi-los. Tal atitude vai manter o ovo protegido e aumentar o tempo no qual ele pode ser consumido.

Além disso, claro, é aconselhável comprar sempre de marcas reconhecidas e certificadas pelos serviços oficiais, como a Mantiqueira Brasil. Não tem como errar! Assim, você terá alimentos de qualidade para preparar refeições maravilhosas.

Como escolher ovos frescos?

Saber como escolher ovos frescos é importante para garantir uma alimentação segura e muito nutritiva. Nesse sentido, existem algumas boas práticas que podem ajudar na hora de selecionar produtos de qualidade. Abaixo, listamos algumas.

Fique de olho na embalagem

Embalagens de qualidade garantem que os ovos sejam mantidos em bom estado. Assim, você tem maior tranquilidade para consumir os ovos. Além disso, existem algumas informações que devem constar na embalagem e que você precisa observar.

Outro critério importante se refere a verificação da data de validade na embalagem. Assim, verifique tal dado para garantir a compra de itens frescos. Além disso, avalie nome da empresa, dados de contato, selos que atestam a garantia dos ovos e também certificações que mostram que a empresa garante produtos de primeira.

Dessa maneira, vale observar o estado da casca e outros aspectos físicos do ovo. Com isso, você consegue produtos frescos para incorporar nas suas receitas e aproveitar todas as propriedades nutritivas desse item incrível.

Observe a marca do ovo

Além de avaliar a embalagem do produto, vale a pena procurar marcas que já sejam consolidadas no mercado. Assim, é possível ter maior segurança de que você está adquirindo produtos que realmente são bons e frescos.

Nesse sentido, os ovos da Mantiqueira Brasil são ótimas alternativas. Para isso, é possível entrar em contato com nossos canais de atendimento para encontrar lojas próximas a você. Há ainda o clube de assinatura - o Clube Mantiqueira em Casa- que permite a definição do kit, a frequência que vai receber e a entrega de ovos frescos em sua casa. É a garantia de mais praticidade e qualidade no seu dia a dia

Viu só? Identificar a validade do ovo e fazer com que esse alimento dure mais em sua casa é fundamental e muito mais simples do que parece. Agora que você já conhece as principais dicas para preservar esses alimentos, não deixe de colocá-las em prática!

Gostou do post e quer continuar se aprofundando no assunto? Baixe, agora mesmo, o e-book “Você sabe escolher e comprar ovos?” e veja o conteúdo maravilhoso que preparamos para ajudar com essa tarefa.

Siga nossas redes


    Quer receber as promoções, novidades e conteúdos exclusivos da Mantiqueira Brasil? Assine nossa newsletter!


    Quiz

    Ebooks

    Compartilhe

    Siga nossas redes


      Quer receber as promoções, novidades e conteúdos exclusivos da Mantiqueira Brasil? Assine nossa newsletter!


      Quiz

      Ebooks

      Leia também

      Galinhas poedeiras: como nutrição e bem-estar impactam qualidade dos ovos?

      Comida fitness com ovo: 3 receitas para ganhar massa

      O que é reeducação alimentar? Entenda e confira 7 dicas

      Superalimentos: entenda o que são e quais as características

      Doce com ovos: aprenda 4 receitas deliciosas

      Aprenda a fazer maionese caseira picante

      Lemon Curd: aprenda a fazer o creme de limão mais versátil da culinária

      Como fazer pirão de ovo? Aprenda essa receita prática e nutritiva

      Molho holandês: aprenda a preparar

      Comer ovo todo dia é saudável!

      6 receitas de festa junina para todos os gostos

      Conheça a classificação de ovo e suas características

      4 ideias de café da manhã romântico para Dia dos Namorados

      Bolo com gosto de ovo? Saiba o que fazer!

      Receita de ovo mexido cremoso: simples e delicioso

      5 receitas com ovo de codorna para variar o cardápio

      Conheça a receita de eggnog de Natal e sua origem

      Mantiqueira Brasil lança experiência exclusiva de fazenda em supermercado do Rio de Janeiro

      Bolinhos de Chuva

      Ovos Moles à Portuguesa

      Cocotte de Ovo

      Picadinho à brasileira

      Omelete Verde Orgânica

      Tapioca de Linhaça com Ovo Mexido

      Mantiqueira Brasil e Instituto Mangueira do Futuro

      Mantiqueira Brasil inova em stand na Expofood

      Desafio “Dia da Verdade”

      Veja também

      Galinhas poedeiras: como nutrição e bem-estar impactam qualidade dos ovos?

      Comida fitness com ovo: 3 receitas para ganhar massa

      O que é reeducação alimentar? Entenda e confira 7 dicas

      Superalimentos: entenda o que são e quais as características

      Doce com ovos: aprenda 4 receitas deliciosas

      Aprenda a fazer maionese caseira picante

      Lemon Curd: aprenda a fazer o creme de limão mais versátil da culinária

      Como fazer pirão de ovo? Aprenda essa receita prática e nutritiva

      Molho holandês: aprenda a preparar

      Comer ovo todo dia é saudável!

      6 receitas de festa junina para todos os gostos

      Conheça a classificação de ovo e suas características

      4 ideias de café da manhã romântico para Dia dos Namorados

      Bolo com gosto de ovo? Saiba o que fazer!

      Receita de ovo mexido cremoso: simples e delicioso

      5 receitas com ovo de codorna para variar o cardápio

      Conheça a receita de eggnog de Natal e sua origem

      Mantiqueira Brasil lança experiência exclusiva de fazenda em supermercado do Rio de Janeiro

      Bolinhos de Chuva

      Ovos Moles à Portuguesa

      Cocotte de Ovo

      Picadinho à brasileira

      Omelete Verde Orgânica

      Tapioca de Linhaça com Ovo Mexido

      Mantiqueira Brasil e Instituto Mangueira do Futuro

      Mantiqueira Brasil inova em stand na Expofood

      Desafio “Dia da Verdade”