As receitas com ovos fazem parte do cotidiano de boa parte das pessoas. Afinal, além de deliciosos, eles são superversáteis e nutritivos. Mas mesmo sendo tão populares nos lares brasileiros, é normal ter dúvidas sobre o consumo desse alimento. Uma das mais frequentes é se ovo cru faz mal.
Isso porque a “doença do ovo”, como é chamada a infecção causada pela bactéria salmonella, é conhecida por sua relação com o ovo cru. Porém, há muitas receitas que utilizam esse produto sem cozimento ou mal-passado, com a gema bem mole. Então, será que há mesmo problema?
Para que você tire suas dúvidas sobre o assunto, preparamos este texto. Confira!
Ovo cru faz mal para a saúde?
Na icônica cena da rotina de treinos de Rocky Balboa, o astro Sylvester Stallone inicia seu dia bebendo ovos crus. O motivo é conhecido por quem é adepto das atividades físicas: o alimento é repleto de proteínas!
O outro lado da moeda é o risco de infecções. No ovo cru — e em outros alimentos, como carnes mal-passadas — pode existir a bactéria salmonella, relacionada a desconfortos graves de saúde. Então, se você quer entender se comer ovo cru faz mal, saiba que há, sim, o risco de sofrer uma contaminação.
Conhecida como “doença do ovo”, a intoxicação alimentar causada pela bactéria provoca sintomas como cólicas, vômitos, diarreia forte e febre. Os sinais costumam aparecer cerca de 48 horas depois de comer o alimento contaminado, e durar de três a sete dias.
Porém, não é uma regra que ovo cru faz mal. A salmonella é encontrada em aves, répteis, vacas e até em animais domésticos. Só são perigosos os ovos que entram em contato com as fezes de animais contaminados.
Agora, como diz o ditado, “é melhor prevenir do que remediar”, concorda? Então, se quiser evitar o risco de infecção, prefira ovos cozidos.
Além disso, outros cuidados são importantes, como lavar bem as mãos antes de manusear alimentos e só consumir produtos de origem confiável. Tenha atenção, também, à validade do ovo, que é de até 60 dias (sob boa refrigeração).
Ovo cru faz bem para a voz?
Assim como se fala muito que beber ovo cru faz mal, outras dúvidas sobre o consumo desse alimento circulam entre as pessoas. Uma delas é que ovo cru faz bem para a voz. Você já ouviu essa afirmação?
Essa é uma dica bastante popular entre artistas. Sua origem tem a ver com o fato de que o ovo tem propriedades anti-inflamatórias, que poderiam contribuir com a saúde da garganta e das cordas vocais. Porém, não há nenhuma comprovação científica de que haja impactos positivos na voz.
Agora, se quiser fazer o teste, uma dica é apostar na vitamina de ovo. Veja só como é simples:
- 1 ovo Caipira Azul Happy Eggs® (ou somente a clara);
- 200 ml de leite.
Basta bater no liquidificador até a mistura ficar homogênea e beber em seguida. Se quiser incrementar a receita, vale a pena acrescentar outros ingredientes, como:
- 2 colheres (sopa) de achocolatado;
- açúcar ou adoçante a gosto;
- 1 banana;
- 1 iogurte natural.
O resultado é uma vitamina bastante nutritiva e rica em proteínas, cálcio e vitamina D. Porém, lembre-se de que há o risco de infecção alimentar, então, tenha bastante atenção à proveniência do alimento.
Faz mal comer ovo com gema mole?
Muita gente não gosta da gema totalmente cozida, seja pela consistência, seja pelo sabor. Em receitas como o macarrão à carbonara, ou mesmo em um ovo frito, é comum consumir o alimento com com a gema mal-passada.
Então, outra dúvida comum é se faz mal comer ovo com a gema mole. É claro que, quanto maior o tempo de cozimento, mais garantida é a eliminação das bactérias que podem causar infecções. Porém, existe diferença entre a gema crua e mole — nesse último caso, há um leve cozimento.
A verdade é que a gema mole tem muitos benefícios: ela é fonte de colina, uma vitamina que ajuda no funcionamento cerebral e na prevenção de doenças como o Alzheimer. Então, não precisa dizer adeus às receitas com gema mole. A dica é apenas tomar cuidados como os que já citamos: observar a proveniência dos ovos e consumi-los frescos.
Quais são os benefícios do ovo?
Para terminar, que tal conferir os benefícios do ovo? Eles têm a ver com os nutrientes desse alimento, que são muitos. Veja:
- proteínas;
- colina;
- vitamina A, D, E, B1, B2, B3, B6 e B12;
- aminoácidos;
- zinco;
- fósforo;
- ferro;
- potássio, entre outros.
Algumas das vantagens que esse combo de nutrientes traz são:
- contribui com a perda de peso — não é que o ovo vá provocar o emagrecimento, porém, por ser rico em proteínas (que garantem a saciedade por um bom tempo) e ter apenas 280 kcal, é uma boa pedida para reduzir o consumo calórico no dia;
- fornece energia — as proteínas do ovo são digeridas lentamente pelo organismo. Então, ele é uma fonte de disposição energética duradoura;
- previne o envelhecimento — as vitaminas A e E, além de outros nutrientes presentes no ovo, como o selênio, são excelentes antioxidantes. Por isso, esse alimento contribui com a prevenção do envelhecimento precoce;
- combate a anemia — o ferro e a vitamina B12 são nutrientes importantes para a produção das hemácias (os glóbulos vermelhos). Assim, esse é um alimento que ajuda a prevenir e a combater a anemia;
- melhora a saúde ocular — os antioxidantes presentes no ovo contribuem, também, para proteger a córnea, ajudando na prevenção de problemas como a catarata;
- favorece a saúde cognitiva — os nutrientes do alimento, sobretudo, o selênio e a colina, são excelentes para a saúde cerebral e ajudam a prevenir doenças cognitivas.
Conseguiu tirar sua dúvida se faz mal comer ovo cru? Como você viu, há um risco de infecção, mas não é regra. Para ter mais segurança, vale a pena optar pelo alimento cozido, mas você não precisa remover a gema mole do cardápio, tudo bem?
Leia nosso post sobre os benefícios do ovo para a saúde e confira em mais detalhes por que esse é um excelente alimento!