Durante muito tempo, a rotina industrial agrícola era dominada pelo trabalho manual, principalmente, para os processos de coleta de ovos. No entanto, nas últimas décadas, a incorporação de ninhos automáticos para galinha trouxe uma nova possibilidade em termos de produção, efetividade e qualidade.
Agora, a indústria e as granjas, em geral, têm a possibilidade de não só melhorar o desempenho do seu trabalho, mas também, implementar um espaço de bem-estar para as aves, o que se reflete na qualidade de seu ovo.
Mas esses não são os únicos benefícios da automatização desse processo. Neste texto, vamos mostrar quais são as principais vantagens. Confira!
O que é o ninho automático para galinha?
O ninho automático é um espaço em que a galinha bota seus ovos sem que haja a necessidade de manejo humano. Isso quer dizer que, além da coleta do alimento não ser feita por pessoas, todo o processo até o transporte do ovo, classificação e embalagem é feito de maneira automatizada.
Qual é a diferença para um ninho manual?
O ninho manual ou convencional foi o primeiro a ser utilizado na indústria de avicultura. Até hoje, ainda é possível encontrar locais em que a coleta de ovos é feita manualmente.
Ele consiste em um bloco de caixas que podem ser feitas de alvenaria, madeira ou metal galvanizado. Nele, a ave entra para botar seus ovos e a retirada é feita manualmente. O espaço de permanência da galinha é conhecido como casulo, e cada um comporta cinco aves.
Como o sistema automático funciona na prática?
O ninho automático ou coletivo é um compartimento sem divisórias, com cortinas de borracha para dar mais privacidade para a ave. O piso, inclinado, é coberto com um tapete de plástico com cerdas. Assim que a galinha começa a botar, os ovos deslizam por uma abertura específica que os levará para a próxima etapa.
Como o modo de criação tem influência no uso desse modelo?
Tanto para a criação caipira quanto para o modelo cage free, o uso do sistema automatizado é o mais recomendado. Isso porque, especialmente no segundo, as galinhas têm total liberdade de entrar no ninho quando quiserem.
Quais são os benefícios dessa automatização nos ninhos de galinhas?
A automatização pode não só melhorar o desempenho da produção, mas trazer vantagens que atingem tanto a efetividade da coleta quanto a vida da ave. Aqui, separamos os principais benefícios de implementar esse sistema. Confira!
Custos da mão de obra
A coleta de ovos sempre foi uma atividade que usa muita mão de obra. No processo manual, é necessário que cada vez que a galinha bote um ovo, alguém retire o alimento.
Essa tarefa demanda mais mão de obra e ainda exige um cuidado maior com relação à higiene. Isso significa ter que contratar muito mais pessoas, dependendo do tamanho e do números de aves no local.
Por outro lado, quando se trata de ninhos automáticos, há um isolamento melhor. Além de ser um sistema que não precisa de manejo humano, os ovos são levados automaticamente para a próxima etapa da coleta.
Melhor higienização
Em um ninho tradicional, as galinhas ficam muito tempo em contato direto com seus ovos. Isso gera uma série de situações, como pisar e quebrá-lo, defecar no local, etc. Além disso, quando há contato com ovo recém-posto, esse cenário favorece a entrada de bactérias, até porque a casca ainda está úmida e o alimento está com uma temperatura alta.
As condições ideais para o ninho, independentemente de seu material, são que ele seja extremamente limpo, seco e sem matéria fecal, uma situação muito difícil quando se trata de um ninho manual.
Por isso, os ninhos automáticos são as melhores opções, uma vez que, além de garantirem condições de higiene, ainda evitam que a galinha tenha contato com o ovo por muito tempo — assim que ela bota, o ovo é transportado imediatamente para outro lugar.
Bem-estar animal
O ninho automatizado é um sistema que só é possível em processos de criação cage free ou caipira. Isso significa que ela é criada de maneira mais livre e pode ir até o ninho quando sentir necessidade.
Seja em um galpão com condições corretas de iluminação e alimentação, seja ao ar livre, a ave tem toda a liberdade para se locomover. Essa escolha de tratamento oferece para o animal muito mais bem-estar, e isso se reflete na qualidade de seu ovo.
Padronização
De uma maneira geral, processos automatizados trazem mais padronização para as atividades. No caso do uso de ninhos automáticos, toda a metodologia da coleta é feita de maneira padronizada: a galinha entra no espaço, bota o ovo, o alimento é transportado para uma esteira e embalado.
Além disso, há uma capacidade maior de controle, pois em alguns sistemas de ninho, é possível regular a base entre 0 a 90 graus. Logo, consegue-se tanto inclinar para a rolagem do alimento quanto para impulsionar aves a saírem.
Também, é preciso dizer que nesse tipo de ninho é possível programar o fechamento no período da noite, dessa forma evita-se que as aves defequem e sujem o local.
Maior produtividade
Por fim, há uma maior produtividade, visto que todo o processo de coleta é feito automaticamente e não há necessidade de depender de alguém para fazer o manejo. Além disso, como a galinha não tem um contato direto com o ovo, há menos chances de ele ser quebrado ou ficar próximo às fezes do animal.
Portanto, a granja consegue ter mais controle da qualidade de sua produção. Dessa forma, é capaz de fazer um manejo bem mais efetivo.
Opções como o ninho automático para galinhas são tecnologias que ajudam na efetividade da produção de ovos, mas além disso, oferecem uma maior qualidade no alimento junto a alternativas como a criação cage free. Afinal, a galinha tem mais liberdade para botar seus ovos, o que significa mais bem-estar, além de evitar o contato humano e que se tenha interação com as fezes ou outras substâncias impuras.
Gostou do nosso texto? Quer continuar aprendendo sobre ovos e seus benefícios? Então, assine a nossa newsletter!