Será que pode usar ovo congelado nas receitas? Mesmo sendo a base de diversos pratos e um ingrediente muito fácil de usar, essa dúvida em relação à conservação do alimento pode surgir.
Afinal, quando se trata de ovo, como qualquer outro ingrediente, é fundamental deixá-lo em condições favoráveis para que não perca suas propriedades, e possa garantir o sabor e os nutrientes característicos.
Pensando nisso, separamos as principais dicas de como lidar com o ovo congelado e obter o melhor desse alimento nessas condições. Entenda!
Pode congelar ovos?
É permitido congelar o ovo, no entanto, é preciso prepará-lo antes. Para começar, o ovo cru, com casca, não pode ser congelado. Caso você coloque o ingrediente sem nenhum preparo, ele passa a produzir mais líquido e pode rachar, chegando a "explodir" dentro da sua geladeira.
No caso do ovo cozido, também são necessários alguns cuidados para que ele não fique com uma consistência elástica e acabe endurecendo. Sendo assim, quando se trata de ovo cru, o que pode ser congelado é o seu conteúdo: a clara e a gema. Porém, é fundamental saber como armazená-lo no refrigerador para ter um bom resultado.
Quais são os benefícios do congelamento?
Além de ser uma ótima forma de manter o alimento por mais tempo e, dessa maneira, utilizá-lo em diferentes preparos e evitar o desperdício, o congelamento do ovo pode melhorar a formação de espuma da clara. Para aqueles que fazem receitas de confeitaria leve, como o merengue, é uma ótima vantagem.
Quais são as dicas para armazenar ovos?
Antes de saber como congelar o ovo, é fundamental entender como você deve armazenar o alimento: nunca deixe os ovos na porta de sua geladeira. Apesar de ser um lugar em que na maioria dos refrigeradores há um compartimento específico, deve-se evitar guardá-los ali.
Nesse espaço, eles estão mais sujeitos às mudanças de temperatura. Isso, além de gerar uma exposição às bactérias, ainda faz com que estraguem rapidamente. O ideal é deixá-los na embalagem e em um lugar frio, mas não a ponto de congelar. O centro de sua geladeira é a melhor opção.
Outro cuidado importante ao armazenar os ovos é evitar lavá-los antes de colocá-los na geladeira. Para outros alimentos, pode ser fundamental passar por um processo de higienização, mas esse não é o caso dos ovos. Quando se lava esse ingrediente, potencializa a sua deterioração, o que significa que há mais chances de ele apodrecer.
Procure deixá-lo em pé na embalagem e guardá-lo na geladeira. Nesse caso, eles devem ser consumidos em até 28 dias, para evitar que passem o prazo de validade.
Como guardar ovo congelado?
Apesar de não ser permitido congelar o ovo cru, ainda existem outras maneiras de conseguir aproveitar esse alimento. Uma das melhores formas de conservar as propriedades é congelar seu conteúdo. Mas como fazer isso de forma a não danificar suas propriedades?
Neste tópico, vamos mostrar algumas dicas de como você pode congelá-lo. Confira!
Ovos cozidos
No caso de ovos cozidos, não é recomendado congelá-los por inteiro. O ideal é separar a gema da clara (que não deve ser congelada, pois ela perde a textura e o sabor).
Para congelar a gema da maneira correta, é preciso colocá-la dentro de um recipiente, despejar água até que cubra o ingrediente, em média, até uma polegada. Ferva e deixe esfriar por 10 a 15 minutos. Depois, escorra a água e deixe no congelador.
Gema e clara misturadas
Como não se pode congelar o ovo cru com a casca, o ideal é quebrá-lo e despejar a gema e a clara em um recipiente. Bata, mas não muito, para evitar que se crie muito ar. O ideal é que vire uma substância uniforme.
O aconselhável para impedir que a mistura fique gelatinosa ou granulada é combinar com meia colher de chá de sal para cada xícara da mistura. Caso for usá-lo para pratos doces, misture com meia colher de sopa de açúcar, glicose de milho ou mel.
Armazene a mistura em um recipiente com tampa. Procure por um pote que tenha um espaço entre a tampa e o fundo para permitir a expansão da substância. Também é possível congelar em forma de cubos de gelo. É uma maneira mais fácil de transportar e descongelar o ingrediente.
Quais são as dicas para descongelar ovos?
Tanto a mistura quanto o ovo cozido devem ser descongelados de um dia para outro, em uma temperatura fria, isto é, qualquer valor que seja abaixo de 4ºC. Isso é importante para que ele não seja exposto a bactérias.
Se estiver com pressa, é possível colocar os ovos em uma bandeja de água fria corrente. Evite cozinhar os ovos ainda congelados ou colocá-los diretamente em um prato. Também, procure deixar os ovos bem cozidos na preparação. A temperatura ideal para esse alimento descongelado deve ser 71ºC.
Quanto tempo dura o ovo congelado?
De maneira geral, a clara e a gema juntas podem ser armazenados no congelador de oito meses a um ano, no caso de proteínas, ou seja, a clara no máximo dez meses. Para ovos cozidos, se for um prato com esse ingrediente, ele pode permanecer no congelador de dois a três meses, porém, se for só a gema, o tempo máximo é de uma semana.
Entender quais são os processos para lidar com ovo congelado é fundamental para conservar esse alimento da maneira correta. Isso proporciona maiores chances de preservar as propriedades nutricionais do ovo e manter o seu sabor e sua textura.
Seja o conteúdo do ovo ou ele em estado cozido é muito importante dar atenção à temperatura do congelamento e ao local de armazenamento. O ideal é colocá-lo em um recipiente com tampa para evitar que tenha contato com bactérias.
Este texto foi útil para você? Quer continuar aprendendo as melhores formas de armazenar esse alimento? Então, acesse agora o nosso texto sobre como guardar os ovos na geladeira!