Conheça os benefícios dos ovos na gestação

Que os ovos são alimentos nutritivos e devem fazer parte de uma alimentação saudável, não é segredo para ninguém. Mas você sabia que são muitos os benefícios dos ovos na gestação? Sim! Esse que é considerado um dos alimentos mais completos do mundo não pode faltar no cardápio da gestante.

O consumo de ovos pelas gestantes é positivo tanto para a mãe quanto para o filho. Quer saber mais sobre o assunto? Continue a leitura e confira!

Conheça os benefícios dos ovos na gestação

Os principais benefícios dos ovos na gestação envolvem o bom desenvolvimento do bebê e a saúde da mãe, por meio da melhora na composição do leite materno, fornecimento de proteína, redução de colesterol ruim, além da produção de colágeno e ferro.

Sem falar que os ovos são alimentos com um ótimo custo-benefício, pois apresentam diversos nutrientes e preço mais acessível em relação a outras fontes de proteínas. Veja, com mais detalhes, os principais benefícios!

Ajuda no desenvolvimento do bebê

A gema do ovo é muito rica em colina, que é um nutriente fundamental no desenvolvimento do feto. Ela é responsável por componentes que integram as membranas celulares e desempenham importante função cerebral.

Além disso, é usada pelo organismo para a produção de um neurotransmissor presente nos circuitos neurais relacionados à memória, chamado acetilcolina — o que, posteriormente, auxiliará a criança em fase escolar.

O alimento contém compostos antioxidantes, como a luteína e a zeaxantina, que ajudam na saúde visual. No mais, são fontes de ômega 3, um conjunto de ácidos graxos que atua na formação do cérebro e do sistema nervoso do bebê.

Promove a boa saúde da mãe

O ômega 3 presente nos ovos é importante não somente para o bebê, mas também para a mãe. O consumo desse nutriente está relacionado à redução dos riscos de depressão pós-parto. Outro nutriente presente no alimento e que beneficia a gestante é a vitamina D.

Essa substância ajuda a fortalecer o sistema imunológico e diminui os riscos de pré-eclâmpsia, de resistência à insulina, do desenvolvimento de diabetes gestacional, de aborto espontâneo e de parto prematuro.

Auxilia no aleitamento materno e na base nutricional da mãe

O ovo também é fonte de outros nutrientes, como o selênio e a vitamina A. O primeiro é um mineral antioxidante, que melhora o metabolismo, controla a glicose no organismo e aumenta a base nutricional da mãe e do bebê. Já o segundo melhora a produção do leite materno.

Fornece proteínas

As proteínas são nutrientes fundamentais para a gestação, pois atuam na manutenção e renovação dos tecidos da mãe e na formação dos tecidos do feto. Resumindo, é como uma matéria-prima para a produção de células que vão compor órgãos e músculos do bebê. E os ovos são fontes de proteínas, sendo 13 gramas do nutriente a cada 100 gramas do alimento.

Reduz a absorção de colesterol ruim

Durante muitos anos, as pessoas pensavam que os ovos eram responsáveis pelo aumento do colesterol ruim e restringiam o consumo. Entretanto, há algum tempo já se sabe que isso não é verdade. O alimento apresenta a lecitina, uma substância capaz de reduzir e controlar os lipídios no organismo.

É rico em colágeno e ferro

Você sabia que a clara do ovo é rica em colágeno? Essa proteína contribua para a resistência e estrutura de ligamentos, tendões e cartilagens, além de dar elasticidade aos tecidos do corpo, atuando na pele, no cabelo e nas unhas, por exemplo.

Também auxilia na boa formação do bebê. Na gravidez, ele ajuda na firmeza e hidratação da pele da mulher, prevenindo as estrias. Já no pós-parto e na amamentação, o seu consumo diminui a flacidez da pele.

O ferro é outro componente da clara do ovo, que previne a anemia, doença muito comum no período gestacional. Além disso, contribui para o desenvolvimento celular e aumento da imunidade.

Saiba as recomendações de consumo de ovos na gestação

Embora o ovo seja um ótimo alimento para ser consumido na gestação, devido aos seus benefícios, é preciso ter cuidado com o seu consumo. Para garantir a segurança, é recomendado não consumir ovos crus ou malcozidos na gravidez. Sendo assim, é importante evitar pratos como maionese e ovo de gema mole.

Em relação à quantidade de ovos que pode ser consumida diariamente, é necessário consultar um nutricionista. O profissional poderá orientar o consumo saudável dentro de uma alimentação equilibrada.

Confira algumas receitas leves e gostosas com ovos

Agora que você já sabe quais são os benefícios dos ovos na gestação, que tal ficar por dentro de algumas receitas leves e saborosas usando o ingrediente para fazer no dia a dia? Confira a seguir!

Muffin de legumes

Ingredientes

  • 4 Ovos Happy Eggs Mantiqueira;
  • 6 colheres (sopa) de aveia em flocos finos;
  • 1 cenoura ralada;
  • 1 tomate picado;
  • 1/2 xícara (chá) de ervilhas frescas congeladas;
  • 1/2 xícara (chá) de milho verde;
  • 2 colheres (chá) de fermento em pó;
  • sal e cheiro verde a gosto.

Modo de preparo

Preaqueça o forno a 180°C e unte forminhas de empada. Em uma tigela, quebre os Ovos Happy Eggs Mantiqueira e bata com um garfo para misturar. Acrescente os legumes, acerte o sal, misture o fermento e preencha as formas. Leve para assar por 15 minutos ou até dourar.

Se preferir, acrescente atum ou frango desfiado como recheio. Além disso, você pode polvilhar queijo ralado antes de assar para formar uma casquinha crocante e saborosa!

Crepioca com chia

Ingredientes

  • 1 Ovo Caipira Mantiqueira;
  • 2 colheres (sopa) de farinha de tapioca;
  • 1 colher (chá) de chia;
  • 2 fatias de queijo;
  • folhas de rúcula;
  • tomate-cereja em rodelas a gosto;
  • azeite de oliva extravirgem ou manteiga;
  • sal a gosto.

Modo de preparo

Em uma vasilha pequena, bata o Ovo Caipira Mantiqueira com a farinha de tapioca e a chia e tempere com sal. Unte uma frigideira antiaderente com um fio de azeite ou um pouco de manteiga e leve para aquecer em fogo médio. Coloque a massa e deixe que doure de um lado, depois do outro, como se faz panqueca.

Depois de pronto, disponha as fatias de queijo, as rodelas de tomate e as folhas de rúcula. Dobre ao meio e saboreie! Essa foi apenas uma sugestão de recheio, mas você pode usar o que preferir, como frango desfiado, alface, cenoura ralada, entre outros.

Ovos no purgatório

Ingredientes

  • 2 Ovos Caipira Orgânico Mantiqueira;
  • 1 lata de tomates pelados;
  • 1/4 de pimentão vermelho picado;
  • 1/2 cebola picada;
  • 1 dente de alho amassado;
  • 1 colher (sopa) de azeite de oliva extravirgem;
  • 1/2 colher (chá) de orégano seco;
  • sal e cheiro verde a gosto.

Modo de preparo

Primeiramente, faça um molho bem gostoso refogando o alho e a cebola no azeite e juntando o pimentão e o tomate pelado. Tempere com o sal e o orégano e deixe cozinhar por alguns minutos. Faça duas cavidades no molho e coloque um Ovo Mantiqueira em cada uma, tomando cuidado para não estourar a gema.

Acrescente um pouco de sal, tampe a panela e deixe cozinhando em fogo baixo por uns 5 minutos ou até que a gema endureça. Salpique cheiro verde picado a gosto e aproveite essa delícia!

Como você pôde conferir, são muitos os benefícios dos ovos na gestação. No entanto, além de contar com acompanhamento nutricional, saiba que é importante escolher ovos de qualidade para garantir todos os nutrientes do alimento. Por esse motivo, conte com a Ovos Mantiqueira para enriquecer a sua alimentação.

Quer conhecer melhor a Ovos Mantiqueira? Entre em contato conosco e tire todas as suas dúvidas!

Siga nossas redes


    Quer receber as promoções, novidades e conteúdos exclusivos da Mantiqueira Brasil? Assine nossa newsletter!


    Quiz

    Ebooks

    Compartilhe

    Siga nossas redes


      Quer receber as promoções, novidades e conteúdos exclusivos da Mantiqueira Brasil? Assine nossa newsletter!


      Quiz

      Ebooks

      Leia também

      Galinhas poedeiras: como nutrição e bem-estar impactam qualidade dos ovos?

      Comida fitness com ovo: 3 receitas para ganhar massa

      O que é reeducação alimentar? Entenda e confira 7 dicas

      Superalimentos: entenda o que são e quais as características

      Doce com ovos: aprenda 4 receitas deliciosas

      Aprenda a fazer maionese caseira picante

      Lemon Curd: aprenda a fazer o creme de limão mais versátil da culinária

      Como fazer pirão de ovo? Aprenda essa receita prática e nutritiva

      Molho holandês: aprenda a preparar

      Comer ovo todo dia é saudável!

      6 receitas de festa junina para todos os gostos

      Conheça a classificação de ovo e suas características

      4 ideias de café da manhã romântico para Dia dos Namorados

      Bolo com gosto de ovo? Saiba o que fazer!

      Receita de ovo mexido cremoso: simples e delicioso

      5 receitas com ovo de codorna para variar o cardápio

      Conheça a receita de eggnog de Natal e sua origem

      Mantiqueira Brasil lança experiência exclusiva de fazenda em supermercado do Rio de Janeiro

      Bolinhos de Chuva

      Ovos Moles à Portuguesa

      Cocotte de Ovo

      Picadinho à brasileira

      Omelete Verde Orgânica

      Tapioca de Linhaça com Ovo Mexido

      Mantiqueira Brasil e Instituto Mangueira do Futuro

      Mantiqueira Brasil inova em stand na Expofood

      Desafio “Dia da Verdade”

      Veja também

      Galinhas poedeiras: como nutrição e bem-estar impactam qualidade dos ovos?

      Comida fitness com ovo: 3 receitas para ganhar massa

      O que é reeducação alimentar? Entenda e confira 7 dicas

      Superalimentos: entenda o que são e quais as características

      Doce com ovos: aprenda 4 receitas deliciosas

      Aprenda a fazer maionese caseira picante

      Lemon Curd: aprenda a fazer o creme de limão mais versátil da culinária

      Como fazer pirão de ovo? Aprenda essa receita prática e nutritiva

      Molho holandês: aprenda a preparar

      Comer ovo todo dia é saudável!

      6 receitas de festa junina para todos os gostos

      Conheça a classificação de ovo e suas características

      4 ideias de café da manhã romântico para Dia dos Namorados

      Bolo com gosto de ovo? Saiba o que fazer!

      Receita de ovo mexido cremoso: simples e delicioso

      5 receitas com ovo de codorna para variar o cardápio

      Conheça a receita de eggnog de Natal e sua origem

      Mantiqueira Brasil lança experiência exclusiva de fazenda em supermercado do Rio de Janeiro

      Bolinhos de Chuva

      Ovos Moles à Portuguesa

      Cocotte de Ovo

      Picadinho à brasileira

      Omelete Verde Orgânica

      Tapioca de Linhaça com Ovo Mexido

      Mantiqueira Brasil e Instituto Mangueira do Futuro

      Mantiqueira Brasil inova em stand na Expofood

      Desafio “Dia da Verdade”