O Dia de Combate ao Colesterol é celebrado no dia 8 de agosto, e esse é um papo sério! Afinal, as doenças cardiovasculares — que estão diretamente relacionadas ao seu acúmulo na corrente sanguínea — são a principal causa de morte no Brasil e no mundo.
Por isso, é preciso controlar essas taxas. Isso pode ser feito de muitas maneiras, e os cuidados com a alimentação são o principal meio de prevenir esse tipo de problema.
Pensando nisso, preparamos um conteúdo para tirar as suas principais dúvidas sobre o tema e ajudar você a manter o seu coração forte, saudável e batendo muito feliz. Vamos lá?
O que é colesterol?
O colesterol é uma gordura — na verdade, um grupo delas — produzida pelo nosso corpo, mais especificamente pelo fígado. Ele está presente em nossa corrente sanguínea e em nossas células, sendo muito importante para o organismo, principalmente na produção de hormônios (inclusive a testosterona e o estrogênio), de vitamina D e de ácidos biliares.
O problema está quando ele é encontrado em excesso na corrente sanguínea, podendo gerar bloqueios que prejudicam a circulação. Nesse caso, o vilão é o colesterol do tipo LDL, conhecido como “ruim”.
Importância do Dia do Combate ao Colesterol
Um dia como o do Combate ao Colesterol, celebrado em 8 de agosto, é fundamental para trazer informações às pessoas e ajudá-las a entender quais são os caminhos para prevenir os problemas cardiovasculares associados a essa gordura.
Como controlar o colesterol?
Para controlar o colesterol, é essencial adotar hábitos saudáveis, como:
- ter uma alimentação balanceada, com baixo teor de gorduras;
- aumentar a ingestão de fibras e alimentos ricos em ômega 3;
- praticar atividades físicas regularmente;
- evitar o tabagismo e moderar o consumo de álcool.
Apesar disso, algumas pessoas têm taxas mais altas devido a problemas genéticos e outras questões de saúde. Assim, pode ser necessário utilizar medicações para diminuir os níveis de colesterol no sangue.
Alimentação balanceada e o combate ao colesterol
Como vimos, uma alimentação balanceada é fundamental no combate ao colesterol, ajudando a manter níveis saudáveis da gordura no organismo e a promover a saúde cardiovascular de modo geral.
Afinal, o ovo aumenta ou combate o colesterol?
Essa é a pergunta que não quer calar! Antigamente, acreditava-se que ele era prejudicial — mas não é bem assim! Hoje, a ciência sabe que o ovo é, na verdade, um alimento benéfico para as taxas de colesterol, mantendo-as em níveis considerados saudáveis.
Isso porque os ovos aumentam as taxas de colesterol "bom" (HDL) e reduzem os níveis de LDL, o que ocorre por meio da oferta de gorduras boas — as quais otimizam o funcionamento do organismo e previnem as doenças cardiovasculares.
Portanto, pode consumir esse alimento tranquilamente! Contudo, se ainda tiver dúvidas sobre como aliá-lo à sua dieta, procure sempre o auxílio de um nutricionista, combinado?
Gostou de saber mais sobre o Dia de Combate ao Colesterol e tirar as suas dúvidas sobre essa gordura? Agora, leve as dicas passadas bem a sério e mantenha um estilo de vida saudável. Seu coração agradece!
Já que estamos falando sobre saúde, aproveite para conhecer outros benefícios do ovo para o seu bem-estar e qualidade de vida!