O bem-estar animal é algo fundamental para a qualidade dos alimentos, mas para alcançá-lo, é preciso investir em inovação e tecnologia. É por entender isso que a Mantiqueira Brasil é considerada uma referência no setor. Neste post, mostraremos um exemplo disso, falando sobre um dos nossos produtos do qual nos orgulhamos muito, os Happy Eggs®!
Os “ovos felizes” recebem esse nome como uma referência às galinhas criadas livres que possibilitam sua produção. Aqui, você entenderá por que esse modelo é tão importante e revolucionário, e como ele é capaz de aprimorar a qualidade do ovo que chega na sua mesa, ao mesmo tempo em que garante o bem-estar animal. Então, não perca tempo e acompanhe!
O que são os ovos Happy Eggs®?
A Mantiqueira Brasil é líder na produção de ovos no país e, para sustentar essa posição, investir em sustentabilidade e inovação é fundamental. De olho nas tendências, criamos os Happy Eggs® (ovos felizes), que são produzidos exclusivamente por galinhas livres de gaiola. O resultado é um alimento de qualidade e aves felizes, saudáveis e mais produtivas.
A inspiração para essa ideia surgiu a partir da tendência cage free, que é um modelo produtivo em que as galinhas são criadas soltas dentro dos galpões, com espaço para passear e socializar. Nessa criação, as aves experimentam uma melhor qualidade de vida, com menos estresse e boa produtividade.
Outro diferencial importante é que os Happy Eggs® são ovos que passam por um rigoroso controle de qualidade. Para fazer isso com excelência, a Mantiqueira Brasil investiu em tecnologia de ponta, pesquisas científicas, condições ambientais e estruturais adequadas. Um exemplo disso é a criação da unidade de Lorena, no interior de São Paulo, uma referência nacional em eficiência e sustentabilidade.
Além de serem produzidos por galinhas alegres e livres de gaiolas, os Happy Eggs® passam por um cuidadoso processo de higienização e, assim, atendem a todos os conceitos de bem-estar da Organização Mundial da Saúde Animal (OIE).
Quais os diferenciais da unidade de Lorena?
A fazenda Lorena é um exemplo muito importante de como é possível combinar sustentabilidade, produtividade e bem-estar animal, e é a principal referência no Brasil de granja sustentável. O projeto começou ainda em 2020, quando a Mantiqueira Brasil assumiu o compromisso de expandir a produção de ovos com galinhas livres de gaiolas — um modelo referencial em bem-estar e sustentabilidade.
A unidade de Lorena recebe esse nome por ficar no município de Lorena, em São Paulo. A propriedade é uma legítima Fazenda 4.0, e é considerada como a granja mais moderna do Brasil, pois adota tecnologia, métodos e processos específicos para a produção de ovos de galinhas livres. Em agosto de 2021, a granja recebeu suas primeiras 55 mil aves pintainhas da raça Hy-Line Brown, que representa uma linhagem superequilibrada na produção de ovos vermelhos.
Além disso, tudo em Lorena encanta por tamanho e tecnologia. Ao final do projeto, será capaz de suportar dois milhões de aves distribuídas por dezenas de galpões produtivos, com muito espaço para mobilidade e socialização delas, totalmente livres de gaiolas. Outro detalhe muito especial é a tecnologia dos ninhos.
Todos os ninhos da granja são verticais e automatizados. Essa abordagem permite reduzir ao máximo a intervenção humana no processo. Como resultado, as aves ganham mais conforto, segurança alimentar e qualidade de vida. Desde que chegam na granja, as pintainhas têm uma rotina voltada a sua saúde, bem-estar e produtividade.
Com um dia de vida, as aves recebem suas primeiras vacinas e cuidados especiais. Durante os dez primeiros dias, todas ficam em berçários climatizados, com fácil acesso a água e alimentação. Conforme vão crescendo, elas passam para o segundo andar do berçário, que é ainda mais espaçoso, confortável e adequado para os seus tamanhos.
Do 28º dia em diante, as aves já estão maiores e, por isso, ganham acesso a área livre da granja. Durante esse intervalo, a estrutura da unidade treina as aves com jogos de luzes para que elas aprendam a subir e descer dos poleiros com facilidade e segurança. Por volta da 16ª semana, as aves vão para o galpão de postura e começam a produção de ovos.
O que é o Selo Certified Humane Brasil?
O setor alimentício é um dos mais regulamentados no mundo — e é muito importante que isso seja assim. Afinal de contas, alimentação é coisa séria, e responsabilidade, regularidade e segurança são qualidades fundamentais para uma boa marca. É por isso que a Mantiqueira Brasil está sempre em busca de conquistar as certificações mais rigorosas e importantes do mercado.
Os Happy Eggs® são um exemplo disso, pois são certificados pela HFAC, a Humane Farm Animal Care — uma organização internacional exemplar na qualidade de vida dos animais criados para a produção de alimentos. No Brasil, a HFAC é representada pelo Instituto Certified Humane Brasil, e a Mantiqueira Brasil tem um orgulho imenso de fazer parte disso!
O Selo Certified Humane Brasil é a garantia de que determinado produto no mercado foi produzido seguindo uma série de práticas e protocolos humanizados, sustentáveis e ambientalmente responsáveis. Para o consumidor, esse selo é um símbolo de confiabilidade, que indica qualidade alimentar e bem-estar animal.
O que a Mantiqueira Brasil faz para conquistar e manter essa certificação?
Para obter uma certificação desse nível, é importante estar realmente comprometido com essa ideia. O processo inteiro de certificação pode ser conferido no material exclusivo produzido pela Certified Humane Brasil. Basicamente, a jornada pode ser resumida em pelo menos três etapas: a análise, a inspeção e o investimento em adaptação.
A análise é um processo em que a própria empresa deve estudar a fundo o que é bem-estar para os animais da sua produção, no caso da Mantiqueira Brasil, o bem-estar das galinhas. Em seguida, é necessário solicitar a inspeção do instituto e submeter a propriedade à avaliação criteriosa dos inspetores credenciados.
Esses profissionais avaliam os pontos positivos e negativos da operação, examinando todos os processos durante a criação, o transporte, o manejo e o processamento — absolutamente tudo é avaliado. Depois da inspeção, vem o resultado. Para conseguir a certificação, a empresa precisa atender a todos os inúmeros requisitos do instituto.
Tem mais: para continuar merecendo o selo e exibindo em seus produtos, a propriedade deve realizar a renovação anual. A cada 12 meses, é preciso se submeter a uma nova inspeção, que vem reavaliar os mesmos pontos e garantir que tudo esteja no alto nível de qualidade, segurança, bem-estar e eficiência que garantem a aprovação e a emissão do selo.
Claro, para assegurar que tudo esteja à altura dos requisitos dessa certificação, é preciso investir em muita tecnologia, infraestrutura e qualificação profissional. O objetivo do selo é, justamente, indicar a exclusividade, apontando para o cliente que esse é um produto feito com carinho, cuidado e, sobretudo, respeito pelo bem-estar animal.
Como pôde ver, os Happy Eggs® são ovos referenciais não apenas em sabor, qualidade alimentar e nutricional, mas principalmente, em sustentabilidade. Esse produto é um exemplo claro de como é possível unir produtividade com o bem-estar animal, beneficiando as aves, o meio-ambiente e o consumidor.
Agora que você tem uma noção completa sobre os Happy Eggs®, vale a pena saber onde você pode encontrá-los no mercado. A forma mais prática de obter esse produto delicioso é por meio do Clube Mantiqueira. Se você está no Rio de Janeiro Capital, Niterói, São Paulo Capital, Grande São Paulo ou na região Sul de Minas Gerais, que tal conhecer o nosso clube de assinaturas e receber nossos produtos em sua casa?