Ovo é proteína ou carboidrato? Tire todas as suas dúvidas aqui!

Saber se o ovo é proteína ou carboidrato é essencial para criar uma dieta adequada e inserir esse alimento tão importante no seu dia a dia. O ovo está presente em muitas receitas e contribui para que o cardápio do dia a dia seja muito nutritivo, sendo um dos melhores ingredientes do mundo. Por esse motivo é que ele não pode faltar em uma alimentação saudável.

Aliás, você está por dentro de todos os benefícios do ovo? O aliado da boa saúde é capaz de fornecer nutrientes importantíssimos para o organismo e, com isso, não deixar que a falta de proteína prejudique você. Neste artigo, falamos mais sobre o assunto. Continue a leitura e confira!

O que são proteínas?

As proteínas são compostas por um conjunto de aminoácidos. Cada uma delas tem uma combinação diferente dessas substâncias. O nosso organismo consegue produzir alguns desses aminoácidos, mas precisa receber outros por meio da alimentação.

Uma curiosidade interessante é que, ao ingerirmos as proteínas, elas são quebradas em aminoácidos para serem absorvidas pelo intestino. Uma vez na corrente sanguínea, esses aminoácidos são recombinados para formar as proteínas de que o organismo precisa.

Ou seja, se você consome albumina, mas o seu corpo necessita de colágeno, o organismo combina os aminoácidos disponíveis para formar essa proteína necessária. Incrível, não é?

O que são carboidratos?

Muitos alimentos que fazem parte do dia a dia estão no conjunto dos carboidratos. Ele é formado por alimentos que apresentam três elementos químicos em sua composição: o carbono, o hidrogênio e o oxigênio.

No dia a dia, eles podem ser encontrados em vegetais que produzem amido — tal como grão, cereais, raízes e tubérculos — e também nos alimentos que apresentam açúcar — como frutas, mel, biscoitos e demais itens industrializados.

Eles são essenciais para a manutenção da saúde, pois são responsáveis por levar glicose para a corrente sanguínea. Assim, os carboidratos contribuem para a produção de energia de que o corpo precisa na realização de tarefas do cotidiano. Entretanto, o abuso de alimentos ricos em carboidratos pode levar ao excesso de peso e diversos problemas decorrentes dessa condição.

Afinal, ovo é proteína ou carboidrato?

Entender a composição nutricional do ovo é importante para investir em alimentação saudável e acertar na hora de compor suas refeições. Para isso, é relevante saber se o ovo é proteína ou carboidrato. A resposta você pode conferir abaixo!

Entenda se o ovo é proteína

Sim! O ovo é uma fonte proteica de valor biológico 100. Isso significa que quase todas as proteínas contidas nele serão aproveitadas pelo organismo. Para você ter uma ideia, as proteínas da carne têm valor biológico 80, enquanto as do leite de vaca têm 92.

A principal proteína do ovo é a albumina, que fica na clara. Ela é responsável pelo transporte de nutrientes e pela distribuição de água nos compartimentos do corpo. Aliás, engana-se quem pensa que somente as claras são ricas em proteínas. A gema também contém esse nutriente em boas quantidades.

Por ser um dos alimentos-fonte de proteínas de baixo custo e rico em outros nutrientes, o ovo apresenta um excelente custo-benefício. Além disso, tem fácil digestão, o que reduz a sensação de peso no estômago que outras fontes proteicas dão.

Confira se o ovo tem carboidrato

Agora você já sabe que o ovo é uma boa fonte de proteínas. Mas será que ele também tem carboidratos? É possível ter ambas as propriedades nutricionais em sua composição e, assim, como é uma fonte proteica, também há carboidratos nesse alimento.

Em uma porção de 100 g, há cerca de 0,6 g de carboidrato em um ovo cozido por 10 minutos. Agora, se você prefere comer ele frito, essa quantidade dobra, chegando a 1,2 g. Portanto, a forma de preparo pode interferir nos valores nutricionais do alimento.

Apesar disso, a quantidade desse elemento é bem baixa, sendo que outras alternativas, por exemplo, frutas como laranja, maçã e banana, têm mais carboidratos que o ovo.

tabela-nutricional-do-ovo

Para que servem as proteínas?

As proteínas são fundamentais para o nosso corpo, pois participam de diversos processos biológicos e estão envolvidas em várias reações químicas. Além disso, muitas células são compostas por elas. A seguir, confira as funções desse composto no organismo e saiba por que é importante manter uma manutenção adequada:

  • construção, reparação e regeneração de músculos e outros tecidos;
  • papel de enzima;
  • movimentação dos músculos;
  • composição de anticorpos;
  • composição de hormônios;
  • coagulação do sangue;
  • transporte de oxigênio.

Como você pode ver, as proteínas são necessárias, por isso, devem ser consumidas em quantidades adequadas diariamente. A carência delas costuma causar alguns problemas de saúde, como veremos adiante.

Para que servem os carboidratos?

Você já sabe que o ovo é rico em proteínas e que tem uma quantidade baixa de carboidratos. Que tal saber para que os carboidratos servem?

Esse nutriente é muito útil para o nosso corpo quando precisamos de energia. Nesse sentido, uma alimentação deficiente em carboidratos pode causar problemas como fraqueza, irritação e até problemas relacionados à saúde mental.

Porém, é necessário ter atenção com o seu consumo, pois exageros podem causar obesidade e outros problemas. Além disso, se está em processo de emagrecimento, consumir esse nutriente de forma exagerada pode atrapalhar.

Portanto, vale compor sua dieta com algumas fontes de carboidrato junto com os ovos. Assim, você tem acesso a todos os elementos de que o seu corpo precisa. Além disso, o acompanhamento de um profissional de nutrição pode ajudar a encontrar o melhor caminho para ter um corpo saudável.

Ovos versus outras fontes de proteínas: qual é a equivalência?

Uma das maiores dúvidas de quando se utiliza o ovo como fonte de proteínas é a equivalência em relação aos outros alimentos com o mesmo nutriente. Afinal de contas, um ovo não tem a mesma porção proteica de um bife bovino, por exemplo.

A seguir, confira a comparação entre os alimentos e seus valores aproximados de proteínas:

  • 3 ovos inteiros: 19 gramas de proteínas;
  • 100 gramas de whey protein isolado: 90 gramas de proteínas;
  • 100 gramas de carne de boi: 26 gramas de proteínas;
  • 100 gramas de leite em pó desnatado: 26 gramas de proteínas.

O interessante é que você faça a composição da sua alimentação com diversos alimentos. Assim, é possível manter a dieta em dia e ter acesso a todos os nutrientes de que o seu corpo necessita. Além do mais, o acompanhamento de profissionais da área para definir um cardápio adequado pode ser interessante.

Quais outras propriedades interessantes o ovo oferece?

Os ovos são considerados um dos melhores alimentos devido ao seu valor nutricional. Embora sejam conhecidos pelas proteínas de alto valor biológico, eles contêm outros nutrientes muito importantes para o organismo, que fazem muito bem à saúde. Veja alguns benefícios, além de não deixar faltar proteína!

Aumenta a saciedade

Por conta das proteínas e gorduras boas, os ovos retardam a digestão, aumentando a saciedade. Isso significa que você fica mais tempo sem fome depois de consumi-los. Por esse motivo, também ajudam no processo de emagrecimento. Tanto que existe a dieta do ovo.

Além disso, comer esse alimento logo no café da manhã pode fazer com que a pessoa reduza o número de calorias ingeridas ao longo do dia. Só vantagens, não é mesmo? Portanto, não deixe o ovo fora das suas refeições.

É bom para a saúde do cérebro

A gema do ovo contém colina, que é uma vitamina do complexo B. Esse nutriente é muito importante para a saúde do cérebro, pois protege as membranas celulares do sistema nervoso. 

Sendo assim, é ótima para memória, cognição, humor e concentração. Na gestação, a colina reduz os riscos de problemas no fechamento do tubo neural do bebê. Viu como ingerir esse alimento pode ajudar em diversos aspectos da sua saúde?

Melhora a imunidade

Os ovos ajudam a fortalecer a proteção do nosso organismo, pois nossas células de defesa precisam de proteínas para ser produzidas. Mas não somente isso. Os micronutrientes contidos no alimento também são fundamentais para o sistema imune, como zinco, selênio e vitamina A.

Com o mundo passando por diversos problemas sanitários, encontrar alimentos que auxiliem a melhorar sua saúde e ter mais qualidade de vida é fundamental. Nesse sentido, consumir ovos em suas refeições é muito importante.

Ajuda no ganho de massa muscular

Para aumentar a massa muscular, é preciso consumir proteínas em boas quantidades, a fim de ter matéria-prima para a construção dos músculos. Como dissemos, os ovos contêm esse nutriente de alto valor biológico, o que ajuda nesse ganho.

Aliás, vale dizer que ter uma boa quantidade de massa magra é imprescindível para qualquer pessoa, já que ela protege as articulações, mantém a saúde dos ossos, entre outros fatores. Quem tem costume de praticar atividades físicas com frequência, como musculação, sabe que o consumo de ovos pode ser muito benéfico para a formação do músculo.

Combate o envelhecimento precoce

Os ovos contêm vitaminas e minerais antioxidantes. Isso quer dizer que são capazes de combater os radicais livres e evitar o envelhecimento precoce. Dessa maneira, ajudam na prevenção de doenças degenerativas e colaboram com o sistema cardiovascular.

Manter a pele saudável e combater o envelhecimento é maravilhoso, não é mesmo? Assim, você vive com mais qualidade e pode aproveitar cada fase de sua história da melhor forma possível.

Ovos-e-nutrição-um-olhar-detalhado-sobre-os-valores-nutricionais

Quais são os riscos da falta de proteína?

Como vimos, a proteína é muito importante para o organismo. É ela que auxilia na produção de hormônios e enzimas que favorecem a cicatrização, o sistema imunológico e a recuperação muscular. Por isso, a falta dela pode trazer alguns riscos para a saúde, como:

  • fadiga excessiva;
  • queda de cabelo;
  • unhas quebradiças;
  • pele sem viço;
  • redução da massa muscular;
  • dificuldade de cicatrização;
  • propensão a gripes e resfriados;
  • problemas digestivos, como constipação e gases;
  • inchaço abdominal.

A falta de proteínas pode trazer prejuízos a longo prazo, então, é necessário consumir alimentos ricos nesse macronutriente, como ovos, carnes, leites e queijos. Para quem segue uma dieta vegetariana, pode incluir grão-de-bico, soja, lentilhas e amendoins no cardápio.

Como posso identificar a falta de proteína no meu corpo?

Alguns sintomas podem mostrar que você está com falta de proteínas no organismo. Inclusive, o esgotamento físico e mental é um dos principais! Se você sente fraqueza, falta de vontade de realizar atividades básicas e isso começou a interferir na sua rotina, atenção, pois pode ser o caso de carência de proteína.

Podemos citar como exemplo de proteína essencial a hemoglobina, presente nas hemácias, que tem a função de ligar as moléculas de oxigênio e transportá-las para todos os órgãos do corpo. É isso que nos dá energia e ânimo para realizar tarefas do dia a dia.

Com a falta dessa proteína, qualquer esforço físico pode parecer muito mais difícil do que realmente é. Além disso, o esgotamento mental acontece com mais frequência. Como resultado, a falta de proteína inclui aqueles sintomas que já destacamos: queda de cabelo, unhas frágeis, pele flácida, cansaço extremo e cicatrização mais lenta.

A recomendação é consultar um médico e fazer exames de sangue para checar se o seu nível de proteína está regular. Só um profissional poderá orientar sobre o melhor tratamento a ser seguido.

Como consumir proteína de maneira saudável?

A falta de proteína não precisa ser um problema na sua vida. Afinal, existem alimentos muito benéficos que suprem a necessidade desse macronutriente e ainda deixam a dieta mais saborosa.

É o caso dos ovos, um dos alimentos mais ricos em proteínas. Embora seja altamente proteico, essa não é a sua única vantagem. Ele concentra muitos nutrientes essenciais ao organismo, como minerais, vitaminas, ácidos graxos e, principalmente, a albumina, que ajuda a transportar nutrientes pelo sangue.

O ovo também é um alimento muito versátil, que pode ser preparado de diversas formas: mexido, cozido, frito, omelete, mollet, poché, entre outras opções. Você também pode preparar receitas deliciosas, como ovo com espinafre! Que tal começar a inovar na cozinha?

Em resumo, as proteínas são fundamentais para o bom funcionamento do organismo, mas devem ser consumidas com outros grupos de alimentos. Combine-as com carboidratos (arroz, macarrão, pães, mandioca), gorduras boas (abacate, oleaginosas, azeite extra virgem), legumes e vegetais, leguminosas (feijão, lentilha, grão-de-bico).

Entendeu se o ovo é proteína ou carboidrato? Como você viu, esse alimento oferece alto valor biológico e um excelente custo-benefício, principalmente, se aliado a outros alimentos saudáveis. Por ser muito versátil, pode ser incluído no cardápio diário, trazendo ainda mais sabor e nutrientes.

Gostou do artigo e quer continuar descobrindo como ter uma alimentação de qualidade? Então, confira nosso post e descubra mais sobre quais são os principais componentes da tabela nutricional do ovo!

Siga nossas redes


    Quer receber as promoções, novidades e conteúdos exclusivos da Mantiqueira Brasil? Assine nossa newsletter!


    Quiz

    Ebooks

    Compartilhe

    Siga nossas redes


      Quer receber as promoções, novidades e conteúdos exclusivos da Mantiqueira Brasil? Assine nossa newsletter!


      Quiz

      Ebooks

      Leia também

      Galinhas poedeiras: como nutrição e bem-estar impactam qualidade dos ovos?

      Comida fitness com ovo: 3 receitas para ganhar massa

      O que é reeducação alimentar? Entenda e confira 7 dicas

      Superalimentos: entenda o que são e quais as características

      Doce com ovos: aprenda 4 receitas deliciosas

      Aprenda a fazer maionese caseira picante

      Lemon Curd: aprenda a fazer o creme de limão mais versátil da culinária

      Como fazer pirão de ovo? Aprenda essa receita prática e nutritiva

      Molho holandês: aprenda a preparar

      Comer ovo todo dia é saudável!

      6 receitas de festa junina para todos os gostos

      Conheça a classificação de ovo e suas características

      4 ideias de café da manhã romântico para Dia dos Namorados

      Bolo com gosto de ovo? Saiba o que fazer!

      Receita de ovo mexido cremoso: simples e delicioso

      5 receitas com ovo de codorna para variar o cardápio

      Conheça a receita de eggnog de Natal e sua origem

      Mantiqueira Brasil lança experiência exclusiva de fazenda em supermercado do Rio de Janeiro

      Bolinhos de Chuva

      Ovos Moles à Portuguesa

      Cocotte de Ovo

      Picadinho à brasileira

      Omelete Verde Orgânica

      Tapioca de Linhaça com Ovo Mexido

      Mantiqueira Brasil e Instituto Mangueira do Futuro

      Mantiqueira Brasil inova em stand na Expofood

      Desafio “Dia da Verdade”

      Veja também

      Galinhas poedeiras: como nutrição e bem-estar impactam qualidade dos ovos?

      Comida fitness com ovo: 3 receitas para ganhar massa

      O que é reeducação alimentar? Entenda e confira 7 dicas

      Superalimentos: entenda o que são e quais as características

      Doce com ovos: aprenda 4 receitas deliciosas

      Aprenda a fazer maionese caseira picante

      Lemon Curd: aprenda a fazer o creme de limão mais versátil da culinária

      Como fazer pirão de ovo? Aprenda essa receita prática e nutritiva

      Molho holandês: aprenda a preparar

      Comer ovo todo dia é saudável!

      6 receitas de festa junina para todos os gostos

      Conheça a classificação de ovo e suas características

      4 ideias de café da manhã romântico para Dia dos Namorados

      Bolo com gosto de ovo? Saiba o que fazer!

      Receita de ovo mexido cremoso: simples e delicioso

      5 receitas com ovo de codorna para variar o cardápio

      Conheça a receita de eggnog de Natal e sua origem

      Mantiqueira Brasil lança experiência exclusiva de fazenda em supermercado do Rio de Janeiro

      Bolinhos de Chuva

      Ovos Moles à Portuguesa

      Cocotte de Ovo

      Picadinho à brasileira

      Omelete Verde Orgânica

      Tapioca de Linhaça com Ovo Mexido

      Mantiqueira Brasil e Instituto Mangueira do Futuro

      Mantiqueira Brasil inova em stand na Expofood

      Desafio “Dia da Verdade”