Você já ouviu falar em ovo processado? Além da versão in natura, é possível consumir o alimento de forma completamente segura e nutritiva depois que ele passa por um processamento. A medida vem ganhando espaço no mercado e a confiança dos consumidores.
Se você quer saber mais sobre o assunto, é melhor ficar de olho. Preparamos algumas informações que vão ajudar a tirar algumas dúvidas sobre o ovo processado. Continue a leitura e não perca nenhum detalhe!
O que é ovo processado?
Muitas pessoas começam a consumir ovo com mais frequência por terem escutado que ovo ajuda a emagrecer ou que ovo é cicatrizante. Mas pouca gente sabe que não é preciso consumir apenas o ovo in natura. Já existem inúmeras outras maneiras de manter e condicionar os ovos de forma igualmente nutritiva.
Para tanto, os produtos são coletados das aves e encaminhados para diferentes tipos de processamento. Alguns são apenas pasteurizados. Outros, são desidratados, e assim por diante. O resultado desses esforços específicos é o ovo processado, que deve ser proveniente de uma empresa de confiança, afinal, ovo tem marca e precisa ser seguro.
O processamento mantém a propriedade nutricional do ovo original. Além disso, conserva as suas características, permitindo que as receitas sejam preparadas normalmente na sua cozinha. Em contrapartida, apresenta diversas outras vantagens em relação ao produto original, como você verá mais adiante.
O real motivo do processamento de ovos é para garantir às indústrias e às empresas a compra de um produto que garanta segurança alimentar e facilite o preparo das receitas.
Para garantir a segurança no fornecimento e no consumo desses ovos, existem critérios a serem adotados pelo produtor. Assim, consumindo o produto desidratado ou pasteurizado, as pessoas têm a garantia de que estão adquirindo um alimento seguro.
Quais são suas vantagens?
Você já viu que o ovo processado oferece diversas vantagens em relação ao produto in natura. Agora, chegou a hora de entender melhor quais são elas. Veja só!
Estabilidade e uniformidade
Os ovos que passam por processamento atingem uma estabilidade maior em relação às suas características, evitando que estraguem ou passem do ponto. O ovo líquido passa pelo processo de pasteurização, que consiste no tratamento térmico por calor.
O objetivo é destruir os microrganismos patogênicos que possam estar na composição do produto alimentício, seguido de refrigeração imediata (máx. 5°C), sem alteração sensível da constituição física do ovo ou partes do ovo.
Economia de mão de obra
Quando estão na sua forma líquida, os ovos processados também economizam tempo nas cozinhas. Não é preciso quebrar as cascas e, nem mesmo, separar a clara da gema. As duas partes podem ser adquiridas separadamente.
Menor espaço para armazenamento
Sem precisar guardar os ovos nas caixas, que ocupam um espaço considerável na despensa, dá para facilitar a organização com o ovo processado. Vendido na forma líquida e em pó, o material ocupa uma área muito menor para ser armazenado.
Facilidade para medir as porções na fabricação de vários alimentos
Em cozinhas com um grande volume de utilização de ovos, como na de confeiteiros, contar com o ovo processado pode facilitar muito na hora de medir as porções das receitas. Com a clara separada da gema, basta utilizar um medidor padrão para chegar à quantidade desejada, sem ter que deixar ovos abertos porque você só vai usar uma parte.
Como ele se diferencia dos demais?
Entre as diferenças para o ovo convencional está o fato de que o ovo processado é mais seguro em relação aos microrganismos que podem estar presentes no produto. Além disso, está livre de bactérias potencialmente presentes em alimentos crus, como a salmonela. Sua durabilidade nas prateleiras e geladeiras também é maior, e a praticidade do uso é incomparável.
Vale ressaltar que tanto o sabor quanto a utilização dos ovos permanece a mesma. Ele pode ser usado em diversas receitas, como bolos, omeletes, macarrão e assim por diante. O seu valor nutricional também não sofre alterações.
A homogeneização é utilizada para se obter uma textura uniforme do ovo líquido e maximizar a eficácia do tratamento térmico, além de aumentar a vida de prateleira do produto acabado. Além disso, pode resultar em:
- ovo integral desidratado;
- gema ou clara de ovo desidratadas;
- ovo integral pasteurizado resfriado;
- gema ou clara de ovo pasteurizada resfriada;
- ovo integral pasteurizado congelado;
- gema ou clara de ovo pasteurizada congelada.
Para que esses processos sejam executados de forma segura, existe uma Portaria criada especificamente para as Unidades de Beneficiamento de Ovos (Portaria SDA Nº 612 DE 06/07/2022 - MAPA). Essa portaria tem como objetivo estabelecer diretrizes a serem seguidas, desde o transporte da matéria prima a expedição do produto acabado.
O MAPA indica os padrões de processamento antes de iniciar a quebra em si ainda como casca. Todo o fluxo é obrigatoriamente resfriado desde a entrada até a saída.
Além disso, ele deve ser concluído em até 72 horas após a quebra dos ovos. As primeiras utilizações do ovo processado aconteceram ainda durante a Segunda Guerra.
Então, ainda que o produto esteja se popularizando apenas agora, ele não é novo. Porém, com a correria do dia a dia e a alta demanda nas cozinhas profissionais, principalmente, ele voltou a fazer sucesso.
O resultado é uma demanda crescente, que tem despertado o interesse de muitas pessoas, seja para aumentar a durabilidade dos seus estoques, seja para facilitar o transporte e o manuseio, simplificar o armazenamento ou, simplesmente, garantir mais segurança no consumo. Inclusive, os ovos processados são uma ótima alternativa para quem precisa transportar pequenas quantidades do produto de casa para o trabalho, por exemplo.
É claro que a Mantiqueira Brasil também dá essa opção a você. Dispomos do Ovo Integral Líquido Pasteurizado Eggscelente (1 kg é equivalente a 20 ovos), das Gemas Líquidas Pasteurizadas Eggscelente (1 kg é equivalente a 56 gemas in natura) e das Claras Líquidas Pasteurizadas Eggscelente (1 kg é equivalente a 32 claras in natura). Tudo isso, com a garantia de qualidade Mantiqueira Brasil, que fornece ovos direto da granja, há 34 anos.
Como vimos, o processamento industrial não afeta os valores nutricionais do ovo. E oferece algumas vantagens para quem consome esse alimento com regularidade. Por isso, vale a pena conhecer esse produto e experimentar em suas receitas.
Agora que você já sabe tudo sobre ovo processado, que tal garantir os ovos processados na sua rotina? Conheça nossas lojas com os Eggscelentes!