Comer ovos de codorna em conserva é um hábito já enraizado na cultura brasileira. Especialmente em cidades pequenas, é muito comum encontrar em bares esse petisco. Mas, além de ser um alimento delicioso, é também bastante rico em vitaminas e minerais e apresenta a grande vantagem de não ser nada complicado de se preparar.
Quer saber como fazer os seus próprios ovos de codorna em conserva? Então, veja algumas receitas deliciosas que separamos para você. Confira!
Quais são os benefícios do ovo de codorna?
Apesar do tamanho relativamente menor, o ovo de codorna não fica de forma alguma atrás do de galinha quando o assunto são benefícios para a nossa nutrição. A seguir, conheça as principais vantagens desse alimento!
É ótimo para a visão
Esse ingrediente é rico em vitamina A, que é essencial para a nossa visão, já que ajuda na nitidez dos nossos olhos. Ela tem propriedades antioxidantes, além de evitar que tenhamos danos na mácula do olho, prevenindo contra a catarata.
Diminui a pressão arterial
O potássio é um mineral importantíssimo para a nossa pressão arterial, visto que ele auxilia na dilatação dos vasos sanguíneos e, consequentemente, há menos tensão nas artérias. Esse mineral faz parte de um dos componentes do ovo de codorna, junto ao ácido docosahexaenóico que é outro responsável por ajudar na redução da pressão arterial.
Ajuda na limpeza do organismo
Como é um ingrediente cheio de aminoácidos, o ovo de codorna ajuda na limpeza das toxinas do nosso organismo. O que acontece é que esses compostos interligam-se às substâncias tóxicas e auxiliam no processo de expulsá-las.
Estimula as atividades cerebrais
Por fim, comer ovos de codorna regularmente é ótimo para o seu cérebro. Esse tipo de alimento tem muito fósforo que é um estimulante para o seu sistema nervoso. Ele ajuda a melhorar a memória e o raciocínio, aumentando o crescimento de tecidos neurais.
Como preparar conserva de ovo de codorna?
Já deu para perceber que esse é um tipo de alimento muito rico em nutrientes. Mas não dá para comê-lo de qualquer jeito, é preciso saber prepará-lo para aproveitar o seu sabor. Existem muitas formas e vamos detalhá-las mais à frente. Aqui, falaremos sobre o ovo de codorna em conserva padrão que é o jeito mais fácil de preparar esse prato.
Primeiramente, é preciso cozinhar o ovo. Em uma panela com água, pegue os ovos com casca e os coloque para ferver por cerca de 15 minutos. Após esse período, retire-os da água e descasque.
Coloque-os em um pote e em seguida acrescente vinagre até cobri-los parcialmente. Também, ponha um pouco de água até que os ovos estejam cobertos. Coloque um pouco de sal e mexa o pote para misturar os ingredientes. Deixe o recipiente fechado por dois dias e já estará pronto para ser consumido.
Após abrir, eles devem ser mantidos na geladeira.
5 receitas de ovos de codorna em conserva
Além da receita tradicional, existe uma série de formas de preparar esse ingrediente que não só ajudam a potencializar o sabor, mas são ideais para quem quer fazer um petisco diferente.
A seguir, conheça 5 possibilidades de preparar os ovos de codorna em conserva. Vamos lá?
1. Ovo de codorna temperado
Para a receita, você vai precisar de:
- 1 porção de Ovos de Codorna Mantiqueira;
- sal a gosto;
- ervas (orégano e folhas de louro) a gosto.
Modo de preparo
Essa é uma combinação bastante simples, o preparo da conserva é o mesmo da receita padrão, mas a principal diferença é que, além do sal, também se colocam algumas ervas para melhorar o sabor, como o orégano e algumas folhas de louro.
2. Ovo de codorna e pimenta-calabresa
Para essa receita você precisará de:
- 1 porção de Ovos de Codorna Mantiqueira;
- 1 colher de pimenta-calabresa;
- algumas folhas de louro a gosto;
- azeite de oliva a gosto.
Modo de preparo
As pimentas também são uma ótima combinação para o ovo. Depois de fervê-los e colocá-los no pote, tempere com uma colher de pimenta-calabresa e acrescente as folhas de louro. Você também pode colocar um pouco de azeite de oliva.
3. Ovo de codorna com vinagre de maçã
Os ingredientes dessa receita são:
- 1 porção de Ovos de Codorna Mantiqueira;
- vinagre de maçã a gosto.
Modo de preparo
Essa é uma alternativa para aqueles que não gostam da acidez do vinagre tradicional. O de maçã é um pouco mais suave e na receita padrão de conserva serve como um substituto mais leve.
4. Ovo de codorna com vegetais
Para essa receita você vai precisar de:
- 1 porção de Ovos de Codorna Mantiqueira;
- 2 xícaras de brócolis;
- 2 xícaras de repolho roxo;
- pimenta-biquinho a gosto.
Modo de preparo
Você pode enriquecer ainda mais a conserva dos ovos de codorna colocando alguns vegetais. Brócolis e repolho roxo são uma excelente combinação. Junte todos os ingredientes e misture-os em um pote. Também, pegue pedaços de pimenta-biquinho para complementar o petisco.
5. Ovo de codorna com pimenta-da-jamaica
Os ingredientes dessa receita são:
- 1 porção de Ovos de Codorna Mantiqueira;
- pimenta-da-jamaica a gosto;
- sal a gosto;
- açúcar a gosto;
- folhas de louro a gosto.
Modo de preparo
Como você pode ver, essa é uma receita que não vai apenas a pimenta-da-jamaica, mas também louro, sal e açúcar. É um prato que se destaca por ser bastante saboroso, visto que a mistura desses ingredientes potencializa o sabor da conserva. E o melhor é que é bem simples de se preparar.
Primeiro, pegue uma jarra e coloque vinagre e água, um pouco de pimenta-da-jamaica, folhas de louro, sal e açúcar. Deixe ferver a substância e ponha para esfriar. Coloque-a dentro da conserva em que estão os ovos, cobrindo-os no pote. Deixe por dois dias para pegar o sabor e, pronto, já pode comer!
Quais são as diferenças entre ovo de galinha e de codorna?
Apesar de serem alimentos iguais na estrutura, eles apresentam diferenças não só no preparo: os níveis de nutrientes que fornecem para o corpo são também diferentes. Vamos começar pela distinção mais visível: o ovo de codorna é bem mais leve que o ovo de galinha, com apenas 10 gramas.
Na sua composição, as diferenças são ainda maiores, a começar pelo nível de colesterol: o de codorna, apesar do tamanho, apresenta o dobro de gordura, com 422 miligramas de colesterol, contra 260 do ovo de galinha, segundo uma matéria da Veja Saúde.
Em relação às proteínas, o de codorna é bem mais rico, ele tem 6,5 miligramas desse nutriente, enquanto o ovo de galinha tem 5,8. Por fim, ele apresenta bem mais ferro e cálcio se comparado com o seu “primo”, o que pode ser uma ótima fonte de alimentação.
Como vimos, ovos de codorna em conserva são uma ótima forma de comer um aperitivo. Eles são fáceis de fazer e ainda têm diversas possibilidades de preparo: dá para colocar ervas, pimenta, servi-los como um petisco e, até mesmo, como prato principal.
Além disso, esse é um ingrediente bastante nutritivo, cheio de vitaminas e minerais, sendo ideal para quem quer mudar um pouco sua rotina alimentar para algo saboroso e que faz bem para a saúde.
Gostou de saber mais sobre pratos com ovos de codorna? Veja o nosso quiz sobre as principais receitas de ovos do mundo!