Dá para lucrar com revenda de ovos? Saiba como começar seu negócio!

Se tem uma coisa que a pandemia nos ensinou é que nunca é tarde para se reinventar. Entre todas as oportunidades no mercado, existe uma que se destaca: a revenda de ovos. Diz para a gente: você já considerou essa alternativa? Caso não, sem problemas, pois o nosso objetivo é justamente apresentar as vantagens dessa área.

Para tirar todas as suas dúvidas, reunimos as principais curiosidades sobre o tema. Aqui, você entenderá por que a revenda de ovos é uma boa opção, quais são as melhores práticas para começar nesse negócio, o que fazer para ter lucro e como manter o sucesso do empreendimento no longo prazo. Gostou? Então, não perca tempo e acompanhe!

É vantajoso realizar a revenda de ovos?

A revenda de ovos é uma excelente opção de negócio porque conta com um público consumidor gigantesco, composto por pessoas de todas as idades — de bebês a idosos. Outro ponto é que os ovos não são alimentos de consumo sazonal, ou seja, a demanda independe da época do ano em que estamos.

Além disso, são alimentos muito saudáveis, versáteis, nutritivos e gostosos, são utilizados em diversos pratos e trazem diferentes benefícios para a saúde. No atual período, inclusive, há quem opte pelo ovo em substituição à carne, que está com os preços cada dia mais elevados.

O reflexo disso pode ser percebido nos números da Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), que mostram que, em 2021 cada brasileiro consumiu 255 ovos — 69% a mais do que há 10 anos.

Nesse cenário, a compra de ovos para revender surge como uma grande oportunidade, especialmente considerando que os últimos anos tem sido financeiramente turbulentos. Agora é hora de sacudir a poeira e se organizar para gerar uma renda extra.

A matemática é bem simples: você compra barato de quem fornece e revende com uma margem de lucro. Além disso, é uma atividade sem complicações, que pode ser feita como pessoa física, usando seu CPF (Cadastro de Pessoas Físicas) para comprar no atacado, sem nem precisar abrir empresa.

Agora, se optar pela abertura do CNPJ (Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas), como um MEI (Microempreendedor Individual), pode garantir algumas vantagens, pois simplifica o acesso a ferramentas comerciais, como maquininhas de cartão, conta em banco, notas fiscais e muito mais.

Além disso, abrir um MEI ajuda na garantia dos seus direitos, assegurando fatores como a aposentadoria. Vale a pena dar uma pesquisada extra em todas as vantagens (e os deveres) desse tipo de empresa.

É legal olhar para tudo isso com uma visão comercial, pois a crise afetou a economia de todo o mundo. O aumento do dólar fez com que o preço da carne bovina disparasse, pois os produtores aproveitaram a variação para focar nas exportações.

Vale ressaltar que também houve aumento no preço do ovo devido aos insumos serem comprados em dólar, mas o impacto não foi tão grande, pois ainda há ampla oferta no mercado.

Por conta dessa alta no preço da proteína animal, os consumidores passaram a procurar alternativas no supermercado, como o frango e o porco, que não demoraram a aumentar o preço pela mesma razão. Em contrapartida, os ovos — que fornecem muita proteína por unidade consumida — seguem com um abastecimento estável, o que aumentou a busca pelo produto.

Aqui, você pode se questionar sobre como competir com os mercados. A realidade é que você tem uma vantagem muito importante: o menor custo operacional. Mercados, mesmo que pequenos, precisam contratar funcionários para várias funções e arcar com uma série de despesas tributárias.

Você, enquanto revendedor autônomo e independente, opera com um custo mínimo. Nesse caso, como as despesas são menores, você pode cobrar bem menos pelos ovos. Assim, consegue sair na frente da concorrência pelo preço — além da conveniência ao atender o consumidor de forma mais humanizada.

Como começar o negócio da revenda de ovos?

O primeiro passo é conhecer bem o que você está vendendo. Dessa forma, você saberá recomendar o que é melhor para cada consumidor, destacando as vantagens dos diversos tipos de ovos oferecidos, gerando mais vendas.

Para isso, conte com a gente! No nosso blog, você encontra dezenas de conteúdos especiais sobre o tema, explicando como funciona a produção de ovos, as especificidades dos nossos produtos, os diferenciais voltados para questões de tecnologia e sustentabilidade, e muito mais.

Depois de mergulhar nesses materiais, é hora de colocar a mão na massa! Como frisamos ao longo deste post, a revenda de ovos é uma atividade bem flexível, que permite que você faça de maneira autônoma e prática, seja como pessoa física, seja como pessoa jurídica.

Caso queira empreender diretamente com o seu CPF, sem problemas! No nosso portal, você acessa toda a nossa linha de produtos com preços especiais, direto da granja, comprando em volume de atacado e recebendo no seu endereço — o que facilita muito a sua operação.

Caso queira atuar como MEI, legal também! Abra um CNPJ no Portal do Empreendedor e, em seguida, entre em contato conosco!

Dito isso, você sabia que a Ovos Mantiqueira conta com uma ampla linha de produtos reconhecidos pelo sabor e pela qualidade? Somos referência no que fazemos, combinando inovação, paixão e décadas de dedicação a esse superalimento.

Além disso, buscamos manter uma relação próxima e amigável com os nossos clientes, independentemente do porte de seus negócios. No nosso site, você conhece toda a linha de produtos da Ovos Mantiqueira e realiza pedidos diretamente da nossa granja.

Vale destacar o nosso clube de assinatura, o Clube Mantiqueira, que é a solução perfeita para quem quer empreender. Por meio do Clube, vendemos em grandes ou pequenos volumes, tanto para CPF quanto para CNPJ. 

Você pode optar, por exemplo, entre duas modalidades de fornecimento: a compra avulsa ou a assinatura. Na compra avulsa, você adquire os kits e eles são entregues no endereço informado, uma única vez. A assinatura permite que você receba o mesmo pedido de forma recorrente.

Você pode assinar o recebimento de um Kit de 30 Ovos Orgânicos Mantiqueira a cada 7, 14, 21, 28 ou 35 dias, com o pagamento sendo cobrado no cartão de crédito, de acordo com a periodicidade das entregas — o que chamamos de ciclos.

Não é só isso, viu? Além do Kit Orgânico, temos outras opções interessantes, como Ovos Caipira Mantiqueira, Kit Família Mantiqueira, Kit Seleção Mantiqueira, Kit Fitness Mantiqueira, os kits de maior volume e a nossa linha de Ovos Plant Based Mantiqueira. Assim como na compra avulsa, a entrega é realizada diretamente na sua casa ou estabelecimento.

Assim, você mantém sua operação continuamente abastecida com o que há de melhor no mercado de ovos brasileiros, combinando economia e qualidade.

Como ter lucro nessa área?

Como explicamos, a revenda de ovos é uma operação extremamente simples, pois você elimina a parte mais custosa de todo esse processo, que consiste na criação das aves e na produção dos ovos — realizada pela Ovos Mantiqueira.

Como em qualquer negócio de revenda, o lucro é resultado do repasse por um preço maior do que a compra. Imagine só: você compra uma caixa granel com cada ovo custando R$ 0,40 e os revende a R$ 0,50 — valores de exemplo. É essa diferença — nesse caso, de 20% — que se acumula e resulta no seu faturamento.

Além disso, vale destacar algo fundamental para o seu sucesso: a disciplina financeira. É muito importante não misturar as contas do seu negócio com as pessoais. 

Não importa a modalidade em que você decida empreender: é preciso ter organização em relação aos seus custos e suas receitas, sempre priorizando a fluidez e a continuidade do negócio.

Quais são os 6 passos para começar a vender ovos?

Agora, é hora de você conferir algumas dicas para que a sua revenda comece a funcionar de maneira eficiente, sem erros e trazendo lucros rápidos para o seu novo negócio. Veja as recomendações a seguir!

1. Saiba o que é preciso para começar

Antes de iniciar qualquer tipo de negócio, é fundamental que você saiba o que está fazendo. Ninguém nasce sabendo, por isso, há um período de pesquisa, aprendizado e estudo, como se você estivesse de volta na escola.

Tire um tempo para pesquisar, ver vídeos no YouTube, fazer cursos (há inúmeras opções a distância e gratuitas na Internet) e muito mais. O Sebrae, aliás, oferece um excelente suporte para quem quer começar um negócio próprio.

Esse cuidado fará com que você tenha mais preparo e segurança. Busque, também, a orientação de outros lojistas e já comece a construir as suas primeiras relações profissionais.

2. Monte a estrutura necessária

Depois, é hora de montar a estrutura necessária. Qual será o local de armazenamento dos ovos? Não se esqueça, por exemplo, que eles devem ser acondicionados em regiões que não são tão úmidas — de preferência, em refrigeradores que mantenham a temperatura e garantam a integridade do produto.

Faça uma pesquisa sobre isso e veja qual é a infraestrutura exigida para o seu negócio. Em caso de dúvidas, não deixe de entrar em contato conosco. Uma das nossas responsabilidades é ajudar nossos clientes.

3. Conheça as melhores distribuidoras

Por falar na distribuidora, não esqueça de fazer uma pesquisa minuciosa sobre o assunto. É fundamental que a sua parceira de negócios esteja apta não só a ajudar, mas a oferecer ovos de altíssima qualidade e com integridade assegurada por processos tradicionais e tecnológicos.

Na Ovos Mantiqueira, por exemplo, o manejo dos ovos começa a ser pensado desde a criação das aves até a hora que os ovos chegam a você — seja para a revenda, seja para o consumo final. Todo esse processo deve ser explicado de maneira transparente, sem que você fique com qualquer dúvida.

4. Pesquise o seu público-alvo

Outra dica muito importante é: não deixe de pesquisar o seu público-alvo. Esse é um detalhe fundamental para que o seu negócio flua tranquilamente e que você obtenha sucesso!

Vamos dar algnuns exemplos para que você entenda melhor. Imagine que você deseja abrir uma lojinha próxima de uma academia. Ela pode ser bastante atrativa para o público que frequenta o local e está preocupado em ter uma boa saúde, certo? Nesse sentido, pode ser interessante disponibilizar ovos enriquecidos, como os Ovos Ômega-3 Mantiqueira, que trazem ainda mais benefícios aos consumidores.

Agora, se seu objetivo for revender para estabelecimentos como docerias, padarias e outros locais que utilizam ovos na produção de alimentos, uma boa ideia é investir em Ovos Jumbo Mantiqueira, que são maiores e rendem mais nas receitas.

Você pode ainda optar por participar de feiras livres ou de eventos que comercializam produtos orgânicos. Neste caso, revender Ovos Caipira Orgânico Mantiqueira é uma excelente alternativa.

Vale ainda estudar o público-alvo e entender suas necessidades para assim conseguir se adaptar e se preparar com antecedência.

5. Divulgue o seu negócio

A divulgação é a alma do negócio, afinal, essa é a maneira como as pessoas vão descobrir os seus produtos e buscar a sua ajuda. Com base na pesquisa feita com o seu público-alvo, descubra quais são as principais formas de fazer com que essa notícia chegue até essas pessoas.

Há diversas opções, que vão desde propagandas sonoras (com os bons e velhos carros de som) até as físicas (com panfletos), passando pelo uso das redes sociais. Cada tipo de público tem uma divulgação que funciona melhor. Descubra qual é o seu caso!

6. Saiba o que não deve ser feito

Além de saber o que deve ser feito, é fundamental entender quais são as atitudes que devem ser evitadas por quem deseja ter sucesso em qualquer tipo de negócio. Esse é um dos pontos mais difíceis de serem compreendidos.

A dica para aprender isso é conversar. Dialogue com a sua fornecedora e saiba o que não pode acontecer com o acondicionamento dos ovos, além de buscar algumas informações sobre a maneira de dialogar com o cliente e conquistar o sucesso na sua região. A conversa com outros profissionais da área também pode ajudar muito.

Gostou de saber mais sobre a revenda de ovos? Essa é uma alternativa interessante para quem quer iniciar um novo negócio, mas tem medo de que ele não dê certo. Com o produto perfeito, as chances de sucesso são infinitamente maiores. Estamos torcendo para que tudo caminhe conforme o planejado por você!

Agora que você sabe que a revenda de ovos é uma oportunidade interessante, que tal dar os primeiros passos para ingressar no segmento? Conheça a nossa linha composta pelos melhores ovos do mercado, entre em contato conosco e venha ser um revendedor da Ovos Mantiqueira!

Siga nossas redes


    Quer receber as promoções, novidades e conteúdos exclusivos da Mantiqueira Brasil? Assine nossa newsletter!


    Quiz

    Ebooks

    Compartilhe

    Siga nossas redes


      Quer receber as promoções, novidades e conteúdos exclusivos da Mantiqueira Brasil? Assine nossa newsletter!


      Quiz

      Ebooks

      Leia também

      Galinhas poedeiras: como nutrição e bem-estar impactam qualidade dos ovos?

      Comida fitness com ovo: 3 receitas para ganhar massa

      O que é reeducação alimentar? Entenda e confira 7 dicas

      Superalimentos: entenda o que são e quais as características

      Doce com ovos: aprenda 4 receitas deliciosas

      Aprenda a fazer maionese caseira picante

      Lemon Curd: aprenda a fazer o creme de limão mais versátil da culinária

      Como fazer pirão de ovo? Aprenda essa receita prática e nutritiva

      Molho holandês: aprenda a preparar

      Comer ovo todo dia é saudável!

      6 receitas de festa junina para todos os gostos

      Conheça a classificação de ovo e suas características

      4 ideias de café da manhã romântico para Dia dos Namorados

      Bolo com gosto de ovo? Saiba o que fazer!

      Receita de ovo mexido cremoso: simples e delicioso

      5 receitas com ovo de codorna para variar o cardápio

      Conheça a receita de eggnog de Natal e sua origem

      Mantiqueira Brasil lança experiência exclusiva de fazenda em supermercado do Rio de Janeiro

      Bolinhos de Chuva

      Ovos Moles à Portuguesa

      Cocotte de Ovo

      Picadinho à brasileira

      Omelete Verde Orgânica

      Tapioca de Linhaça com Ovo Mexido

      Mantiqueira Brasil e Instituto Mangueira do Futuro

      Mantiqueira Brasil inova em stand na Expofood

      Desafio “Dia da Verdade”

      Veja também

      Galinhas poedeiras: como nutrição e bem-estar impactam qualidade dos ovos?

      Comida fitness com ovo: 3 receitas para ganhar massa

      O que é reeducação alimentar? Entenda e confira 7 dicas

      Superalimentos: entenda o que são e quais as características

      Doce com ovos: aprenda 4 receitas deliciosas

      Aprenda a fazer maionese caseira picante

      Lemon Curd: aprenda a fazer o creme de limão mais versátil da culinária

      Como fazer pirão de ovo? Aprenda essa receita prática e nutritiva

      Molho holandês: aprenda a preparar

      Comer ovo todo dia é saudável!

      6 receitas de festa junina para todos os gostos

      Conheça a classificação de ovo e suas características

      4 ideias de café da manhã romântico para Dia dos Namorados

      Bolo com gosto de ovo? Saiba o que fazer!

      Receita de ovo mexido cremoso: simples e delicioso

      5 receitas com ovo de codorna para variar o cardápio

      Conheça a receita de eggnog de Natal e sua origem

      Mantiqueira Brasil lança experiência exclusiva de fazenda em supermercado do Rio de Janeiro

      Bolinhos de Chuva

      Ovos Moles à Portuguesa

      Cocotte de Ovo

      Picadinho à brasileira

      Omelete Verde Orgânica

      Tapioca de Linhaça com Ovo Mexido

      Mantiqueira Brasil e Instituto Mangueira do Futuro

      Mantiqueira Brasil inova em stand na Expofood

      Desafio “Dia da Verdade”