Durante a pandemia, grande parte da população tem passado mais tempo dentro de casa. Isso faz com que, muitas vezes, os familiares passem a realizar atividades em conjunto. Por isso, que tal começar, desde já, a cozinhar em família?
Ao adotarmos esse hábito, conseguimos promover refeições saudáveis e com maior valor nutricional a quem mais amamos. Fora isso, tanto os adultos quanto as crianças podem abraçar a ideia e colaborar para o preparo de diferentes receitas. Assim, a prática também ajuda a melhorar o relacionamento e garantir momentos incríveis em família.
Diante disso, queremos incentivar você a mergulhar nessa proposta e viver experiências únicas Acompanhe a leitura e anote as nossas sugestões!
Dia Internacional da Família
Quando falamos sobre datas comemorativas para reunir os familiares, é comum imaginarmos o Natal ou a Páscoa, mas você sabia que existe o Dia Internacional da Família? Isso mesmo! Comemorado todos os anos, em 15 de maio, o período serve para homenagear o núcleo familiar, especialmente aquele que nos protege, cuida e ama.
É interessante destacar que uma família pode ser feita de muitos ou poucos membros. Há, por exemplo, algumas compostas por duas mães ou dois pais, assim como os avós, os tios e os irmãos. São muitas possibilidades.
Independentemente de como for a sua família, uma coisa é fato: nessa e em outras datas, é sempre válido comemorar com quem se ama, seja reservando um momento para assistir a um filme e conversar, seja para cozinhar em conjunto e saborear bons momentos. Pense nisso!
Importância de cozinhar em família
Com o estilo de vida moderno e bem agitado, é comum que muitas pessoas não tenham tempo para preparar as suas próprias refeições. Contudo, após o início do isolamento social, esse cenário vem mudando — e pretende continuar assim, com as famílias valorizando a alimentação saudável e caseira.
Ao ficar mais em casa e, até mesmo, trabalhar em modo home office, é possível economizar o tempo gasto no trânsito ou em outros afazeres e aproveitar a família. Um bom exemplo disso é quando decidimos cozinhar com criança ou com os nossos parceiros.
Assim que investir nessa prática, tanto você quanto eles conseguirão aproveitar inúmeros benefícios. Abaixo, veja os principais:
- boas memórias — quando cozinhamos com quem amamos conseguimos criar recordações para a vida inteira. Inclusive, esse é um ótimo momento para que você ensine algumas receitas de família aos seus filhos e perpetue uma tradição;
- vínculo — a prática também serve para que haja uma boa interação entre os membros da família, como acontece entre a mãe, o pai e os filhos. Nesse momento, você conseguirá conversar, trocar experiências e se aproximar dos pequenos como nunca;
- saúde — com a criança na cozinha, é possível ensiná-la receitas saudáveis e até a importância de cada nutriente, assim como de onde vem os alimentos. Esse costume também ajuda a valorizar a comida caseira e diminuir o consumo de produtos processados, que colaboram para a obesidade infantil;
- autoestima — uma vez na cozinha, os filhos sentem que estão ajudando os seus pais, logo, contribuindo para algo útil e valioso. Apesar de parecer algo simples, essa experiência faz com que os pequenos se sintam capazes e amados, melhorando significativamente a sua autoestima.
Quer tornar a experiência de cozinhar em família ainda melhor? Então, considere estender esse momento para o café da manhã, almoço ou jantar. Além de cozinhar com os pais, as crianças esperam que todos os membros se sentem à mesa com frequência.
Tal atitude serve para que os pequenos criem laços familiares fortes e os levem para a vida inteira. Inclusive, é durante as refeições que os pais podem conversar e saber mais sobre a vida de seus filhos. Aproveite, por exemplo, para perguntar como eles estão indo na escola e procurar descobrir se há algo de errado que possa ser ajustado.
Opções de receitas fáceis para cozinhar com as crianças
Não há dúvida de que cozinhar em família é uma tarefa simples, agradável e capaz de render muitas memórias fantásticas para os envolvidos, porém, antes de “colocar a mão na massa”, é importante separar algumas receitas fáceis para fazer com as crianças na cozinha. Uma indicação é a clássica mousse de chocolate, mas você também pode recorrer a outros pratos saborosos. Vamos lá?
Muffin de misto-quente
É difícil encontrar uma só criança que não seja apaixonada por misto-quente. E como tudo o que é bom pode melhorar, existe uma receita que adaptou esse tradicional lanche para uma versão moderna de muffin, que acompanha queijo e presunto picados.
Ingredientes
- 2 Ovos Jumbo Mantiqueira;
- 3 fatias de pão de forma (preferencialmente, sem casca);
- 5 fatias de muçarela;
- 5 fatias de presunto;
- 1 colher de café de orégano;
- 1/2 lata de creme de leite sem soro;
- sal e pimenta a gosto.
Modo de preparo
Corte o pão em cubinhos e, em seguida, pique o presunto e a muçarela. Junte todos os ingredientes em uma tigela e adicione os Ovos Mantiqueira, o creme de leite e o orégano, misturando bem. Tempere a massa com um pouco de sal e pimenta. Com tudo pronto, transfira a mistura para formas de empada ou de cupcakes. Asse em forno preaquecido a 180 °C, deixe assar por até 20 minutos, retire com cuidado e sirva.
Bolo de caneca no micro-ondas
Também temos uma opção fantástica de receita para ser servida na sobremesa — o bolo de caneca de chocolate. O melhor? A opção pode ser feita no micro-ondas e fica pronta em até 30 minutos.
Ingredientes
- 2 Ovos Caipira Orgânicos Mantiqueira;
- 1/2 xícara de chá de açúcar;
- 3 colheres de sopa de manteiga;
- 3 colheres de sopa de leite (integral ou desnatado);
- 3 colheres de sopa de chocolate em pó;
- 1 xícara de chá de farinha de trigo;
- 1/2 colher de chá de fermento em pó.
Modo de preparo
Em uma tigela, misture o açúcar, os Ovos Mantiqueira, o leite e a manteiga. Acrescente o chocolate e a farinha, mexendo bem até alcançar uma aparência homogênea. Adicione o fermento e mexa com cuidado. Coloque a massa até a metade de uma caneca untada. Depois, leve ao micro-ondas, em potência média, por 3 minutos. Espere que a massa descanse por 5 minutos. Se quiser, também é possível preparar uma calda de chocolate ou brigadeiro e finalizar a produção.
Vale lembrar que o ovo é uma fonte rica de proteínas, sendo um ingrediente não somente saboroso, mas também imprescindível para o desenvolvimento infantil. Se possível, sempre inclua esse alimento saudável nas refeições diárias, aproveitando para cozinhar em família e garantir mais saúde a todos.
Após conferir o nosso post completo, você conseguiu identificar os benefícios de cozinhar em família? Aproveite para acessar outro artigo e descobrir algumas atividades com caixa de ovo para fazer com as crianças!