Conheça 5 receitas tradicionais de Páscoa

Adoramos celebrar todo o simbolismo que envolve as datas comemorativas. E agora é hora de pensar nas receitas de Páscoa.

Se você é quem cozinha na Páscoa, trouxemos uma programação completa para ajudar na sua organização. Antes de conferir nossas dicas para entrada, prato principal e sobremesa, saiba um pouco mais sobre a Páscoa no Brasil e a influência portuguesa nestes cardápios. Vamos lá!

Conheça um pouco mais sobre a Páscoa no Brasil

A Páscoa é uma celebração que faz parte do calendário religioso cristão, simbolizando a crucificação e a ressurreição de Jesus Cristo. Um detalhe importante é que ela é móvel, ou seja, não acontece na mesma data todos os anos, como o Natal.

No Brasil, a origem da Páscoa está diretamente ligada ao catolicismo. Entretanto, sua verdadeira origem se encontra no judaísmo, simbolizando o Pessach — a travessia feita pelos judeus depois de alcançarem a liberdade da escravidão. Para os cristãos, essa é a passagem da morte para a vida, representada pela ressurreição de Jesus Cristo.

No Ocidente, a data é comemorada pelos cristãos após a Semana Santa. Antes disso, passam pelo período denominado Quaresma. No Brasil, é comum que as pessoas façam promessas e realizem penitências durante esses 40 dias.

Você já deve ter ouvido algum amigo comentar que está em jejum de chocolate, refrigerante ou carne vermelha do Carnaval até a Páscoa, não é mesmo? Esse é um hábito comum entre os cristãos brasileiros.

Contudo, as tradições também variam de acordo com a região. Conheça algumas das comemorações a seguir.

Sul

A festa mais famosa de Páscoa está em Pomerode, Santa Catarina, considerada um reduto alemão no Brasil, que promove a Osterfest. Desde 2008, os turistas têm um mês para visitar a Osterbaum, uma árvore de 25 metros de altura enfeitada com casquinhas de ovos coloridas. A cidade toda é convocada a doar cascas de ovos de galinha ou de plástico pintadas à mão para abastecer a atração principal da festa e bater recordes.

Sudeste

As atrações católicas com procissões e tapetes floridos são atrações tradicionais em Ouro Preto e São Paulo. Na capital paulista, mais precisamente na rua Lava-pés, no bairro Cambuci, os fiéis vivenciam a tradição da malhação de Judas — mais uma herança dos portugueses. Desde 1937, os cristãos se reúnem no local para bater e atear fogo em um boneco recheado com serragem.

Centro-Oeste

Desde 1795, a Procissão do Fogaréu revive em Goiás a paixão e a morte de Jesus Cristo. Na madrugada da quinta para a sexta-feira Santa, cerca de 500 homens saem às ruas em procissão segurando tochas ao som de tambores. O ritual representa a condenação de pecadores, homenageando a prisão e a crucificação de Jesus Cristo.

Nordeste

Nessa região também acontecem procissões do fogaréu, mas nada é tão emocionante e comentado quanto a encenação da Paixão de Cristo, considerada o maior espetáculo a céu aberto do mundo. A representação acontece em Nova Jerusalém, Pernambuco, e conta com a atuação de atores famosos e transmissão ao vivo pela televisão.

Norte

Aqui, há outras expressivas encenações da Paixão de Cristo, sendo que a mais famosa ocorre em Barcarena, no Pará. Na capital do estado, em Belém, a Procissão do Senhor Morto reúne milhares de fiéis em busca da cura para seus problemas de saúde.

Entenda a relação entre coelhos e ovos de chocolate

A Páscoa é associada a coelhos, ovos e chocolate. O coelho representa a abundância, uma imagem herdada de contos e histórias infantis europeus do século XVIII.

Já os ovos trazem como simbologia o nascimento e a ressurreição de Jesus Cristo. Eles remontam a uma tradição antiga dos povos da Europa e do Mediterrâneo, que presenteavam os entes queridos com ovos pintados à mão.

Inclusive, ainda hoje, há quem adote a pintura de ovos de galinha, recheados ou não com chocolate, para intensificar a proposta da data e encantar os convidados.

O próprio ovo de galinha também é uma ótima opção para os católicos que não consomem carne no período da quaresma. Além de altamente nutritivas, receitas com ovos são uma opção barata e versátil para incorporar aos cardápios diários.

Veja a influência da culinária portuguesa nessa data

O Brasil é um país que foi colônia de Portugal. Por isso, não é uma grande novidade que os pratos considerados tradicionais na mesa do brasileiro em datas festivas tenham uma forte influência portuguesa.

Em geral, os portugueses contribuíram com técnicas culinárias, doces tradicionais, uso de especiarias, cultivo de arroz, hortaliças, frutas, criação de galinha, porco e boi para consumo, uso de ovos, azeite de oliva e açúcar. Muitos desses ingredientes, apesar de serem originários da Índia, são heranças trazidas pelos portugueses na época da colonização.

É impossível falar de tradição, Páscoa e heranças portuguesas sem falar do bacalhau. O ingrediente é uma estrela desde a Idade Média, quando os católicos começaram a fazer jejum de carne vermelha. O período de jejum era muito maior que nos dias atuais, e o bacalhau era a principal fonte de alimentação nesse tempo.

Os cristãos seguiram a tradição e até hoje o peixe é a estrela da Páscoa. Além dele — cuja receita vamos apresentar em nossa sugestão de menu a seguir —, há diversas outras influências portuguesas que você pode acrescentar ao cardápio de Páscoa. 

Confira 5 sugestões de menu para a sua Páscoa

Agora que você já conhece um pouco mais sobre as celebrações culturais dessa data aqui no Brasil, chegou a hora de você conferir nossas sugestões para um menu completo de Páscoa!

1. Entrada: Folar de Páscoa com ovo cozido no interior

Para uma massa que rende cerca de nove folares, com um ovo cozido para cada, você vai precisar anotar o modo de preparo a seguir.

Ingredientes

  • 11 Ovos Happy Eggs Mantiqueira — 1 ovo para a massa, 9 ovos cozidos para o recheio e 1 ovo para pincelar;
  • 250 ml de leite morno;
  • 100 g de manteiga ou margarina amolecida;
  • 110 g de açúcar;
  • 1 colher (café) de erva-doce em pó;
  • 1 colher (café) de canela em pó;
  • raspa de 1 limão pequeno;
  • 570 g de farinha de trigo;
  • 2 colheres (chá) de fermento biológico seco.

Modo de preparo

Antes de preparar a massa, cozinhe os 9 ovos em água fervente. Desligue o fogo após 7 minutos, escorra, descasque e reserve. Agora, vamos à preparação da massa, que pode ser feita das seguintes maneiras:

  • máquina de fazer pão — junte os ingredientes na ordem acima, selecione o programa “Massa” e deixe que a máquina faça o seu trabalho até o fim.
  • à mão ou na batedeira — misture o fermento com o leite morno, junte o açúcar e o ovo. Acrescente a canela, a erva-doce e a raspa de limão, misturando novamente. Adicione a farinha aos poucos e, por fim, coloque a manteiga e sove até ser absorvida. Polvilhe a massa com farinha, cubra com um pano e deixe descansar por aproximadamente 1h30min até dobrar de tamanho. 

Depois de todo esse processo, a massa deve estar macia e você pode começar a preparar os seus folares. Corte a massa em 9 porções, abra uma porção da massa, recheie com um ovo cozido e feche. Coloque-os em uma forma untada. Se preferir, pode decorar cada um deles. Basta separar um pedaço da massa antes de montar os pãezinhos, fazendo uma cruz ou patinhas de coelho em cima de cada folar já fechado.

Pincele toda a sua produção com um ovo batido e deixe descansar até dobrar de volume novamente. Preaqueça o forno a 180°C e asse seus folares por 20 a 35 minutos — dependendo do seu forno e do tamanho dos seus pãezinhos.

2. Prato principal: Bacalhau com ovos e creme de cebola

O bacalhau com ovos e creme de cebola é uma reinvenção do bacalhau com natas, prato típico português, com grande potencial para se tornar um dos clássicos da Páscoa entre a sua família e uma receita com ovos apreciada ao redor do mundo.

Embora seja um prato delicado e sofisticado, seguindo o passo a passo você conseguirá produzi-lo tranquilamente. Vamos aos ingredientes!

Ingredientes

  • 10 gemas de Ovos Orgânicos Caipira Mantiqueira;
  • 3 claras de Ovos Orgânicos Caipira Mantiqueira;
  • 1 colher (chá) de fécula de batata;
  • 3 folhas de louro;
  • 1,2 kg de batatas raladas;
  • 10 pedaços de 200 g de lombo de bacalhau dessalgado e hidratado;
  • 100 g de sal;
  • 100 g de salsinha;
  • 2 dentes de alho;
  • 300 g de cebolas cortadas em quatro pedaços cada;
  • 400 ml de azeite de oliva extravirgem;
  • 50 ml de vinho branco;
  • 500 ml de água;
  • 500 ml de vinagre de vinho branco.

Modo de preparo

O primeiro passo é preparar uma solução com a água, o vinagre e o sal. Coloque as gemas de molho nesse líquido e deixe que permaneçam imersas por, aproximadamente, 2 horas.

Em uma assadeira, coloque o bacalhau, as folhas de louro e regue com 300 ml de azeite. Leve ao forno por 20 a 25 minutos, a uma temperatura de 150°C.

O próximo passo é preparar o rosti de batata: misture o ingrediente com as claras e a fécula de batata e tempere com sal. Aqueça o azeite em uma frigideira e adicione a mistura das batatas aos poucos, para formar 10 porções de rosti, deixando-as dourar dos dois lados. Escorra a gordura, arrume as porções de rosti em uma assadeira e leve ao forno preaquecido a 180°C, durante 15 minutos.

Para finalizar, vamos ao creme de cebola. Refogue as cebolas em 50 ml de azeite, coloque o alho, o vinho branco e cozinhe por alguns minutinhos. Como toque final, adicione a salsinha picada com os 50 ml restantes de azeite.

Agora é hora de servir. Após as gemas completarem as 2 horas no molho, use cada uma delas para rechear um rosti. Coloque um pedaço do bacalhau em cima e acrescente o creme de cebola. Bom apetite!

3. Segunda opção de Prato Principal: Peixe à Portuguesa

O Peixe à Portuguesa é uma receita que lembra a famosa bacalhoada, mas ela é feita com outro tipo de peixe, os filés de Merluza. Para você variar suas receitas de Páscoa e ainda manter a tradição portuguesa. Vamos aos ingredientes?

Ingredientes

  • 4 Ovos Caipira Mantiqueira cozidos
  • 800 g de Filé de Merluza;
  • 3 pimentões de cores variadas cortados em rodelas;
  • 1 cebola grande, também cortada em rodelas;
  • 1 limão;
  • 5 batatas;
  • alho a gosto cortado em lâminas;
  • azeitonas verdes também a gosto;
  • 4 tomates cortados em rodelas;
  • azeite de oliva;
  • temperos a gosto: sal, pimenta do reino, orégano ou outra erva da sua preferência, como tomilho ou alecrim;
  • salsinha ou coentro picadinhos (escolha o seu preferido).

Modo de preparo

O primeiro passo é cozinhar as batatas. Depois de descascadas, corte-as em rodelas e cozinhe em água com sal. Para saber o ponto correto, verifique com um garfo. Elas devem estar cozidas, mas firmes, pois ainda irão ao forno. Escorra a água e reserve.

Enquanto as batatas cozinham, corte os filés de merluza em um tamanho médio e tempere com suco de limão, orégano, sal e pimenta do reino.

Separe uma travessa grande e regue o fundo com azeite. Depois, acomode os ingredientes em camadas. Uma camada de batatas, outra de tomate, cebola e pimentões. Não se esqueça de acertar o sal a cada camada e regar com azeite.

Coloque os filés de merluza, as fatias de alho e regue novamente com azeite. Leve ao forno preaquecido a 180°C por aproximadamente 20 minutos.

Depois que o peixe já estiver assado, para finalizar, adicione os ovos cozidos cortados ao meio e temperados com um pouco de sal, as azeitonas e salpique salsinha ou coentro. Você também pode dar uma última regadinha de azeite. Sirva com arroz branco e uma salada de folhas.

4. Sobremesa: Colomba Pascal

Para muitos, a sobremesa é a hora mais deliciosa dos almoços e jantares em datas festivas. Entre as receitas de Páscoa mais conhecidas, a Colomba Pascal é a principal. Contrariando as influências portuguesas do resto do menu, este é um prato que tem origem na Itália.

Parecido com o panetone, a colomba pascal pode ser assada em forma de cruz ou oval, lembrando os ovos de Páscoa. Além disso, podem levar frutas cítricas ou gotas de chocolate. Confira a receita!

Ingredientes

Para a massa:

  • 5 gemas de Ovos Caipira Mantiqueira;
  • 2 xícaras (chá) de frutas secas, cristalizadas ou gotas de chocolate;
  • 100 g de açúcar;
  • 1 colher (café) de sal;
  • 120 ml de leite integral;
  • 3 colheres (sopa) de raspas de laranja, tangerina e limão-siciliano;
  • 100 g de manteiga;
  • 30 g de fermento biológico fresco;
  • 500 g de farinha de trigo.

Para a cobertura, você vai precisar de:

  • 4 colheres (sopa) de leite integral morno;
  • 2 xícaras (chá) de açúcar de confeiteiro;
  • 1/2 xícara (chá) de amêndoas torradas e picadas;
  • 1 colher (sobremesa) de canela;
  • 1 colher (sopa) de açúcar mascavo.

Modo de preparo

Esfarele o fermento biológico com as mãos e coloque em uma tigela; adicione 2 colheres de sopa de farinha e 4 colheres de sopa de água. Misture bem e depois deixe fermentar por cerca de 20 minutos ou até dobrar de tamanho.

Na batedeira, com o gancho para bater massas, bata em velocidade baixa o restante da farinha de trigo, as gemas, o açúcar, uma pitada de sal, as raspas dos cítricos, o leite e a manteiga. Depois, junte o fermento e aumente a velocidade aos poucos. Bata até a massa ficar elástica.

Com as mãos, misture as frutas ou as gotas de chocolate em uma colher de sopa de farinha de trigo. Depois, junte essa misturinha na tigela da batedeira — sem bater, só para agregar os ingredientes à massa.

Deixe essa massa crescer dentro de uma forma descartável, em local aquecido, até dobrar de tamanho. Por fim, deixe por aproximadamente 40 minutos em forno preaquecido a 180°C.

Após sua colomba esfriar, é hora de colocar a cobertura. Misture o açúcar de confeiteiro, a canela e acrescente o leite até obter uma pasta. Despeje por cima da colomba e enfeite com as amêndoas e o açúcar mascavo. 

Por tradição, a colomba é servida no café da manhã ou naquele cafezinho especial pós-almoço. Não deixe suas visitas irem embora sem provar!

5. Mais sobremesa: Ovo de Páscoa na travessa

Pode repetir sobremesa? Na Páscoa pode! Com esse Ovo de Páscoa na travessa vai ser impossível resistir.

Ingredientes

  • 6 gemas de Ovos Gourmet Mantiqueira;
  • 2 latas de leite condensado;
  • 2 latas (a mesma do leite condensado) de leite;
  • 2 colheres de sopa de amido de milho;
  • 1 colher de chá de extrato de baunilha;
  • 2 caixinhas de creme de leite;
  • 2 xícaras de chá de chocolate ao leite picado;
  • 2 xícaras de chá de chocolate meio amargo picado;
  • ½ xícara de chá do recheio de sua preferência: você pode usar castanha de caju ou qualquer outro tipo de castanha picada, coco, flocos de arroz, amendoim, nibs de cacau etc.

Modo de preparo

É hora de preparar dois cremes, um branco e um de chocolate. Para começar, faça o creme branco. Coloque em uma panela o amido de milho dissolvido no leite, as gemas e o leite condensado. Mexa bem até engrossar. Assim que chegar no ponto de um creme, desligue o fogo e acrescente o extrato de baunilha. 

Quando estiver frio, misture o creme de leite. O creme branco está pronto, é só separar ⅓ da mistura em uma outra vasilha e reservar. Para fazer o creme de chocolate, derreta o chocolate meio amargo e misture ao restante do creme branco. 

Agora, comece a montar o Ovo. Em uma travessa média, coloque metade do creme de chocolate. Leve a travessa ao congelador por uns 15 minutos, até firmar, retire e cubra com o creme branco. Por cima, espalhe o recheio de sua preferência, como a castanha de caju, e volte ao congelador para firmar novamente. 

Cubra com a outra metade do creme de chocolate e para finalizar, derreta o chocolate ao leite e espalhe por cima. Coloque o doce na geladeira por pelo menos 2 horas antes de servir. Quando ele estiver bem geladinho, o chocolate de cima formará uma casquinha crocante, como se fosse um Ovo de Páscoa.

Para que suas receitas de Páscoa façam sucesso na mesa do almoço ou do jantar, é importante acrescentar amor, capricho e bons fornecedores na lista de ingredientes. Nesse caso, conte com a qualidade dos ovos Mantiqueira e sirva seus pratos com tranquilidade e segurança. 

Gostou das nossas receitas? Então aproveite e compartilhe este post em suas redes sociais!

Siga nossas redes


    Quer receber as promoções, novidades e conteúdos exclusivos da Mantiqueira Brasil? Assine nossa newsletter!


    Quiz

    Ebooks

    Compartilhe

    Siga nossas redes


      Quer receber as promoções, novidades e conteúdos exclusivos da Mantiqueira Brasil? Assine nossa newsletter!


      Quiz

      Ebooks

      Leia também

      Galinhas poedeiras: como nutrição e bem-estar impactam qualidade dos ovos?

      Comida fitness com ovo: 3 receitas para ganhar massa

      O que é reeducação alimentar? Entenda e confira 7 dicas

      Superalimentos: entenda o que são e quais as características

      Doce com ovos: aprenda 4 receitas deliciosas

      Aprenda a fazer maionese caseira picante

      Lemon Curd: aprenda a fazer o creme de limão mais versátil da culinária

      Como fazer pirão de ovo? Aprenda essa receita prática e nutritiva

      Molho holandês: aprenda a preparar

      Comer ovo todo dia é saudável!

      6 receitas de festa junina para todos os gostos

      Conheça a classificação de ovo e suas características

      4 ideias de café da manhã romântico para Dia dos Namorados

      Bolo com gosto de ovo? Saiba o que fazer!

      Receita de ovo mexido cremoso: simples e delicioso

      5 receitas com ovo de codorna para variar o cardápio

      Conheça a receita de eggnog de Natal e sua origem

      Mantiqueira Brasil lança experiência exclusiva de fazenda em supermercado do Rio de Janeiro

      Bolinhos de Chuva

      Ovos Moles à Portuguesa

      Cocotte de Ovo

      Picadinho à brasileira

      Omelete Verde Orgânica

      Tapioca de Linhaça com Ovo Mexido

      Mantiqueira Brasil e Instituto Mangueira do Futuro

      Mantiqueira Brasil inova em stand na Expofood

      Desafio “Dia da Verdade”

      Veja também

      Galinhas poedeiras: como nutrição e bem-estar impactam qualidade dos ovos?

      Comida fitness com ovo: 3 receitas para ganhar massa

      O que é reeducação alimentar? Entenda e confira 7 dicas

      Superalimentos: entenda o que são e quais as características

      Doce com ovos: aprenda 4 receitas deliciosas

      Aprenda a fazer maionese caseira picante

      Lemon Curd: aprenda a fazer o creme de limão mais versátil da culinária

      Como fazer pirão de ovo? Aprenda essa receita prática e nutritiva

      Molho holandês: aprenda a preparar

      Comer ovo todo dia é saudável!

      6 receitas de festa junina para todos os gostos

      Conheça a classificação de ovo e suas características

      4 ideias de café da manhã romântico para Dia dos Namorados

      Bolo com gosto de ovo? Saiba o que fazer!

      Receita de ovo mexido cremoso: simples e delicioso

      5 receitas com ovo de codorna para variar o cardápio

      Conheça a receita de eggnog de Natal e sua origem

      Mantiqueira Brasil lança experiência exclusiva de fazenda em supermercado do Rio de Janeiro

      Bolinhos de Chuva

      Ovos Moles à Portuguesa

      Cocotte de Ovo

      Picadinho à brasileira

      Omelete Verde Orgânica

      Tapioca de Linhaça com Ovo Mexido

      Mantiqueira Brasil e Instituto Mangueira do Futuro

      Mantiqueira Brasil inova em stand na Expofood

      Desafio “Dia da Verdade”