Saiba as diferenças entre ovo de granja, caipira e orgânico

Quando você vai ao supermercado, prefere o ovo de granja, o caipira ou o orgânico? Se você pensou que tanto faz, é porque, com certeza, não conhece as diferenças entre eles. Cada um tem características próprias, que precisam ser conhecidas para garantir a tomada de decisão certa.

Afinal, como a gente sempre costuma dizer por aqui, ovo não é tudo igual! Apesar de todos os tipos serem bastante nutritivos e boas opções para qualquer refeição, eles apresentam aspectos diferentes. Então, como escolher o melhor? A verdade é que não existe uma resposta única. Tudo depende do que você gosta e prefere no momento.

Por isso, a saída é se informar. É o que optamos por fazer neste post. Aqui, vamos explicar a diferença entre ovo caipira e orgânico e ainda mostrar o que é o ovo de granja, como é comumente chamado. Leia e confira!

O que é ovo de granja?

Antes de começarmos este tópico, é preciso esclarecer uma coisa: ovo de granja não é um termo adequado. Apesar de ser conhecido desta forma por muita gente, o correto é chamá-lo de ovo tradicional.

Ele é produzido em escala industrial, por galinhas que vivem em gaiolas e que geralmente se alimentam com ração à base de soja, milho e farinha. Mas isso não é regra, viu? É possível que na ração da galinha sejam incluídos ainda outros ingredientes com o objetivo de obter ovos enriquecidos e vitaminados.

Devido ao seu modelo de produção, o ovo tradicional é o mais conhecido e encontrado nos supermercados. Isso porque ele é o mais barato.

Qual é a diferença entre ovo caipira e ovo orgânico?

O ovo de granja tem suas características produtivas bem específicas, como ficou claro. Agora, o que diferencia o orgânico e o caipira? A seguir, vamos explicar os dois tipos para que você compare as descrições e saiba escolher o melhor.

Ovo caipira

O ovo caipira também é chamado de tipo colonial ou de capoeira. A produção é caracterizada pelo fato de as galinhas terem acesso ao pasto e viverem fora de gaiolas.

Todos os ovos postos pela galinha ficam em ninhos cobertos. Além disso, a alimentação é de origem vegetal e não há administração de remédios para estimular o crescimento nem de antibióticos.

Aqui, é interessante destacar que é um mito que a cor do ovo é relacionada ao fato de ele ser ou não caipira. Muita gente acrecita que ovos caipira são sempre vermelhos, mas isso não é verdade. A diferença de cor no ovo varia de acordo com a raça da galinha. Portanto, você encontra o tipo caipira nas tonalidades branca, vermelha e até azul.

Por sua vez, a gema tende a ter uma cor mais alaranjada do que a do ovo de granja. Isso acontece devido à concentração de betacaroteno e ômega 3. Ou seja, esse é um fator de diferenciação. Outros aspectos são que os ovos caipira costumam ser até 30% menores e com a casca mais grossa.

Em uma pesquisa realizada pela Proteste, esse tipo de ovo tem uma quantidade maior de vitaminas A, D e B8 (colina). Também tem mais cálcio e ferro. Outra característica é a menor concentração de gordura saturada, que pode provocar o aumento de peso e do LDL, o "colesterol ruim".

Ovo orgânico

Esse tipo de ovo é aquele produzido por galinhas que recebem alimentação exclusivamente orgânica. Ou seja, não há fertilizantes nem agrotóxicos. Da mesma forma, é proibido ministrar antibióticos e remédios para crescimento.

Essa é a melhor opção para quem deseja ter uma alimentação mais natural. Isso porque não tem resíduos químicos nas propriedades do ovo orgânico. Assim como no modelo de produção do tipo caipira, as galinhas têm liberdade. Por isso, há prioridade para o seu bem-estar e o seu comportamento natural.

O confinamento em gaiolas é proibido. Além disso, o produtor deve receber um certificado emitido por uma empresa terceirizada. Dessa forma, confirma-se que todos os parâmetros exigidos pelo Ministério da Agricultura são seguidos.

Qual tipo de ovo é mais nutritivo?

Todos os ovos são nutritivos, independentemente do tipo deles. Os diferentes tipos apresentam vitaminas e minerais essenciais para o funcionamento do organismo. Entre os benefícios, estão:

  • fortalecimento do sistema imunológico;
  • diminuição do envelhecimento precoce;
  • redução dos níveis de hemocisteína, um marcador importante sobre a saúde do coração;
  • melhoria do crescimento infantil;
  • favorecimento à transmissão de impulsos nervosos;
  • aumento do foco, da concentração e da memória.

Em relação às gorduras, elas são benéficas, desde que consumidas em quantidades apropriadas. Isso porque elas contribuem com a produção hormonal do organismo humano e do transporte de vitaminas A, D, E e K.

Outro nutriente importante do ovo são as proteínas. Elas ajudam a manter as funções vitais do organismo. Nesse alimento, elas são de alta qualidade e são formadas por aminoácidos essenciais — ou seja, que precisam ser consumidos nas refeições.

No entanto, a maior parte está na clara. Dentre os principais aminoácidos dos ovos, estão os de cadeia ramificada: isoleucina, leucina e valina. Eles são conhecidos como Branch Chain Amino Acids (BCAA) e são ideais para quem pratica atividades físicas ou tem mais de 60 anos.

Por quê? Simples. O BCAA incentiva o ganho de massa magra, auxilia na recuperação muscular pós-treino, contribui com o pré-treino e evita a fadiga muscular. Portanto, o ovo é um superalimento. Além de ter ótimos nutrientes, também oferece excelente custo-benefício.

Isso faz o consumo de ovos bater recordes. Segundo o Relatório Anual 2022, da Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), o consumo individual desse alimento foi de 257 unidades. O dado inclui os ovos de granja, o caipira, o orgânico e todos os outros tipos.

Esse resultado foi 1,5% maior do que o consumo registrado em 2020. Também ficou acima da média mundial, que é de 230 ovos ao ano por pessoa. Para 2022, a expectativa é ainda melhor: a projeção é de que o resultado seja de 262 unidades per capita.

Portanto, não existe um tipo melhor do que o outro. Tudo depende do que você pode consumir em questão de preferência e de orçamento. Da mesma forma, aquela ideia de que ovo de granja faz mal é errada. Na verdade, esse modelo de produção focado na produtividade deixa de lado o bem-estar das galinhas.

Esse é o motivo que fez a maior granja de ovos da América do Sul, a Ovos Mantiqueira, dar liberdade às galinhas. Com isso, foram verificadas melhorias na qualidade de vida dos animais e no resultado na produção. Porém, não existe nenhum malefício à saúde humana consumir ovos de granja.

Como escolher ovos?

Então, como escolher os ovos quando se está no supermercado? Confira algumas dicas que vão fazer a diferença.

Deixe de lado a cor da gema

Muita gente acha que a cor da gema mostra que o ovo tem mais nutrientes. De modo geral, ela indica que o alimento é do tipo caipira. Porém, isso nem sempre acontece. É que algumas empresas colocam corante nas rações. Portanto, a tonalidade mais forte pode representar o uso de ingredientes químicos.

Lembre-se de que ovo não é tudo igual

Talvez você acredite que os ovos são todos iguais. Porém, eles são bastante diferentes, tanto na composição quanto na produção e na procedência. Por isso, sempre procure pelo selo de certificação da embalagem antes de comprá-los.

Saiba como armazenar os ovos

Com certeza, o melhor local para guardar os ovos é a geladeira. No entanto, é importante não deixar na porta, como é comum. Isso porque a diferença constante de temperatura pode prejudicar a qualidade. Outra dica é nunca lavar o ovo antes de utilizá-lo. Se quiser fazer isso, realize o processo logo antes do consumo.

Evite as rachaduras

Sempre deixe de comprar qualquer ovo que tenha alguma rachadura na casca. Isso porque ela serve para proteger o alimento de germes e bactérias, inclusive a salmonela. Portanto, o rompimento desse invólucro torna o produto incerto para uso.

Qual é a diferença entre o ovo branco e o vermelho?

Por fim, outra dúvida que costuma aparecer é sobre a cor da casca. Muita gente acha que o ovo de granja — ou tradicional — é branco e o caipira é vermelho. Outras pessoas acreditam que o primeiro tem menos nutrientes.

Ledo engano! A diferença da coloração se refere à raça da galinha. Por isso, aquelas com penas brancas tendem a botar ovos brancos. Em alguns casos, eles podem até ter uma tonalidade levemente azulada ou esverdeada.

Por sua vez, as galinhas com penas vermelhas, marrom ou bege botam ovos vermelhos. Ou seja, essa questão tem relação somente com a estética, e não com a qualidade nutricional.

Então, que tipo de ovo é melhor?

Como vimos, não existe resposta única. Você pode escolher os ovos de granja, caipira ou orgânicos brancos ou vermelhos. Todos têm muitos nutrientes e vale a pena consumi-los.

Agora, se você busca um modelo de produção que prioriza o bem-estar das galinhas, precisa optar pelos Happy Eggs®, nome dado pela Mantiqueira Brasil aos ovos produzidos no sistema em que as aves ficam livres das gaiolas. Eles podem ser tal como os caipiras ou os orgânicos.

Agora, se quiser um tipo mais saudável, sem aditivos químicos e outros resíduos, o orgânico é a opção mais adequada. Especialmente, porque eles passam por uma auditoria que comprova que todos os parâmetros de qualidade são seguidos.

De toda forma, adotar o sistema livre de gaiolas é sempre uma boa opção. Tanto no que se refere ao bem-estar animal quanto à diferença na qualidade do produto.

Para ter uma ideia, um estudo publicado no periódico científico Nutrition destacou que os animais que ficam soltos tomam mais sol. Por isso, os ovos têm mais vitamina D.

Além disso, uma pesquisa da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) indicou que os ovos produzidos por galinhas livres de gaiolas têm mais qualidade. Isso porque apresentam mais:

  • vitaminas A, D e E;
  • ômega 3;
  • resistência à contaminação por salmonela.

Portanto, o bem-estar animal faz diferença para você. Logo, vale a pena adquirir ovos de granjas que se preocupam com esse critério e buscam adotar o sistema livre de gaiolas.

Além disso, essas empresas mantêm a higiene no local de postura. Isso é importante para garantir a proteção da casca, que evita invasões microbianas.

Você ainda pode encontrar os tipos enriquecidos. Isso ocorre por meio da ração fornecida às galinhas, que pode conter mais ômega 3, por exemplo.

No mercado, também, há claras, gemas e ovo integral líquido pasteurizado. Essas opções são vendidas em caixas e são indicadas para o uso culinário.

Dessa forma, é possível garantir a suplementação alimentar e evitar desperdícios no preparo de vários alimentos, como:

Ou seja, existem várias possibilidades e você pode optar por qualquer uma delas. Apenas tenha certeza da empresa e de sua reputação. Por isso, sempre leia o rótulo com cuidado. Essa é a melhor forma de encontrar todas as informações relevantes. Dentre elas, o tipo de ovo e o modo de criação — cage free, orgânico, caipira etc.

Dessa forma, você vai encontrar a melhor opção para a sua família, tanto no quesito custo quanto no que se refere à qualidade. Então, seja o ovo de granja, seja o caipira ou o orgânico, a verdade é que será possível ter uma alimentação nutritiva e saudável.

E você, gostou de conhecer mais sobre este assunto? Aproveite e conheça quais são os principais tipos de ovos para comprar o certo na sua próxima ida ao supermercado.

Siga nossas redes


    Quer receber as promoções, novidades e conteúdos exclusivos da Mantiqueira Brasil? Assine nossa newsletter!


    Quiz

    Ebooks

    Compartilhe

    Siga nossas redes


      Quer receber as promoções, novidades e conteúdos exclusivos da Mantiqueira Brasil? Assine nossa newsletter!


      Quiz

      Ebooks

      Leia também

      Galinhas poedeiras: como nutrição e bem-estar impactam qualidade dos ovos?

      Comida fitness com ovo: 3 receitas para ganhar massa

      O que é reeducação alimentar? Entenda e confira 7 dicas

      Superalimentos: entenda o que são e quais as características

      Doce com ovos: aprenda 4 receitas deliciosas

      Aprenda a fazer maionese caseira picante

      Lemon Curd: aprenda a fazer o creme de limão mais versátil da culinária

      Como fazer pirão de ovo? Aprenda essa receita prática e nutritiva

      Molho holandês: aprenda a preparar

      Comer ovo todo dia é saudável!

      6 receitas de festa junina para todos os gostos

      Conheça a classificação de ovo e suas características

      4 ideias de café da manhã romântico para Dia dos Namorados

      Bolo com gosto de ovo? Saiba o que fazer!

      Receita de ovo mexido cremoso: simples e delicioso

      5 receitas com ovo de codorna para variar o cardápio

      Conheça a receita de eggnog de Natal e sua origem

      Mantiqueira Brasil lança experiência exclusiva de fazenda em supermercado do Rio de Janeiro

      Bolinhos de Chuva

      Ovos Moles à Portuguesa

      Cocotte de Ovo

      Picadinho à brasileira

      Omelete Verde Orgânica

      Tapioca de Linhaça com Ovo Mexido

      Mantiqueira Brasil e Instituto Mangueira do Futuro

      Mantiqueira Brasil inova em stand na Expofood

      Desafio “Dia da Verdade”

      Veja também

      Galinhas poedeiras: como nutrição e bem-estar impactam qualidade dos ovos?

      Comida fitness com ovo: 3 receitas para ganhar massa

      O que é reeducação alimentar? Entenda e confira 7 dicas

      Superalimentos: entenda o que são e quais as características

      Doce com ovos: aprenda 4 receitas deliciosas

      Aprenda a fazer maionese caseira picante

      Lemon Curd: aprenda a fazer o creme de limão mais versátil da culinária

      Como fazer pirão de ovo? Aprenda essa receita prática e nutritiva

      Molho holandês: aprenda a preparar

      Comer ovo todo dia é saudável!

      6 receitas de festa junina para todos os gostos

      Conheça a classificação de ovo e suas características

      4 ideias de café da manhã romântico para Dia dos Namorados

      Bolo com gosto de ovo? Saiba o que fazer!

      Receita de ovo mexido cremoso: simples e delicioso

      5 receitas com ovo de codorna para variar o cardápio

      Conheça a receita de eggnog de Natal e sua origem

      Mantiqueira Brasil lança experiência exclusiva de fazenda em supermercado do Rio de Janeiro

      Bolinhos de Chuva

      Ovos Moles à Portuguesa

      Cocotte de Ovo

      Picadinho à brasileira

      Omelete Verde Orgânica

      Tapioca de Linhaça com Ovo Mexido

      Mantiqueira Brasil e Instituto Mangueira do Futuro

      Mantiqueira Brasil inova em stand na Expofood

      Desafio “Dia da Verdade”