Bem-estar animal: como é garantido em granjas?

Você já parou para pensar de onde vêm os ovos que você come no café da manhã? É bem provável que sim! Com o aumento da preocupação sobre a saúde física e psicológica das pessoas, há uma pergunta que tem se tornado cada vez mais comum: como o bem-estar animal é assegurado em granjas?

A resposta é que em muitas granjas, o cuidado com os animais é uma das prioridades. Aliás, esse é o caso da Mantiqueira Brasil, empresa pioneira em cuidados com as galinhas poedeiras no território brasileiro.

Vamos descobrir como as fazendas que se preocupam com a proteção dos animais estão transformando a maneira como produzimos e consumimos nossos ovos? Continue por aqui e fique por dentro!

O que é bem-estar animal

O bem-estar animal é um conceito que surgiu na década de 1980 para que os animais envolvidos na produção de alimentos, para abate ou não, tivessem mais qualidade de vida.

Esse conceito foi dividido em cinco etapas, chamadas de liberdades. Cada uma é focada em avaliar aspectos que afetam a rotina desses animais. Elas são baseados em três princípios:

  1. os animais têm a capacidade de experimentar sensações, portanto, podem vivenciar sentimentos;
  2. como há existência de funções biológicas distintas, eles apresentam necessidades fisiológicas fundamentais, que devem ser supridas;
  3. por último, eles têm o direito intrínseco de manifestar seus comportamentos naturais.

A partir desses três critérios foram definidas as cinco liberdades. Vamos entender um pouco mais sobre elas a seguir!

Liberdade de fome e de sede

Os animais têm necessidades fisiológicas que precisam ser atendidas. Eles são seres que devem ter acesso a uma alimentação balanceada e adequada, assim como água fresca.

Liberdade de desconforto

As instalações e condições de permanência para os animais precisam garantir que eles se sintam confortáveis, além de atenderem às suas necessidades e características.

Liberdade da dor, ferimentos e doenças

Os animais devem ser bem tratados com intuito da manutenção de sua saúde e ajuda veterinária para prevenir doenças, dores e ferimentos.

Liberdade de expressar o comportamento natural

É fundamental que eles possam expressar o seu comportamento natural, assim como ter acesso a espaços adequados e companhia de outros seres da mesma espécie.

Liberdade do medo e da angústia

Por fim, o tratamento e o manuseio dos animais deve garantir a segurança psicológica e emocional dos seres, que devem ser tratados com respeito e da melhor forma possível, de acordo com o seu comportamento natural, a fim de evitar estresse.

Práticas e padrões de bem-estar animal em granjas

Existem alguns critérios necessários para garantir o bem-estar animal, especialmente em granjas. São práticas e padrões que ajudam os criadores a implementar um ambiente de cuidado adequado. Veja o que se deve considerar!

Instalação

No caso das instalações, falaremos das condições da cage free, ou seja, a criação de galinhas livres. Sua construção deve prezar tanto por uma estrutura resistente quanto por uma temperatura correta.

A Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) publicou em 2020 um documento em que detalha as orientações para a criação — o Manual de Boas Práticas para o Bem-estar de Galinhas Poedeiras.

O conteúdo do manual detalha as seguintes diretrizes:

  • orientação: a instalação deve ser posicionada de forma extensa para o Leste-Oeste, para não sofrer com os raios solares no seu interior;
  • altura: para garantir que exista boa ventilação e dispersão dos gases, o pé-direito deve ser de três metros;
  • telhado: a cobertura precisa proporcionar boa eficiência térmica, por isso, os materiais devem prezar esse objetivo, além disso, é importante o uso de forro no interior;
  • piso: as duas opções recomendadas são concreto ou terra batida (com drenagem). A cama deve ter a espessura de 10 a 15 cm, com área para as aves expressarem o seu comportamento;
  • fechamento lateral: cortinas precisam ser instaladas nas laterais para melhorar o controle de ventilação, temperatura e dos raios solares;
  • ambiente externo: para controlar o clima externo, além de evitar parasitas e predadores, recomenda-se cobertura vegetal com corte baixo;
  • ambiência: é importante escolher um local com condições climáticas adequadas em todas as estações do ano.

Alimentação e cuidados veterinários em granjas

Um dos pontos importantes para garantir o bem-estar animal é o cuidado com a alimentação e a saúde. Afinal, as galinhas necessitam de determinadas condições para manter o seu corpo e também evitar o estresse. Nesse sentido, duas condições são fundamentais: a alimentação e os cuidados com a saúde. 

Vamos entender mais a seguir.

Nutrição adequada

Garantir que os animais recebam uma dieta balanceada e nutritiva, que atenda às suas necessidades específicas, é o primeiro grande pilar do bem-estar de qualquer espécie. Afinal, uma nutrição adequada é essencial para a saúde desses seres.

Saúde

Assegurar cuidados veterinários regulares para monitorar a saúde, prevenir doenças e tratar quaisquer condições médicas que apareçam também é crucial. Aplicar um plano de biosseguridade robusto é uma ótima prática. Animais saudáveis têm uma melhor qualidade de vida, assim como nós!

Monitoramento e auditorias de bem-estar animal na indústria de ovos

Inspeções regulares são uma das características de granjas comprometidas com o bem-estar animal. Nesse quesito, é comum que seus produtos venham com certificações que comprovem que elas investem na criação desses animais.

Um dos mais conhecidos é o selo Humane Farm Animal Care (HFAC). Esse é um selo disponibilizado pela organização sem fins lucrativos Institute Certified Humane, que procura garantir uma melhoria na vida de animais criados para a produção de alimentos em todas as suas etapas.

Ela é responsável pelo Programa Certified Humane em que os principais objetivos são:

  • aprimorar as condições de vida dos animais destinados à produção de alimentos;
  • informar tanto o público quanto os produtores rurais sobre as práticas mais eficazes no que diz respeito ao bem-estar animal;
  • influenciar os criadores para adotarem métodos de criação voltados ao bem-estar dos animais;
  • estabelecer a máxima credibilidade em padrões de referência relacionados ao bem-estar animal, bem como nos procedimentos de inspeção e certificação. 

Dessa forma garante que os consumidores saibam que os alimentos consumidos são oriundos de locais que: 

  • cumprem os padrões de instalação para o melhor tratamento dos animais;
  • as alimentações são baseadas em uma dieta de qualidade, nutritiva conforme a idade e fase de produção do animal;
  • os funcionários são capacitados para o manejo desses animais.

Além deste certificado, existem outras informações que, geralmente, são encontradas nos rótulos que ajudam a esclarecer essa preocupação com o bem-estar animal e auxiliam a indicar que as galinhas foram criadas em ambientes de melhores condições.

Impactos do bem-estar animal na qualidade dos ovos

O bem-estar animal também está diretamente ligado a qualidade dos produtos que consumimos. Galinhas felizes e saudáveis produzem ovos de melhor qualidade: produções mais frescas, saborosas e nutritivas.

Por isso, três pontos são melhorados com uma criação voltada ao bem-estar animal. Vamos falar sobre eles a seguir!

Mais nutrientes

Galinhas com acesso a uma dieta variada, resultam em ovos com uma gama mais ampla de nutrientes. Esses produtos são frequentemente mais ricos em vitaminas (como a vitamina D e B12) e minerais essenciais (como selênio e ferro), proporcionando benefícios nutricionais adicionais aos consumidores.

Inclusive, de acordo com pesquisa feita pela UFSM (Universidade Federal de Santa Maria), esses alimentos possuem alta resistência à contaminação por salmonela.

Maior segurança

Ambientes mais espaçosos e naturais reduzem o estresse nas galinhas. Aves menos estressadas produzem ovos de melhor qualidade.

Os cuidados da Mantiqueira Brasil com o bem-estar animal

A Mantiqueira Brasil tem critérios bastante altos na hora de criar suas aves, por isso, sempre se baseia nas tendências mundiais e em organizações responsáveis pelo bem-estar e cuidado com os animais. Queremos sempre equilibrar a grande produção com animais psicológica e fisicamente saudáveis.

Vamos falar aqui dos principais cuidados que o Grupo Mantiqueira tem com a sua produção. Confira!

Compromisso em implementar o cage free

Desde 2020, a Mantiqueira Brasil investe no sistema cage free. A empresa assumiu o compromisso de que todas as unidades abertas desde essa data terão essas características. Isso quer dizer que são grandes galpões com ninhos e poleiros em que as galinhas podem viver de forma mais livre e autônoma.

Investimento em infraestrutura

A Mantiqueira tem o compromisso de atualizar constantemente suas instalações, visando seguir os padrões internacionais de bem-estar animal, assim como, de qualidade de criação e produção de granjas. Por isso, estamos sempre atenciosos com o que há de novo.

Prevenção contra o desconforto

Mantemos o cuidado com a temperatura, ventilação e umidade, garantindo que os nossos espaços estejam sempre em níveis adequados. Além disso, investimos em monitoramento diário de forma que as nossas galinhas tenham o conforto garantido. Por isso, contamos com a tecnologia: a nossa iluminação, por exemplo, é automatizada para se adaptar às necessidades de cada ave, independentemente da idade.

Ração balanceada

Já falamos aqui de como a nossa alimentação é balanceada, pois sabemos como isso não apenas afeta a qualidade de vida, mas também os ovos produzidos. Nesse sentido, as rações são estruturadas pela nossa equipe de zootecnistas, especialistas com conhecimento técnico e prático para desenvolver uma dieta equilibrada e adequada para as necessidades nutricionais das nossas galinhas, além de garantir imunidade.

Aves 100% saudáveis

A Mantiqueira investe para que seus animais estejam livres de dor, doença ou injúria. É importante para nós que elas estejam totalmente saudáveis não só no físico, como também, emocional. Além do acompanhamento veterinário, nossos colaboradores são treinados para identificar se há necessidade de cuidados.

Também, treinamos os nossos funcionários para conseguirem manejar nossos animais, evitando o estresse. Além disso, o monitoramento da relação entre eles e as aves é constante.

Selo Certified Humane Brasil

Além de todo o cuidado que a Mantiqueira possui com a criação de seus animais, também buscamos nos padronizar nas diretrizes internacionais de cuidados. Por isso, temos a Certificação de Bem-Estar Animal pela HFAC.

E, para mantermos esse selo, investimos em auditorias e visitas anuais para renovação da certificação. É nesse momento que são avaliados, os espaços, tamanho do poleiro, medida da calha e quantidade de bebedouros. 

O bem-estar animal é um dos conceitos mais importantes para a produção de alimentos de origem animal. Ele é uma das formas de garantir que as granjas mantenham o padrão de qualidade e a saúde física e emocional dos animais. E como vimos durante esse texto, ele engloba uma série de aspectos como as práticas e padrões, a alimentação, monitoramento e auditoria e o impacto que essas ações trazem para os animais e a produção. 

Logo, investir no bem-estar animal e na proteção dos animais é uma das melhores formas de garantir uma criação mais ética e de alta qualidade, além de ser uma ótima forma de incentivar os consumidores a escolher produtores que prezem por isso.

Gostou de saber sobre o bem-estar animal em granjas? Quer saber mais sobre como a Mantiqueira cuida de suas aves? Então, assista ao nosso vídeo sobre as nossas instalações!

Siga nossas redes


    Quer receber as promoções, novidades e conteúdos exclusivos da Mantiqueira Brasil? Assine nossa newsletter!


    Quiz

    Ebooks

    Compartilhe

    Siga nossas redes


      Quer receber as promoções, novidades e conteúdos exclusivos da Mantiqueira Brasil? Assine nossa newsletter!


      Quiz

      Ebooks

      Leia também

      Galinhas poedeiras: como nutrição e bem-estar impactam qualidade dos ovos?

      Comida fitness com ovo: 3 receitas para ganhar massa

      O que é reeducação alimentar? Entenda e confira 7 dicas

      Superalimentos: entenda o que são e quais as características

      Doce com ovos: aprenda 4 receitas deliciosas

      Aprenda a fazer maionese caseira picante

      Lemon Curd: aprenda a fazer o creme de limão mais versátil da culinária

      Como fazer pirão de ovo? Aprenda essa receita prática e nutritiva

      Molho holandês: aprenda a preparar

      Comer ovo todo dia é saudável!

      6 receitas de festa junina para todos os gostos

      Conheça a classificação de ovo e suas características

      4 ideias de café da manhã romântico para Dia dos Namorados

      Bolo com gosto de ovo? Saiba o que fazer!

      Receita de ovo mexido cremoso: simples e delicioso

      5 receitas com ovo de codorna para variar o cardápio

      Conheça a receita de eggnog de Natal e sua origem

      Mantiqueira Brasil lança experiência exclusiva de fazenda em supermercado do Rio de Janeiro

      Bolinhos de Chuva

      Ovos Moles à Portuguesa

      Cocotte de Ovo

      Picadinho à brasileira

      Omelete Verde Orgânica

      Tapioca de Linhaça com Ovo Mexido

      Mantiqueira Brasil e Instituto Mangueira do Futuro

      Mantiqueira Brasil inova em stand na Expofood

      Desafio “Dia da Verdade”

      Veja também

      Galinhas poedeiras: como nutrição e bem-estar impactam qualidade dos ovos?

      Comida fitness com ovo: 3 receitas para ganhar massa

      O que é reeducação alimentar? Entenda e confira 7 dicas

      Superalimentos: entenda o que são e quais as características

      Doce com ovos: aprenda 4 receitas deliciosas

      Aprenda a fazer maionese caseira picante

      Lemon Curd: aprenda a fazer o creme de limão mais versátil da culinária

      Como fazer pirão de ovo? Aprenda essa receita prática e nutritiva

      Molho holandês: aprenda a preparar

      Comer ovo todo dia é saudável!

      6 receitas de festa junina para todos os gostos

      Conheça a classificação de ovo e suas características

      4 ideias de café da manhã romântico para Dia dos Namorados

      Bolo com gosto de ovo? Saiba o que fazer!

      Receita de ovo mexido cremoso: simples e delicioso

      5 receitas com ovo de codorna para variar o cardápio

      Conheça a receita de eggnog de Natal e sua origem

      Mantiqueira Brasil lança experiência exclusiva de fazenda em supermercado do Rio de Janeiro

      Bolinhos de Chuva

      Ovos Moles à Portuguesa

      Cocotte de Ovo

      Picadinho à brasileira

      Omelete Verde Orgânica

      Tapioca de Linhaça com Ovo Mexido

      Mantiqueira Brasil e Instituto Mangueira do Futuro

      Mantiqueira Brasil inova em stand na Expofood

      Desafio “Dia da Verdade”