Saiba quais são os nutrientes do ovo e como potencializá-los!

Poucos ingredientes são tão versáteis como os ovos. Você já parou para pensar sobre isso? Ele pode ser comido sozinho, como acompanhamento, participar de receitas doces e salgadas, estar presente no café da manhã, no almoço e no jantar… a lista vai longe!

Só por isso, eles já seriam incríveis. Mas, além de tudo, são muito saudáveis. Por isso, preparamos um conteúdo especial para ajudar você a otimizar ainda mais os nutrientes do ovo e aprender a tirar o máximo desse ingrediente mágico e completo.

Ao longo do conteúdo, você vai descobrir o que os ovos oferecem para a nossa saúde, como potencializar esses nutrientes e, claro, quais benefícios que o consumo de ovos traz para a saúde. Vamos lá?

Quais são os nutrientes do ovo?

Antes de mostrar como potencializar os nutrientes do ovo, vamos mostrar quais são os principais deles. Continue a leitura e confira!

Proteínas

As proteínas são nutrientes compostos de uma cadeia de vários aminoácidos. São moléculas grandes, responsáveis por diversas reações em nosso organismo. Entre elas, podemos citar a aceleração de reações (com as enzimas) e a construção de novos músculos.

Ômega 3

O ômega 3 é uma substância essencial para o bem-estar do organismo, classificada como uma gordura. Entre as suas funções, podemos citar a redução da inflamação geral do corpo e até mesmo a redução dos níveis prejudiciais de colesterol, mantendo um equilíbrio necessário.

Vitamina B12

Entre os casos de carência e deficiência, a vitamina B12 é uma das mais prevalentes. Isso porque pode ser difícil obtê-la por meio da alimentação, fazendo com que o sistema nervoso sofra consequências possivelmente graves. Então, é uma boa investir nos ovos para manter essas taxas dentro do esperado!

Vitamina E

Outra vitamina muito importante é a E. Ela está associada a uma “limpeza” do organismo, reduzindo a presença de compostos inflamatórios chamados de radicais livres. Além disso, tem uma associação direta com a melhora do sistema imunológico.

Vitamina A

A vitamina A é conhecida por estar associada com a saúde ocular, mantendo nossa visão o mais saudável possível. Ainda, ela tem papel importante no controle de órgãos anexos à pele, além da própria região cutânea, e de vários outros tecidos do corpo.

Vitamina K

Pouco mencionada, a vitamina K tem a responsabilidade de manter a nossa coagulação sob controle. Assim, quando sofremos um corte ou machucado, não sangramos excessivamente.

Gorduras

As gorduras têm a fama de serem algo prejudicial, mas a verdade é que nem sempre é assim. Um bom exemplo é o ômega 3, sobre o qual já falamos! Elas, que também são chamadas de lipídios, contribuem para a fabricação de hormônios, regulação térmica e vários outros detalhes do funcionamento do corpo.

Zinco

Agora, vamos aos minerais! O zinco é um dos mais famosos deles e está presente nos ovos. Sua principal função é a prevenção de infecções, mas ele também está associado a fatores como o humor e melhora da cicatrização.

Cálcio

É impossível falar sobre minerais sem mencionar o cálcio, e é claro que ele também está presente nos ovos! O principal papel desse mineral é garantir o controle da saúde dos ossos e dos dentes, mantendo-os fortes e bem saudáveis.

Magnésio

Outro mineral que participa do metabolismo ósseo é o magnésio. Junto ao cálcio e ao fósforo, sobre o qual falaremos a seguir, ele favorece a força dessas estruturas. Além disso, é bom para a redução dos níveis de açúcar no sangue, e muito mais.

Fósforo

Em seguida, temos o fósforo. Além de ajudar com a questão óssea e dental, ele promove uma regulação dos batimentos cardíacos, está presente na composição das células e do DNA e muito mais!

Ferro

O ferro não está em muita abundância nos ovos, mas é um outro nutriente que pode ser encontrado neles. O seu principal papel está na questão sanguínea, participando ativamente da composição do sangue e da otimização da oxigenação do corpo.

Sódio

O sódio está associado à contração muscular, além de reduzir problemas no sistema nervoso e atuar na regularização da pressão arterial. No entanto, é um mineral que não pode ser consumido em excesso. Mas, nos ovos, está presente em níveis seguros.

Potássio

O potássio é um “grande amigo” do sódio e, juntos, eles trabalham para garantir a transmissão de impulsos nervosos pelo corpo. Além disso, ele participa da construção de músculos e de vários outros processos em nosso organismo.

Como potencializar os nutrientes do ovo?

Agora, que tal compreendermos algumas maneiras de utilizar o máximo possível desses nutrientes? O primeiro passo consiste em armazená-lo da forma correta, fazendo com que não ocorram perdas nutricionais. A melhor forma de fazer isso é guardando os ovos na geladeira.

Depois, temos o preparo. Ainda que muitas coisas percam suas propriedades nutricionais quando são aquecidas, com os ovos há uma otimização de todo o processo. Isso porque as altas temperaturas contribuem para algo conhecido como desnaturação proteica, o que faz com que seja mais fácil absorver as proteínas durante a ingestão.

Além disso, as taxas de vitaminas e minerais continuam bem altas depois do aquecimento. Assim, você pode se beneficiar dos nutrientes de forma completa e ter vantagens para a sua saúde.

Quais os benefícios do consumo do ovo?

Chegou a hora de você conhecer as vantagens de incluir esse ingrediente em sua alimentação! E só para lembrar: aqui, estamos falando de todos os tipos de ovos: orgânicos, caipiras, brancos e por aí vai. Então, vamos lá!

Ajuda nos ganhos de massa muscular

Se você é do tipo que faz academia e gostaria de otimizar os seus ganhos de massa muscular, uma boa pedida é investir no consumo de ovos.

Por serem altamente proteicos, eles ajudam bastante na construção de novos músculos, possibilitando bons resultados em menos tempo. Além disso, trazem mais força e estabilidade para as execuções dos movimentos feitos nos treinos.

Contribui para a saúde e beleza da pele

Como vimos na parte de nutrientes, os ovos estão cheios de elementos que contribuem para a saúde da pele. Entre eles, podemos citar a vitamina A, um dos mais importantes.

Os cuidados com o maior órgão do corpo são, portanto, otimizados com o consumo regular de ovos. E isso também impacta diretamente a saúde de estruturas anexas, como os cabelos e as unhas.

Melhora a imunidade

Muita gente acha que apenas alimentos como a laranja podem ajudar com a imunidade, mas não é bem assim. Os ovos também têm uma importante participação em todo esse contexto!

A presença da vitamina E, por exemplo, ajuda bastante na redução de questões inflamatórias e na melhora do sistema imunológico. O mesmo é válido para o ômega 3, que tem papel direto na redução da inflamação.

Ajuda a perder peso

Além de ajudar bastante com a questão dos músculos, o consumo regular de ovos é um aliado no emagrecimento. É isso mesmo! Se você quer emagrecer, incluí-los em sua rotina alimentar pode ser uma boa pedida.

Isso se dá por conta da saciedade promovida pelo alimento. Além disso, a própria construção de músculos faz com que mais calorias sejam gastas e ocorra a troca de gordura para massa magra.

Reduz o colesterol e contribui para a saúde do coração

Por muito tempo, o ovo foi visto como um vilão para a saúde cardíaca. Era dito que ele provocava um aumento considerável nas taxas de colesterol, fazendo com que as pessoas ficassem mais suscetíveis a problemas como infarto.

Na verdade, é exatamente o contrário! O ovo ajuda na regulação dos níveis de colesterol, fazendo com que o LDL (ruim) diminua e o HDL (bom) aumente.

Melhora a memória e a concentração

Acha que vive se esquecendo das coisas? Tem problemas para se concentrar? Então, você pode estar precisando de mais nutrientes do ovo em sua dieta.

Substâncias como a vitamina B12 contribuem diretamente para a saúde do sistema nervoso, otimizando nossas capacidades cognitivas no dia a dia.

Previne e ajuda a controlar a diabetes

Se você tem diabetes ou sua família apresenta casos da doença, fique de olho: o consumo de ovos pode ajudar.

Nele, há substâncias que colaboram com a redução das taxas de açúcar no sangue para uma melhora considerável na glicemia.

Deixa ossos e dentes mais fortes

Por fim, não podemos deixar de citar a relevância dos nutrientes dos ovos na saúde óssea e dental.

Conforme vimos, eles são muito ricos em minerais como o cálcio, o magnésio e o fósforo. Sendo assim, auxiliam no fortalecimento dessas estruturas, reduzindo a chance de problemas como cáries e osteoporose.

Como podemos ver, os nutrientes do ovo são fundamentais para a nossa saúde e, potencializados, podem trazer ainda mais vantagens para o bem-estar e a qualidade de vida. Dito isso, não se esqueça de comprar ovos de boa procedência, produzidos em ambientes que têm compromisso com toda a cadeia de produção e, claro, com o consumidor.

Nós somos um ótimo exemplo disso! Por aqui, todo o processo importa, desde a criação das galinhas até a chegada dos produtos em sua mesa. E então? Aproveite para conhecer mais sobre a Mantiqueira Brasil!

Siga nossas redes


    Quer receber as promoções, novidades e conteúdos exclusivos da Mantiqueira Brasil? Assine nossa newsletter!


    Quiz

    Ebooks

    Compartilhe

    Siga nossas redes


      Quer receber as promoções, novidades e conteúdos exclusivos da Mantiqueira Brasil? Assine nossa newsletter!


      Quiz

      Ebooks

      Leia também

      Galinhas poedeiras: como nutrição e bem-estar impactam qualidade dos ovos?

      Comida fitness com ovo: 3 receitas para ganhar massa

      O que é reeducação alimentar? Entenda e confira 7 dicas

      Superalimentos: entenda o que são e quais as características

      Doce com ovos: aprenda 4 receitas deliciosas

      Aprenda a fazer maionese caseira picante

      Lemon Curd: aprenda a fazer o creme de limão mais versátil da culinária

      Como fazer pirão de ovo? Aprenda essa receita prática e nutritiva

      Molho holandês: aprenda a preparar

      Comer ovo todo dia é saudável!

      6 receitas de festa junina para todos os gostos

      Conheça a classificação de ovo e suas características

      4 ideias de café da manhã romântico para Dia dos Namorados

      Bolo com gosto de ovo? Saiba o que fazer!

      Receita de ovo mexido cremoso: simples e delicioso

      5 receitas com ovo de codorna para variar o cardápio

      Conheça a receita de eggnog de Natal e sua origem

      Mantiqueira Brasil lança experiência exclusiva de fazenda em supermercado do Rio de Janeiro

      Bolinhos de Chuva

      Ovos Moles à Portuguesa

      Cocotte de Ovo

      Picadinho à brasileira

      Omelete Verde Orgânica

      Tapioca de Linhaça com Ovo Mexido

      Mantiqueira Brasil e Instituto Mangueira do Futuro

      Mantiqueira Brasil inova em stand na Expofood

      Desafio “Dia da Verdade”

      Veja também

      Galinhas poedeiras: como nutrição e bem-estar impactam qualidade dos ovos?

      Comida fitness com ovo: 3 receitas para ganhar massa

      O que é reeducação alimentar? Entenda e confira 7 dicas

      Superalimentos: entenda o que são e quais as características

      Doce com ovos: aprenda 4 receitas deliciosas

      Aprenda a fazer maionese caseira picante

      Lemon Curd: aprenda a fazer o creme de limão mais versátil da culinária

      Como fazer pirão de ovo? Aprenda essa receita prática e nutritiva

      Molho holandês: aprenda a preparar

      Comer ovo todo dia é saudável!

      6 receitas de festa junina para todos os gostos

      Conheça a classificação de ovo e suas características

      4 ideias de café da manhã romântico para Dia dos Namorados

      Bolo com gosto de ovo? Saiba o que fazer!

      Receita de ovo mexido cremoso: simples e delicioso

      5 receitas com ovo de codorna para variar o cardápio

      Conheça a receita de eggnog de Natal e sua origem

      Mantiqueira Brasil lança experiência exclusiva de fazenda em supermercado do Rio de Janeiro

      Bolinhos de Chuva

      Ovos Moles à Portuguesa

      Cocotte de Ovo

      Picadinho à brasileira

      Omelete Verde Orgânica

      Tapioca de Linhaça com Ovo Mexido

      Mantiqueira Brasil e Instituto Mangueira do Futuro

      Mantiqueira Brasil inova em stand na Expofood

      Desafio “Dia da Verdade”