Dieta do ovo: o que é preciso saber sobre o tema? Entenda aqui

Você sabia que o ovo é um dos alimentos mais completos do mundo, só ficando atrás do leite materno? Não é à toa que ele entra no cardápio de muitas pessoas em diferentes culturas no mundo inteiro. Dá até para perder alguns quilinhos usando esse ingrediente tão versátil. E é com essa finalidade que foi criada a dieta do ovo!

A procura de conhecimento em relação a como essa dieta funciona e quais são os seus benefícios vem crescendo bastante. É por isso que preparamos este post que ajudará você a entender tudo sobre essa estratégia para perder peso e ainda aproveitar algumas dicas de receitas práticas. Vamos lá?

O que é a dieta do ovo?

A dieta do ovo traz a ideia de que o ovo é a principal fonte de proteína, consumida antes das refeições ou durante, ao longo do dia. E o objetivo primário, claro, é perder alguns números na balança. Mas muitas pessoas também a usam para dar uma ajudinha no aumento da massa muscular, já que o ovo é rico em proteínas e vitaminas.

Inclusive, a dieta do ovo vem ganhando muitos adeptos devido às qualidades no aspecto nutricional, além da sua praticidade no preparo de receitas. Por isso, sem mais delongas, entenda melhor os surpreendentes atributos nutricionais do ovo, a seguir!

Quais são os benefícios da dieta do ovo?

Você entendeu como é a dieta do ovo, agora, vamos compreender melhor os seus benefícios. Primeiramente, é fato que o ovo oferece proteínas de alto valor biológico, além de contar com componentes fundamentais para o bom funcionamento do organismo.

Por exemplo, ele fornece ao corpo algumas enzimas que ajudam a levar substâncias por meio do sangue. Mas não para por aí, tanto a clara quanto a gema têm propriedades próprias que são muito benéficas. Vamos entender mais a seguir!

A gema do ovo:

  • é rica em vitamina A, fundamental à saúde dos olhos e à renovação das células do nosso corpo;
  • tem vitamina D, que atua na absorção do cálcio nos ossos e contribui para as defesas do corpo, além de auxiliar na saúde cardiovascular, nos músculos e mais;
  • fornece um tipo de gordura boa para o nosso corpo;
  • é rica em vitaminas do complexo B, ótimas para dar uma ajuda especial na saúde mental e emocional, entre outros benefícios.

Já a clara do ovo:

  • é fonte de proteínas;
  • dá uma força na recuperação dos músculos;
  • auxilia no ganho de massa magra, ou seja, de músculos.

Ah, também é bom comentar que o ovo contém ferro e ácido fólico, por isso, contribui para combater a anemia.

Por diversos outros nutrientes presentes nele, o ovo ajuda a reduzir a absorção de colesterol, previne o envelhecimento precoce e até auxilia na formação da memória do feto!

Agora a tentação para entrar na dieta do ovo ficou maior, não é mesmo? Afinal, além de colaborar com o controle de peso e ganho de massa muscular, esse alimento tão especial garante muitos outros benefícios ao seu organismo.

Então vamos logo entender como funciona a dieta do ovo. Continue!

Como a dieta do ovo funciona?

A ideia da dieta do ovo se baseia em reduzir as calorias que você vai ingerir ao longo do dia. Em outras palavras, você vai comer menos calorias do que gasta de energia. Porém, se o objetivo for ganhar massa muscular, então, é preciso comer uma quantidade de calorias superior ao seu gasto calórico.

Por isso, é importante dizer que as estratégias variam bastante de pessoa para pessoa, mas, no geral, para ver algum resultado na balança, é necessário seguir a dieta por alguns dias.

A grande vantagem do ovo nessa dieta é que ele tem um valor calórico baixo, em torno de 75 calorias. Além disso, por ser uma fonte rica em proteínas, promove a saciedade. Isso quer dizer que você demora mais para sentir fome.

Ah, e aqui, antes de continuarmos a explicação, queremos deixar um alerta: a dieta do ovo está fazendo um baita sucesso, mas ela pode ser ainda melhor se você contar com o apoio de um nutricionista.

Até porque só esse profissional poderá fazer um acompanhamento de acordo com seu metabolismo, além de dar os direcionamentos exatos para que você alcance seu objetivo. Assim, você poderá entender melhor como fazer a dieta do ovo.

Mas o funcionamento dela é muito simples. A ideia é incluir o ovo como principal componente da refeição. No café da manhã e outros lanches, você pode usar uma receita de um ou mais ovos com frutas. Já nas refeições, os ovos podem ser acompanhados com porções de frango, carne vermelha ou peixe.

Quais cuidados devem ser tomados ao seguir essa dieta?

Além da ajuda de um profissional, existem alguns cuidados importantes para o sucesso dessa dieta, especialmente, quando o assunto é que tipo de alimento não deve ser consumido durante a dieta do ovo. Nesse sentido, é aconselhável eliminar as alternativas que têm muitos carboidratos, açúcares ou gorduras.

Com isso, alimentos como pães, macarrão e arroz branco devem sair do seu cardápio. Vale ainda cortar frutas com muitos carboidratos, doces, refrigerantes, sucos de caixinha, alimentos altamente industrializados, leguminosas e bebidas com muitas calorias.

Além disso, opções como mandioca, batatas em geral e outros tubérculos devem ser moderadas. Sabendo o que é possível incluir e o que deve ser eliminado da dieta, fica mais simples montar o cardápio.

Também, deve-se ter cuidado em relação ao equilíbrio das proteínas. Isso porque, quando se trata de consumir ovo por tanto tempo, o problema não está exatamente no colesterol, mas, sim, no excesso de proteínas.

Como em algumas dietas o ovo é adicionado, mas não se retiram outras proteínas, isso acaba sobrecarregando os rins na hora de metabolizá-las. A recomendação é que consumamos cerca de 0,8 a 1,2 gramas de proteína por quilo do peso ao dia.

Quais são as possíveis variações da dieta do ovo?

É uma dieta de características restritivas, sendo assim, como falamos no início do texto, a ideia é diminuir o consumo de calorias e inserir pratos em que os ovos são o principal ingrediente na rotina alimentar. No entanto, para garantir um processo saudável, é fundamental combinar o ovo com escolhas equilibradas.

Aqui, separamos algumas formas de implementar a dieta do ovo. Confira!

Dieta do ovo cozido

Essa é uma receita com duração de sete dias em que se deve misturar fontes de proteínas magras (peixes, frangos, etc.) com ovos cozidos e vegetais com pouco carboidrato. O objetivo é que o corpo esgote os carboidratos, desinchando e começando a queimar gordura.

No cardápio, é comum que seja elaborado um plano alimentar com três refeições diárias com pouco carboidrato, no qual o ovo deve fazer parte de, pelo menos, uma refeição, com o plano sendo repetido durante toda a semana. Como é um período longo para a restrição, recomenda-se incluir saladas, vegetais e frutas variadas com atenção para não aumentar o índice glicêmico.

Dieta do ovo low carb

Já essa é um tipo de dieta em que o ovo é utilizado em todas as refeições, com pouco nível de carboidrato. Ela não dura tantos dias como a do ovo cozido, são apenas três dias. O recomendado é que se equilibre o consumo de ovo com folhas verdes, suco de limão e proteínas magras. Algumas estratégias para essa dieta são:

  • durante o café da manhã: um ovo cozido + suco de limão;
  • almoço: dois ovos cozidos ou mexidos, algumas folhas verdes e uma porção de vegetais refogados;
  • jantar: um ovo + duas claras cozidas, uma porção de salada ou vegetais refogados.

Variação:

  • café da manhã: um ovo cozido e café puro;
  • almoço: um ovo cozido, um filé de frango grelhado e folhas verdes;
  • jantar: uma clara cozida, peixe grelhado e folhas verdes.

Dieta do ovo de três dias

Com duração de três dias, essa é uma modalidade em que, além dos ovos, o ideal é consumir vegetais com pouco carboidrato e frutas em pelo menos uma refeição, de preferência, laranja. É possível consumir um carboidrato como arroz ou farinha integral junto ao ovo cozido, a fim de equilibrar a ingestão de proteínas e diminuir as calorias.

Dieta da clara do ovo

Essa é perfeita para quem está buscando mais fontes de proteína, até porque, além de utilizar a clara do ovo, ela permite o consumo de batata cozida e até uma versão mais light com iogurtes naturais.

Embora seja rica em proteína, nutricionalmente, é bastante restrita, já que consiste em apenas ovos e batata cozida. Portanto, o recomendado é não consumir essa dieta por muitos dias, como uma semana inteira.

Algumas sugestões de cardápio são:

  • café da manhã: um pouco de aveia, um copo de suco de limão ou uma xícara de café, ambos sem açúcar, e duas claras de ovo cozidas;
  • variação do café da manhã: uma banana, uma xícara de café puro e três claras do ovo cozidas;
  • almoço: uma batata cozida, duas claras de ovo cozidas, salada de folhas verdes;
  • variação do almoço: uma porção de arroz integral, vegetais refogados, duas claras de ovo cozidas e meia batata cozida;
  • lanche da tarde: uma clara cozida e um copo de suco de limão sem açúcar;
  • variação do lanche da tarde: uma clara de ovo e uma maçã;
  • jantar: duas claras cozidas, uma batata cozida e salada;
  • variação do jantar: vegetais refogados, uma batata cozida e três claras cozidas.

Dieta do ovo cozido da USP

Essa é uma dieta que se tornou muito popular e, embora tenha o nome da USP, a universidade já declarou que não é a autora dessa rotina alimentar. Diferentemente das outras modalidades, o cardápio já vem pronto. As refeições têm a característica de serem com poucas calorias e carboidratos, além de focarem no consumo de folhas, vegetais e ovos. De todas as dietas, essa é a mais longa, consistindo em duas semanas em que se deve repeti-la.

Vamos entender como funciona cada dia, a seguir!

Primeiro dia:

  • café da manhã: café sem açúcar e um ovo cozido;
  • almoço: dois ovos cozidos temperados com ervas naturais;
  • jantar: salada de alface com pepino e salsão à vontade.

Segundo dia:

  • café da manhã: café sem açúcar, três unidades de bolacha água e sal;
  • almoço: um bife grelhado e salada de frutas a gosto;
  • jantar: presunto à vontade.

Terceiro dia:

  • café da manhã: café sem adoçar e três bolachas água e sal;
  • almoço: dois ovos cozidos, salada de vagem e duas torradas;
  • jantar: presunto e salada temperada com azeite de oliva.

Quarto dia:

  • café da manhã: café sem adoçar e três bolachas água e sal;
  • almoço: um ovo cozido, uma cenoura e uma porção de queijo minas;
  • jantar: salada de frutas e um iogurte natural.

Quinto dia:

  • café da manhã: uma cenoura crua temperada com limão e café sem açúcar;
  • almoço: frango grelhado à vontade;
  • jantar: dois ovos cozidos e uma cenoura.

Sexto dia:

  • café da manhã: café sem adoçar e três bolachas água e sal;
  • almoço: filé de peixe com tomate à vontade;
  • jantar: dois ovos cozidos ou mexidos com uma cenoura.

Sétimo dia:

  • café da manhã: café sem açúcar;
  • almoço: um bife grelhado e frutas à vontade;
  • jantar: alimentação liberada, mas sem doces e frituras.

Quem deve evitar a dieta do ovo?

Há algumas contraindicações que devem ser acompanhadas com um profissional especializado para evitar complicações. Em geral, é aconselhado que pessoas com predisposição a colesterol alto, doenças nos rins ou alguma alergia ao ovo não façam essa dieta.

Ela também não é indicada para grávidas ou lactantes, crianças e pessoas com algum problema alimentar. Por isso, é necessário consultar um profissional da saúde para montar sua dieta de acordo com o que seu corpo precisa.

Tome cuidado também com os mitos sobre a dieta do ovo. Por exemplo, é mito que os ovos podem elevar as taxas do colesterol ruim. Ao contrário disso, o ovo é considerado um superalimento e deve ser incluído em suas refeições.

Quais são as receitas saudáveis mais comuns com ovo?

O ovo é um alimento extremamente versátil e uma ótima fonte de proteína, por isso, pode ser utilizado em todas as refeições. Adicionando ervas e outros ingredientes, fica ainda mais saboroso. Confira algumas receitas saudáveis que separamos para você!

Ovos poché

Para fazer ovos poché, você vai precisar de:

  • 1 Ovo Jumbo Vermelho Mantiqueira;
  • vinagre e azeite;
  • sal;
  • pimenta.

Modo de preparo

Leve ao fogo uma panela média com quatro dedos de água. Acrescente duas colheres de vinagre branco e um fio de azeite. Após formar bolhas no fundo, pegue 1 Ovo Jumbo Vermelho Mantiqueira, estoure a casca e insira-o com cuidado na água.

Espere 4 minutos, ou até que a clara fique branca, como um queijo de búfala. Retire com uma escumadeira e coloque sobre uma folha de papel toalha para secar. Tempere com sal e pimenta a gosto.

Omelete com ervas

Omelete é um prato muito prático e que pode servir tanto para o café da manhã quanto para almoço ou jantar.

Para essa receita, você vai precisar de:

  • 4 Ovos Caipiras Happy Eggs®;
  • sal;
  • açafrão;
  • ervas (cebolinha, salsinha e salsa);
  • 1 colher (de sobremesa) de manteiga.

Modo de preparo

Bata 4 Ovos Caipiras Happy Eggs® em uma tigela e acrescente sal, açafrão e ervas picadas, como cebolinha, salsa, salsinha. Misture bem. Derreta a manteiga em uma frigideira antiaderente em fogo baixo e espalhe a mistura de ovos com ervas.

Lembre-se de que é omelete, e não ovos mexidos. Então, não é preciso mexer. Quando as bordas estiverem soltando, dobre uma borda sobre a outra para continuar o cozimento no interior. Quando dourar um lado, vire.

Ovo Mollet

Essa deve ser uma das receitas mais simples. O segredo aqui é o tempo de cozimento, apenas. E o charme fica por conta da cremosidade da gema.

Você vai precisar de:

  • 1 Ovo Jumbo Branco Mantiqueira;
  • água;
  • sal;
  • pimenta.

Modo de preparo

Antes, prepare um recipiente com água com gelo para suspender o cozimento dos ovos. Em uma panela, encha uma boa quantidade de água e leve ao fogo. Quando estiver fervendo, coloque 1 Ovo Jumbo Branco Mantiqueira com cuidado.

Deixe cozinhar por exatamente 5 minutos e 10 segundos. É isso mesmo! Esse é o tempo para alcançar o ponto exato no interior do ovo. Quando der esse período, retire o ovo e logo coloque no recipiente com água gelada por 1 minuto. Descasque e tempere com sal e pimenta a gosto.

Café da manhã no micro-ondas

Essa também é uma receita bastante simples e rápida de fazer.

Para ela, você vai precisar de:

  • 1 Ovo Orgânico Caipira Happy Eggs®;
  • 1 colher de sopa de água;
  • 2 colheres de espinafres cortados em fatias finas;
  • 2 colheres de cogumelos picados;
  • 1 colher de muçarela ralada;
  • 2 tomates-cerejas fatiados.

Modo de preparo

Pegue uma caneca e unte com azeite, depois, coloque a água, o Ovo Orgânico Caipira Happy Eggs®, espinafre e os cogumelos. Mexa todos os ingredientes até ficarem homogêneos e coloque no micro-ondas (o aparelho deve estar em alta potência).

Deixe a mistura por meio minuto, retire, mexa e coloque novamente por mais 30 segundos. Quando retirar, verifique se a consistência está dura, caso não, deixe por mais 15 segundos. Assim que atingir o aspecto mais duro, coloque a muçarela ralada e as fatias de tomates-cerejas.

Batata recheada

Essa é uma receita fácil e que pode oferecer carboidrato e gordura. Para ela, você vai precisar de:

  • 4 Ovos Ômega 3 Happy Eggs®;
  • 2 batatas-doces;
  • 1 cebola picada;
  • 1 dente de alho;
  • azeite para refogar;
  • sal e pimenta;
  • 1 pote de iogurte desnatado.

Modo de preparo

Deixe o forno pré-aquecido em 200ºC, pegue a batata e faça alguns furinhos com o garfo. Coloque-as no forno e deixe de 30 a 40 minutos até ficarem macias. Pegue uma frigideira e coloque o azeite, espere ele aquecer e refogue o alho e a cebola até que os ingredientes fiquem macios.

Assim que as batatas estiverem frias, corte-as ao meio no comprimento e retire o interior. Junte a metade da polpa da batata com a cebola e alho, iogurte, sal e a pimenta. Ponha essa mistura dentro da batata e deixe um espaço para o Ovo Ômega 3 Happy Eggs®.

Quebre um Ovo Ômega 3 Happy Eggs® em cima de cada metade da batata e cozinhe por 15 minutos no forno até que ele fique cozido. Por fim, coloque a cebolinha e pronto.

Panqueca doce

Essa é uma receita perfeita para o café da manhã, o melhor é que nem são precisos muitos ingredientes, apenas três. Sendo assim, você vai precisar de:

  • 2 Ovos Brancos Happy Eggs®;
  • 1 banana;
  • óleo de coco.

Modo de preparo

Primeiro, amasse a banana em uma tigela até formar uma pastinha. Depois, coloque os Ovos Brancos Happy Eggs® e mexa até ficar homogêneo. Então, ponha o óleo de coco na frigideira e deixe esquentar. Jogue com cuidado a mistura e preste atenção para não queimar.

Quando estiver firme, vire do outro lado até criar consistência. Pronto.

Uma dica é colocar algumas frutas e até caldas, como mel.

Frittata de ovo

Para aqueles que estão buscando mais fonte de proteína, além de adicionar ervas a sua dieta, essa é uma ótima opção.

Nesse caso, os ingredientes são:

  • 3 Ovos Orgânicos Caipiras Happy Eggs®;
  • meia xícara de chá de cebola;
  • uma xícara de chá de espinafre;
  • azeite;
  • sal;
  • pimenta.

Modo de preparo

Pegue a cebola e o espinafre e corte em pedaços pequenos. Em uma frigideira, coloque um fio de azeite e as ervas e refogue. Depois, ponha os Ovos Orgânicos Caipiras Happy Eggs® em uma travessa e bata até que eles fiquem bem misturados.

Quando o espinafre e a cebola estiverem prontos, misture com os ovos. Coloque sal e a pimenta e mexa de novo. Ponha a mistura em uma travessa e leve para o forno pré-aquecido por 15 minutos.

A dieta do ovo pode ser um grande aliado na luta contra a balança, mas também para aqueles que querem inserir mais proteína em sua rotina. Além disso, o ovo é um alimento que é muito nutritivo e versátil, logo, pode ser aplicado em uma infinidade de receitas.

Ainda que ele traga todos esses benefícios, não se esqueça de que é sempre importante buscar acompanhamento profissional, como o de um nutricionista, especialmente, quando há a intenção de implementar a dieta do ovo. Assim, ele poderá adaptar as receitas aos seus objetivos e necessidades nutricionais.

Gostou da dieta do ovo? Então, confira nosso clube de assinaturas e tenha acesso a ovos de qualidade para potencializar sua dieta!

Siga nossas redes


    Quer receber as promoções, novidades e conteúdos exclusivos da Mantiqueira Brasil? Assine nossa newsletter!


    Quiz

    Ebooks

    Compartilhe

    Siga nossas redes


      Quer receber as promoções, novidades e conteúdos exclusivos da Mantiqueira Brasil? Assine nossa newsletter!


      Quiz

      Ebooks

      Leia também

      Galinhas poedeiras: como nutrição e bem-estar impactam qualidade dos ovos?

      Comida fitness com ovo: 3 receitas para ganhar massa

      O que é reeducação alimentar? Entenda e confira 7 dicas

      Superalimentos: entenda o que são e quais as características

      Doce com ovos: aprenda 4 receitas deliciosas

      Aprenda a fazer maionese caseira picante

      Lemon Curd: aprenda a fazer o creme de limão mais versátil da culinária

      Como fazer pirão de ovo? Aprenda essa receita prática e nutritiva

      Molho holandês: aprenda a preparar

      Comer ovo todo dia é saudável!

      6 receitas de festa junina para todos os gostos

      Conheça a classificação de ovo e suas características

      4 ideias de café da manhã romântico para Dia dos Namorados

      Bolo com gosto de ovo? Saiba o que fazer!

      Receita de ovo mexido cremoso: simples e delicioso

      5 receitas com ovo de codorna para variar o cardápio

      Conheça a receita de eggnog de Natal e sua origem

      Mantiqueira Brasil lança experiência exclusiva de fazenda em supermercado do Rio de Janeiro

      Bolinhos de Chuva

      Ovos Moles à Portuguesa

      Cocotte de Ovo

      Picadinho à brasileira

      Omelete Verde Orgânica

      Tapioca de Linhaça com Ovo Mexido

      Mantiqueira Brasil e Instituto Mangueira do Futuro

      Mantiqueira Brasil inova em stand na Expofood

      Desafio “Dia da Verdade”

      Veja também

      Galinhas poedeiras: como nutrição e bem-estar impactam qualidade dos ovos?

      Comida fitness com ovo: 3 receitas para ganhar massa

      O que é reeducação alimentar? Entenda e confira 7 dicas

      Superalimentos: entenda o que são e quais as características

      Doce com ovos: aprenda 4 receitas deliciosas

      Aprenda a fazer maionese caseira picante

      Lemon Curd: aprenda a fazer o creme de limão mais versátil da culinária

      Como fazer pirão de ovo? Aprenda essa receita prática e nutritiva

      Molho holandês: aprenda a preparar

      Comer ovo todo dia é saudável!

      6 receitas de festa junina para todos os gostos

      Conheça a classificação de ovo e suas características

      4 ideias de café da manhã romântico para Dia dos Namorados

      Bolo com gosto de ovo? Saiba o que fazer!

      Receita de ovo mexido cremoso: simples e delicioso

      5 receitas com ovo de codorna para variar o cardápio

      Conheça a receita de eggnog de Natal e sua origem

      Mantiqueira Brasil lança experiência exclusiva de fazenda em supermercado do Rio de Janeiro

      Bolinhos de Chuva

      Ovos Moles à Portuguesa

      Cocotte de Ovo

      Picadinho à brasileira

      Omelete Verde Orgânica

      Tapioca de Linhaça com Ovo Mexido

      Mantiqueira Brasil e Instituto Mangueira do Futuro

      Mantiqueira Brasil inova em stand na Expofood

      Desafio “Dia da Verdade”