Ovo é remoso? Esclareça essa dúvida agora mesmo!

O ovo é uma proteína saudável que contém várias vitaminas, além de diferentes minerais. Por isso, ele proporciona diversos benefícios para a saúde. Mas sempre existe a dúvida: o ovo é remoso?

Para responder a essa questão, precisamos entender o que é reima, o que ela causa e que alimentos têm essa característica. Por isso, reunimos as principais informações para tirar suas dúvidas de uma vez por todas sobre o assunto. Vamos lá?

Por que é importante conhecer as propriedades dos alimentos?

Sabe aquele ditado que diz que “a gente é o que a gente come”? Nada é mais verdadeiro que isso! Quando nos alimentamos de produtos de qualidade, que oferecem benefícios para a saúde, isso se reflete em nossa rotina: temos mais disposição e tônus muscular, nossa imunidade sobe e muitas outras coisas boas acontecem.

Por outro lado, quando comemos produtos de origem duvidosa ou ultraprocessados, frequentemente, ingerimos conservantes e aditivos químicos que podem se acumular em nosso organismo. Assim, são capazes de provocar doenças e males, que muitas vezes têm uma origem difícil de rastrear. Alguns exemplos são as alergias e enxaquecas.

Por isso, é importante optar sempre pelo melhor em nossos hábitos alimentares, conhecendo as propriedades e a origem do que consumimos. Dessa forma, garantimos que estamos construindo nosso organismo com alimentos de qualidade, assegurando que teremos uma vida mais longa e saudável.

O que são alimentos remosos?

Alimentos são considerados remosos quando demonstram potencial inflamatório no nosso organismo. Ou seja, seu consumo favorece o surgimento de inflamações ou dificulta processos de cicatrização e recuperação de doenças e intervenções cirúrgicas.

Geralmente, o alimento remoso é aquele rico em gordura, óleos refinados, açúcares e sal. A título de exemplo, podemos citar os embutidos, como salsichas, biscoitos, linguiças etc.

Entre os alimentos naturais, a presença de reima está associada ao consumo de animais que têm dieta carnívora. Isso porque, muitas vezes, eles consomem carne em decomposição, ingerindo bactérias e outros agentes semelhantes.

Claro que o preparo do alimento pode destruir as bactérias, mas não elimina as toxinas, que são resistentes a altas temperaturas. É justamente isso que faz com que haja uma maior chance de causar inflamações e interferir negativamente em um pós-cirúrgico, por exemplo.

Em geral, alimentos remosos aumentam a possibilidade de formação de cicatrizes visíveis e aderências. Em função disso, esses itens devem ser excluídos do cardápio sempre que for necessário passar por um processo de cicatrização, quando se faz uma tatuagem ou piercing, assim como no tratamento de feridas.

O ovo é remoso?

Não, o ovo não é remoso. Muita gente tem essa crença, mas, em sua composição, o ovo tem poucos itens que provocam a reima. Além disso, ele é um alimento natural, que contém muitos nutrientes em cada uma de suas partes.

O ovo pode apresentar um pequeno grau de reima, mas é do nosso conhecimento que as proteínas existentes nele ajudam na recuperação, já que são a base para a regeneração dos tecidos. 

Dessa forma, o ovo é cicatrizante, e somente quem tem alergia a ovo precisa restringir esse alimento. Em outras situações, o consumo adequado do ovo não prejudica a saúde.

Quais alimentos são remosos?

Abaixo, veja alguns exemplos de alimentos considerados remosos, que devem ser evitados na recuperação de cirurgias, cicatrização de tatuagens, piercings e qualquer problema de pele:

  • sucos industrializados;
  • refrigerantes;
  • batatas fritas, pastel e salgados fritos em geral;
  • fast-food;
  • carne de porco;
  • embutidos e processados em geral (salsicha, bacon, linguiça etc.);
  • doces, bolos e chocolates;
  • biscoitos recheados;
  • macarrão instantâneo;
  • cubos de caldos (caldo de carne ou legumes industrializado, por exemplo);
  • comida congelada comprada pronta;
  • sorvetes;
  • bebidas alcoólicas;
  • barras de cereal etc.

Quanto maior o consumo desses alimentos, mais difícil ficará o processo de cicatrização. Por isso, é importante que os ovos não façam parte da alimentação por pelo menos uma semana — ou pelo prazo informado pelo profissional de saúde — nos períodos de recuperação de procedimentos cirúrgicos e afins.

O que acontece se consumirmos muitos alimentos remosos?

Agora você sabe que a afirmação de que o ovo é remoso não é totalmente verdadeira. Mas é importante ter cuidado, porque muitos alimentos remosos estão presentes no nosso dia a dia, como você deve ter percebido pela lista que deixamos.

Explicamos que esses alimentos têm o potencial de favorecer processos inflamatórios no organismo. Porém, trata-se de uma condição diferente das inflamações agudas.

O que são as inflamações agudas?

São uma resposta do organismo desencadeada pela ativação do sistema imunológico. Quando há o contato com uma substância que provoca alergia, por exemplo, o corpo dá início a esse processo de inflamação para se proteger e recuperar o equilíbrio original.

Sendo assim, os processos de inflamação aguda são normais e têm um tempo limitado. Ou seja, eles cessam assim que o organismo se recupera e já não identifica mais nenhum tipo de ameaça.

Como é a inflamação causada pelos alimentos remosos?

O processo inflamatório causado pelos alimentos remosos não é agudo, mas sim uma condição crônica. Isso significa que ele se mantém por muito tempo e, se nada for feito, dura até mesmo pela vida inteira.

O consumo excessivo de alimentos remosos desencadeia uma condição chamada inflamação crônica subclínica. Ela não costuma causar sintomas como os processos inflamatórios agudos. Sua manifestação se dá quando o organismo sofre pequenas agressões contínuas, que são decorrentes de fatores como a alimentação, o estresse, o contato com poluentes na água ou no ar, e outros elementos tóxicos.

Você viu que existem algumas substâncias que favorecem o processo inflamatório, e elas estão presentes nos alimentos remosos. Sendo assim, o consumo frequente deles provoca essas pequenas doses tóxicas que levam à inflamação do organismo.

Quais são as consequências do processo inflamatório crônico?

Quando um especialista diz que um paciente está com inflamação no seu organismo, ele está se referindo a uma condição em que há um favorecimento de doenças e outros problemas de saúde.

Isso acontece porque a inflamação crônica gera proteínas que deterioram diversos tecidos do organismo. Com isso, alguns órgãos e estruturas mais sensíveis são prejudicados no longo prazo, como o intestino, as articulações, o sistema hormonal e as artérias.

Sintomas como retenção de líquidos, dores sem explicação, irritabilidade, celulite e alergias podem ser indícios de inflamação crônica subclínica. Esse problema pode favorecer a ocorrência de muitas doenças, uma vez que também afeta a imunidade. Quando o processo inflamatório permanece por muito tempo, existe até mesmo o risco de desenvolvimento de diferentes tipos de câncer.

É por isso que explicamos a importância de conhecer as propriedades dos alimentos que colocamos em nossa mesa. Assim, você pode manter uma dieta mais equilibrada e utilizar a comida a seu favor para ter mais saúde.

A qualidade do ovo interfere na segurança de alimentos?

Desmistificamos a afirmação de que ovo é remoso. Agora, você sabe que, na verdade, ele favorece a cicatrização, além de ter um alto teor nutritivo. Também explicamos que a qualidade do ovo é importante para o seu organismo.

O ovo tem alto valor biológico e faz parte de dietas saudáveis e nutritivas. A marca do ovo que você consome, inclusive, está intimamente ligada ao nível de segurança desse rico alimento. Afinal, as aves precisam estar livres de problemas respiratórios, bacterianos e entéricos.

É por meio da ração que a ave consegue quase todos os nutrientes necessários para se desenvolver de forma saudável e passar pela fase da postura. E é claro que uma ração de qualidade ajuda a manter a saúde intestinal das aves.

Além disso, as vacinas são essenciais, uma vez que ajudam a manter a qualidade dos ovos e eliminam o risco de resíduos de medicamentos. Dessa forma, é preciso escolher um fornecedor de confiança, que se preocupe com todo o processo de produção do ovo. Por fim, devemos higienizar ovo da forma correta, evitando contaminações em casa, até a hora do consumo do alimento.

Quais são as principais propriedades do ovo?

Você sabia que comer ovo todo dia faz muito bem para a saúde? Trata-se de um alimento rico em proteínas, vitaminas e minerais, sendo praticamente um polivitamínico natural! Por isso, é um excelente antioxidante, que evita o envelhecimento precoce e protege o organismo contra o desenvolvimento de doenças crônicas.

A presença de minerais como ferro, fósforo, potássio, selênio, zinco e manganês ajuda a:

Assim como o mito de que ovo é remoso, a antiga crença de que ele aumenta o colesterol já caiu por terra. Na verdade, ele reduz o nível do colesterol LDL, considerado ruim, e aumenta o do HDL, o chamado colesterol bom. Por não conter lactose, nem glúten, o ovo pode ser consumido por pessoas com intolerância a esses dois componentes alimentares.

Então, aproveite as diversas propriedades benéficas do ovo e mantenha esse poderoso alimento em sua dieta, sempre consumindo ovos de qualidade, que garantam a sua segurança e a da sua família. Vale lembrar que a Mantiqueira Brasil têm um forte compromisso com a segurança de alimentos em sua produção.

Respondendo definitivamente se o ovo é remoso: não, mas ele pode ter um pequeno nível de reima por causar alergia em algumas pessoas. Para os demais, é um alimento seguro que, como qualquer outro, deve ser consumido de forma moderada e com o preparo adequado para aproveitar seus inúmeros nutrientes importantes para a saúde.

Já que tocamos nesse assunto, confira os inúmeros benefícios que o ovo oferece para sua saúde e a da sua família.

Siga nossas redes


    Quer receber as promoções, novidades e conteúdos exclusivos da Mantiqueira Brasil? Assine nossa newsletter!


    Quiz

    Ebooks

    Compartilhe

    Siga nossas redes


      Quer receber as promoções, novidades e conteúdos exclusivos da Mantiqueira Brasil? Assine nossa newsletter!


      Quiz

      Ebooks

      Leia também

      Galinhas poedeiras: como nutrição e bem-estar impactam qualidade dos ovos?

      Comida fitness com ovo: 3 receitas para ganhar massa

      O que é reeducação alimentar? Entenda e confira 7 dicas

      Superalimentos: entenda o que são e quais as características

      Doce com ovos: aprenda 4 receitas deliciosas

      Aprenda a fazer maionese caseira picante

      Lemon Curd: aprenda a fazer o creme de limão mais versátil da culinária

      Como fazer pirão de ovo? Aprenda essa receita prática e nutritiva

      Molho holandês: aprenda a preparar

      Comer ovo todo dia é saudável!

      6 receitas de festa junina para todos os gostos

      Conheça a classificação de ovo e suas características

      4 ideias de café da manhã romântico para Dia dos Namorados

      Bolo com gosto de ovo? Saiba o que fazer!

      Receita de ovo mexido cremoso: simples e delicioso

      5 receitas com ovo de codorna para variar o cardápio

      Conheça a receita de eggnog de Natal e sua origem

      Mantiqueira Brasil lança experiência exclusiva de fazenda em supermercado do Rio de Janeiro

      Bolinhos de Chuva

      Ovos Moles à Portuguesa

      Cocotte de Ovo

      Picadinho à brasileira

      Omelete Verde Orgânica

      Tapioca de Linhaça com Ovo Mexido

      Mantiqueira Brasil e Instituto Mangueira do Futuro

      Mantiqueira Brasil inova em stand na Expofood

      Desafio “Dia da Verdade”

      Veja também

      Galinhas poedeiras: como nutrição e bem-estar impactam qualidade dos ovos?

      Comida fitness com ovo: 3 receitas para ganhar massa

      O que é reeducação alimentar? Entenda e confira 7 dicas

      Superalimentos: entenda o que são e quais as características

      Doce com ovos: aprenda 4 receitas deliciosas

      Aprenda a fazer maionese caseira picante

      Lemon Curd: aprenda a fazer o creme de limão mais versátil da culinária

      Como fazer pirão de ovo? Aprenda essa receita prática e nutritiva

      Molho holandês: aprenda a preparar

      Comer ovo todo dia é saudável!

      6 receitas de festa junina para todos os gostos

      Conheça a classificação de ovo e suas características

      4 ideias de café da manhã romântico para Dia dos Namorados

      Bolo com gosto de ovo? Saiba o que fazer!

      Receita de ovo mexido cremoso: simples e delicioso

      5 receitas com ovo de codorna para variar o cardápio

      Conheça a receita de eggnog de Natal e sua origem

      Mantiqueira Brasil lança experiência exclusiva de fazenda em supermercado do Rio de Janeiro

      Bolinhos de Chuva

      Ovos Moles à Portuguesa

      Cocotte de Ovo

      Picadinho à brasileira

      Omelete Verde Orgânica

      Tapioca de Linhaça com Ovo Mexido

      Mantiqueira Brasil e Instituto Mangueira do Futuro

      Mantiqueira Brasil inova em stand na Expofood

      Desafio “Dia da Verdade”