Creme de confeiteiro: passo a passo e segredos para não errar

Originário da França e considerado a base para muitas sobremesas, o creme de confeiteiro — uma mistura feita com gemas, leite e amido de milho — é um dos elementos fundamentais da pastelaria francesa, focada em doces e bolos.

Ele também é conhecido por suas variações: creme patissiere, creme belga ou creme inglês. Em todos os casos, é muito versátil e costuma ser utilizado em diversas receitas, como em tortas, bolos, éclairs e profiteroles.

Apesar de parecer simples, esse creme é um desafio para muitos confeiteiros iniciantes. Por isso, preparamos este guia com tudo o que você precisa saber para não errar na hora de preparar o seu. Continue a leitura e confira o passo a passo dessa receita deliciosa!

Ingredientes básicos para fazer creme de confeiteiro

Você viu que a deliciosa receita de creme de confeiteiro tradicional surgiu na França. A base para prepará-la são os ingredientes:

  • gemas de ovos;
  • leite;
  • açúcar;
  • amido de milho;
  • baunilha (opcional).

Esses ingredientes precisam ser cozidos para engrossar e dar a textura ideal para o creme de confeiteiro. As medidas também precisam estar corretas, de modo que ele não fique fluido demais nem muito consistente.

É importante ressaltar que muita gente acaba confundindo o creme de confeiteiro com o creme inglês, mas existem algumas diferenças entre eles. O creme inglês é preparado com leite, gemas, açúcar e essência de baunilha, mas cozido em banho-maria até atingir a consistência desejada.

A principal diferença dele para o creme de confeiteiro está na textura e na consistência. O creme de confeiteiro é mais espesso, ou seja, tem uma consistência firme, sendo muitas vezes usado como recheio de tortas, bombas, éclairs e outras sobremesas.

Já o creme inglês é mais leve e fluido, semelhante a um molho. Geralmente é servido como acompanhamento para sobremesas, como pudins, bolos e frutas. Além disso, serve como recheio para bolo e como cobertura para tortas.

Passo a passo da receita tradicional de creme de confeiteiro

Você viu que a receita de creme de confeiteiro leva vários ingredientes, mas os ovos merecem destaque. As claras não serão utilizadas, mas é possível aproveitá-las em outras receitas.

As gemas é que são importantes aqui, pois ajudam a dar a textura e a cor ao creme. Além disso, contam com uma proteína chamada lecitina, que age como emulsificante, ajudando a misturar e estabilizar os ingredientes líquidos e gordurosos.

Portanto, um dos segredos do passo a passo de como fazer creme de confeiteiro está na escolha dos ovos. É fundamental optar por um produto de boa procedência e qualidade, a fim de garantir o melhor resultado para a sua receita.

Agora que você já sabe dessa parte tão importante, confira a seguir como fazer um creme de confeiteiro utilizando a receita tradicional.

Ingredientes

  • 4 gemas de Ovos Brancos Happy Eggs®;
  • 500 ml de leite;
  • 100 g de açúcar;
  • 40 g de amido de milho (ou 50 g de farinha de trigo);
  • 1 colher de chá de essência de baunilha (opcional).

Modo de preparo

Para preparar o creme, primeiro, separe a clara das gemas. Depois, em uma tigela, misture as gemas, o açúcar e um pouco do leite para formar um creme leve.

Em uma panela, despeje o restante do leite, acrescente a mistura de gemas e açúcar e o amido de milho (ou a farinha de trigo), e misture bem até incorporar tudo.

Leve a panela ao fogo médio e mexa constantemente com um fouet (batedor de arame) para não empelotar, até que o creme engrosse e comece a soltar do fundo da panela. Esse processo pode levar de 5 a 10 minutos.

Retire a panela do fogo e adicione a essência de baunilha, se desejar. Deixe o creme esfriar em temperatura ambiente e, em seguida, leve-o à geladeira por, pelo menos, 2 horas antes de usar.

Variações do creme de confeiteiro

Depois de preparar a receita de creme de confeiteiro tradicional, você pode fazer algumas mudanças nela. Para isso, basta incorporar outros ingredientes para que ele seja aromatizado.

A baunilha é uma das opções, mas é possível utilizar licor, caramelo, café e chocolate. Também vale adicionar raspas de laranja, creme de amêndoas, manteiga, raspas de limão e frutas, entre muitos outros ingredientes.

Tudo vai depender do resultado que você pretende alcançar. Afinal, podemos utilizar o creme de confeiteiro para doces com um sabor bem açucarado, assim como para os mais cítricos e finos. A diferença vai estar nas incorporações que você vai fazer à receita, para que ela tenha as características fundamentais conforme o doce que será preparado.

As variações não mudam somente o gosto do creme de confeiteiro tradicional, mas também garantem diferentes texturas a ele. Quando fazemos essas mudanças, ele passa a receber outros nomes, por exemplo:

  • Crème Chiboust (com merengue);
  • Crème Bavaroise (com gelatina);
  • Frangipane (com creme de amêndoas);
  • Crème Mousseline (com manteiga).

Creme belga

O creme belga é um tipo de creme de confeiteiro mais leve e aerado, com uma consistência semelhante à do chantilly. Ele é feito com leite, açúcar, gemas de ovos e amido de milho ou farinha. Mas, ao contrário do creme de confeiteiro tradicional, incorpora-se chantilly a ele para obter uma textura suave e aerada.

O creme belga é frequentemente usado como recheio para tortas, éclairs, carolinas e outros produtos de confeitaria. O nome "belga" se deve à origem da receita, que é atribuída aos pâtissiers da Bélgica.

Erros comuns ao fazer creme de confeiteiro

Se você não souber como fazer creme de confeiteiro, pode acabar cometendo alguns erros que vão comprometer a sua receita. Um deles é a formação de pelotas, que acontece quando o amido de milho não é incorporado corretamente ao restante dos ingredientes.

Antes de cozinhar por completo, o amido afunda na panela. Para evitar que ele empelote ou acabe queimando, é fundamental mexer sem parar quanto estiver no fogo. Também é importante não exagerar na quantidade de amido.

Tenha paciência e espere o creme engrossar na medida certa, para que não fique muito líquido nem muito espesso. Não se esqueça de que, depois de esfriar, ele tende a ficar mais firme — então, tire-o do fogo antes de alcançar a textura desejada.

Use o fogo alto somente até o momento em que levantar fervura. Depois, abaixe o fogo para evitar que o creme queime. Já na hora de levar à geladeira, cubra com um filme plástico para que não forme uma crosta, garantindo a maciez e a suavidade da sua receita. Não se esqueça de retirá-lo da geladeira antes de ficar muito gelado, para que não endureça muito e perca sua textura cremosa.

Você pode preparar o creme de confeiteiro em maior ou menor quantidade. Porém, é preciso ajustar as medidas sempre de maneira proporcional — isso é muito importante para garantir a textura ideal.

Dicas para escolher e preparar os ovos

Os ovos têm papel muito importante na preparação de uma receita de creme de confeiteiro. As gemas não podem ser substituídas, pois elas são fundamentais para que o creme tenha as características ideais, mantendo a firmeza, a suavidade e a cremosidade.

Você viu que uma das dicas principais é escolher ingredientes de qualidade para garantir o bom andamento da sua receita. Por isso, tenha certeza de que o ovo está bom, já que usar um ingrediente fresco e dentro da validade é indispensável.

Não se esqueça de que é muito importante fazer a temperagem das gemas antes de elas serem misturadas na panela. Então, sempre faça um creme com o açúcar, as gemas e um pouco de leite, antes de levar ao fogo.

Você também pode determinar algumas características do seu creme de confeiteiro pela escolha dos ingredientes. É possível, por exemplo, fazer com que a receita fique mais saudável escolhendo ovos enriquecidos, como os Ovos Ômega 3 Happy Eggs®. Se preferir, pode optar pelos Ovos Orgânicos Caipiras Happy Eggs®.

Receitas populares que usam creme de confeiteiro como ingrediente

Explicamos que é muito comum o uso do creme de confeiteiro para doces diversos. Uma das receitas mais tradicionais com esse ingrediente é o sonho de padaria. Ele pode ser recheado de diferentes maneiras, mas o creme de confeiteiro é o método tradicional. Contudo, existem locais que oferecem esse doce com a variação do creme de chocolate.

As carolinas também são bem tradicionais, encontradas em praticamente todas as padarias e confeitarias. Elas são recheadas com creme de confeiteiro e, inclusive, com suas variações — como limão, maracujá e morango.

Você pode rechear as bombas com o creme ou com chocolate, além de ter a chance de testar variações da receita. Afinal, ela combina muito com alguns pedacinhos de morango, por exemplo, para dar um toque especial.

A torta de maçã tradicional é mais um doce recheado com creme de confeiteiro. Ele fica na base da torta, entre a massa e as maçãs. Por isso, pode ser utilizado também em tortas de frutas vermelhas.

Dá até para rechear um delicioso rocambole com o creme de confeiteiro, sabia? Ele combina com pêssegos, morangos, abacaxi e cerejas, entre outras frutas. São muitas as opções para você experimentar!

O creme de confeiteiro é muito fácil de fazer, e você pode modificá-lo como quiser para alcançar vários resultados. Por isso, é uma receita que precisa ser guardada com bastante carinho para aproveitar os diferentes sabores que ela traz.

Não se esqueça de se inscrever em nossa newsletter para receber mais dicas e receitas deliciosas de confeitaria!

Siga nossas redes


    Quer receber as promoções, novidades e conteúdos exclusivos da Mantiqueira Brasil? Assine nossa newsletter!


    Quiz

    Ebooks

    Compartilhe

    Siga nossas redes


      Quer receber as promoções, novidades e conteúdos exclusivos da Mantiqueira Brasil? Assine nossa newsletter!


      Quiz

      Ebooks

      Leia também

      Galinhas poedeiras: como nutrição e bem-estar impactam qualidade dos ovos?

      Comida fitness com ovo: 3 receitas para ganhar massa

      O que é reeducação alimentar? Entenda e confira 7 dicas

      Superalimentos: entenda o que são e quais as características

      Doce com ovos: aprenda 4 receitas deliciosas

      Aprenda a fazer maionese caseira picante

      Lemon Curd: aprenda a fazer o creme de limão mais versátil da culinária

      Como fazer pirão de ovo? Aprenda essa receita prática e nutritiva

      Molho holandês: aprenda a preparar

      Comer ovo todo dia é saudável!

      6 receitas de festa junina para todos os gostos

      Conheça a classificação de ovo e suas características

      4 ideias de café da manhã romântico para Dia dos Namorados

      Bolo com gosto de ovo? Saiba o que fazer!

      Receita de ovo mexido cremoso: simples e delicioso

      5 receitas com ovo de codorna para variar o cardápio

      Conheça a receita de eggnog de Natal e sua origem

      Mantiqueira Brasil lança experiência exclusiva de fazenda em supermercado do Rio de Janeiro

      Bolinhos de Chuva

      Ovos Moles à Portuguesa

      Cocotte de Ovo

      Picadinho à brasileira

      Omelete Verde Orgânica

      Tapioca de Linhaça com Ovo Mexido

      Mantiqueira Brasil e Instituto Mangueira do Futuro

      Mantiqueira Brasil inova em stand na Expofood

      Desafio “Dia da Verdade”

      Veja também

      Galinhas poedeiras: como nutrição e bem-estar impactam qualidade dos ovos?

      Comida fitness com ovo: 3 receitas para ganhar massa

      O que é reeducação alimentar? Entenda e confira 7 dicas

      Superalimentos: entenda o que são e quais as características

      Doce com ovos: aprenda 4 receitas deliciosas

      Aprenda a fazer maionese caseira picante

      Lemon Curd: aprenda a fazer o creme de limão mais versátil da culinária

      Como fazer pirão de ovo? Aprenda essa receita prática e nutritiva

      Molho holandês: aprenda a preparar

      Comer ovo todo dia é saudável!

      6 receitas de festa junina para todos os gostos

      Conheça a classificação de ovo e suas características

      4 ideias de café da manhã romântico para Dia dos Namorados

      Bolo com gosto de ovo? Saiba o que fazer!

      Receita de ovo mexido cremoso: simples e delicioso

      5 receitas com ovo de codorna para variar o cardápio

      Conheça a receita de eggnog de Natal e sua origem

      Mantiqueira Brasil lança experiência exclusiva de fazenda em supermercado do Rio de Janeiro

      Bolinhos de Chuva

      Ovos Moles à Portuguesa

      Cocotte de Ovo

      Picadinho à brasileira

      Omelete Verde Orgânica

      Tapioca de Linhaça com Ovo Mexido

      Mantiqueira Brasil e Instituto Mangueira do Futuro

      Mantiqueira Brasil inova em stand na Expofood

      Desafio “Dia da Verdade”